Os plásticos descartáveis representam quase a metade de todo lixo plástico gerado por ano no mundo e tem um tempo estimado de degradação bastante elevado. O uso desses produtos pode variar de 1 minuto a 6 meses e a maioria deles jamais chega a ser reciclada, de modo que a deterioração atual do meio ambiente global está intimamente ligada a esses padrões insustentáveis de consumo. Nesse contexto, o Projeto Hora de Racio(ci)nar do IFBA Campus Paulo Afonso esteve desde a sua primeira edição alinhado a propostas interdisciplinares, investigando temas atuais e relevantes do ponto de vista da educação ambiental e sustentabilidade, a fim de sensibilizar a comunidade interna e externa. Assim, o presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência do Desafio Volta às Aulas Mares Limpos proposto pela ONU Meio Ambiente e realizado nas turmas do ensino médio dos cursos técnicos. Ao final do processo, os alunos apresentaram como produto final uma exposição que propiciou atividades que conectaram os estudantes com a temática, disseminou informação no ambiente acadêmico e sugeriu formas de reduzir o uso de plástico descartável no cotidiano da instituição de ensino.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
Departamento de Educação - Campus VIII
Paulo Afonso - BA
José Bites de Carvalho
Reitor
Susana Menezes Luz de Souza
Diretora do Departamento de Educação (DEDC) - Campus VIII
Francyane Tavares Braga
Coordenadora do Colegiado de Ciências Biológicas
José Ricardo de Oliveira Santos
Francyane Tavares Braga
Yris Eduarda Castro de Andrade
Coordenação geral
Danilo Mamede da Silva
José Ricardo de Oliveira Santos
Maria José Gomes de Andrade
Maristela Casé Costa Cunha
Natan Silva Pereira
Comissão científica
Maria José Gomes de Andrade
Ellie José Pereira
Vinícius de Souza
Yris Eduarda Castro de Andrade
Conselho editorial