Este estudo investiga o desenvolvimento de habilidades de liderança entre alunos do ensino médio no contexto do festival AstroIEMA, realizado no Instituto Estadual do Maranhão (IEMA) de Santa Helena. A pesquisa busca compreender como o evento contribui para o desenvolvimento de habilidades de liderança nos alunos. A liderança, definida como a capacidade de influenciar e motivar pessoas para alcançar objetivos comuns, é essencial para o sucesso em diversas áreas, incluindo o ambiente educacional. O festival AstroIEMA serve como um espaço para os alunos desenvolverem suas competências de liderança, sendo divididos em equipes e desafiados a trabalhar de forma colaborativa. A metodologia adotada foi qualitativa, utilizando o estudo de caso e entrevistas semiestruturadas com os alunos líderes das equipes. A análise de conteúdo das entrevistas revelou que as competências de liderança mais destacadas foram habilidades interpessoais, visão estratégica e adaptação, com destaque para a flexibilidade dos líderes em ajustar seus estilos de liderança conforme as necessidades das equipes. Os estilos de liderança mais evidenciados foram o transformacional, autêntico e carismático, cada um com suas características específicas. O estudo conclui que o festival AstroIEMA proporciona um ambiente propício para o desenvolvimento de habilidades de liderança, preparando os alunos para desafios acadêmicos e profissionais futuros.
Comissão Organizadora
SEAD
Comissão Científica