DESENVOLVIMENTO DA LIDERANÇA NO CONTEXTO EDUCACIONAL: UM ESTUDO DE CASO DO FESTIVAL ASTROIEMA

  • Autor
  • Maria Celeste Chagas de Oliveira
  • Co-autores
  • Kemyly Kayla Souza Costa , Sarah Emanuelle de Sousa Lobato , André Henrique Gomes Pearce
  • Resumo
  • Este estudo investiga o desenvolvimento de habilidades de liderança entre alunos do ensino médio no contexto do festival AstroIEMA, realizado no Instituto Estadual do Maranhão (IEMA) de Santa Helena. A pesquisa busca compreender como o evento contribui para o desenvolvimento de habilidades de liderança nos alunos. A liderança, definida como a capacidade de influenciar e motivar pessoas para alcançar objetivos comuns, é essencial para o sucesso em diversas áreas, incluindo o ambiente educacional. O festival AstroIEMA serve como um espaço para os alunos desenvolverem suas competências de liderança, sendo divididos em equipes e desafiados a trabalhar de forma colaborativa. A metodologia adotada foi qualitativa, utilizando o estudo de caso e entrevistas semiestruturadas com os alunos líderes das equipes. A análise de conteúdo das entrevistas revelou que as competências de liderança mais destacadas foram habilidades interpessoais, visão estratégica e adaptação, com destaque para a flexibilidade dos líderes em ajustar seus estilos de liderança conforme as necessidades das equipes. Os estilos de liderança mais evidenciados foram o transformacional, autêntico e carismático, cada um com suas características específicas. O estudo conclui que o festival AstroIEMA proporciona um ambiente propício para o desenvolvimento de habilidades de liderança, preparando os alunos para desafios acadêmicos e profissionais futuros.

  • Palavras-chave
  • Liderança, Ensino Médio, Ambiente Educacional.
  • Área Temática
  • Demais áreas não relacionadas a Finanças
Voltar Download
  • Finanças
  • Demais áreas não relacionadas a Finanças

Comissão Organizadora

SEAD

Comissão Científica