A IMPORTÂNCIA DO PLANO TERAPÊUTICO SINGULAR NO TRATAMENTO DA TUBERCULOSE: RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Autor
  • Jaqueline de Lima Gomes da Silva
  • Co-autores
  • Kamila de Oliveira Pinheiro Rodrigues , Max Kedley Maranhão , Neuzileny Nery Ferreira Silva
  • Resumo
  •  

    A IMPORTÂNCIA DO PLANO TERAPÊUTICO SINGULAR NO TRATAMENTO DA TUBERCULOSE: RELATO DE EXPERIÊNCIA

     

    INTRODUÇÃO

    O Projeto Terapêutico Singular (PTS), é um conjunto de propostas de condutas terapêuticas articuladas, para um sujeito individual ou coletivo, resultado da discussão de uma equipe interdisciplinar, com apoio matricial. Realizado a partir de reunião da equipe, em que todas as opiniões são importantes, para ajudar a entender o sujeito com alguma demanda de cuidado em saúde e, consequentemente, para definição de propostas de ações.

    Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência sobre a importância do PTS no tratamento da tuberculose, fortalecendo o vínculo entre profissionais, usuário e família.Parte superior do formulário

                O estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo relato de experiência, vivenciado pelos acadêmicos de medicina em uma Unidade Básica de Saúde, no Município do Nordeste do Pará, para a elaboração de um PTS, para uma usuária diagnosticada com distúrbio de saúde mental em tratamento de Tuberculose.

    Parte superior do formulário

    RESULTADOS E DISCUSSÃO

    A tuberculose continua sendo um grave problema de saúde pública, demandando abordagens eficazes de tratamento. Nesse contexto, o PTS emerge como uma estratégia relevante, visando personalizar o cuidado ao paciente e melhorar os resultados terapêuticos.

    Durante a visita domiciliar observou-se que a usuária mora com a mãe, dois filhos e o cônjuge, que deixou de trabalhar para cuidar da mesma. A família encontrava-se em situação de vulnerabilidade social, a usuária apresentava dificuldade de mobilidade, anorexia, insônia, irritabilidade, choro persistente e incapaz de cuidar dos filhos, o que a deixava ainda mais irritada.

    Foram realizadas visitas subsequentes e reuniões com a equipe da ESF para a elaboração do PTS, trançando metas a curto, médio e logo prazo. Essas metas foram realizadas pela paciente com o apoio da família e equipe de saúde, onde algumas foram executadas com êxito e outras ainda encontram-se em andamento. No decorrer das visitas notou-se que a usuária estava seguindo o tratamento de Tuberculose, porém referiu recusa alimentar evoluindo para um quadro de desnutrição grave, apresentou também resistência a seguir o tratamento psiquiátrico prescrito, com piora significativa do estado emocional e comportamento de reclusão.

     

    CONCLUSÃO

    O PTS busca a singularidade como elemento central de articulação, sendo um dispositivo de planejamento de atenção pensado para um sujeito que se distingue de todos os outros, pelas suas características individuais e contextuais, contribuindo para integralidade do cuidado nos serviços de saúde. O PTS contribuiu para a sensibilização dos familiares e o esclarecimentos de dúvidas sobre o cuidado com a paciente, em busca da melhoria da qualidade de vida da mesma. Atualmente a usuária e a família seguem aos cuidados da equipe da ESF.

  • Palavras-chave
  • Tuberculose, Assistência em Saúde Mental, Atenção Básica à Saúde
  • Área Temática
  • Políticas Públicas em Saúde
Voltar

É com grande satisfação que apresentamos os Anais do XX Congresso Médico Amazônico, um compêndio que reúne os principais trabalhos e pesquisas apresentados durante o evento. Realizado de 16 a 18 de agosto de 2024, este congresso foi um marco na discussão sobre "Sustentabilidade e Saúde na Amazônia: Desafios e Oportunidades para a Cop 30".

Os Anais refletem a diversidade e a profundidade dos temas abordados, incluindo estudos inovadores, experiências práticas e debates teóricos que englobam as áreas de saúde, sustentabilidade e o impacto das mudanças climáticas na região amazônica. Esta coletânea é uma fonte valiosa de conhecimento para profissionais, acadêmicos, estudantes e todos os interessados na interseção entre saúde e meio ambiente.

Esperamos que esta publicação inspire novas pesquisas, promova a troca de conhecimentos e fortaleça o compromisso com a preservação da Amazônia e a saúde de suas populações. Agradecemos a todos os autores e participantes que contribuíram para o sucesso do Congresso e para a construção deste importante registro científico.

Boa leitura!

A Comissão Científica

  • Telemedicina
  • Direito Médico
  • Medicina do Esporte
  • Políticas Públicas em Saúde
  • Gestão e Sustentabilidade em Saúde
  • Epidemias Globais
  • Inovações Tecnológicas em Saúde
  • Evolução dos Fármacos
  • Educação Financeira
  • Cooperativismo

Comissão Organizadora

Dr. José Rufino Costa dos Santos - Presidente

Dr. Habib Fraiha Neto - Predidente de Honra

 

Dr. Pedro Celeste Noleto e Silva

Dr. Francisco Eratóstenes da Silva

Dr. Heryvelton Lima de Freittas

Dra. Brenda Faccio dos Santos

Dr. Otávio Guilhon

Dra. Ana Claudia Santana

Dr. Juciland de Sena Gama

Dr. José Mariano de Melo Cavaleiro de Macedo

Dr. José Roberto

Dra. Valéria Barbosa Pontes

 

Comissão Científica

Tereza Cristina de Brito Azevedo

Lauro José Barata de Lima

Dirceu Cavalcanti Rigoni

Luiz Felipe Santiago Bittencourt

Marianne Rodrigues Fernandes

Vilma Francisca Hutim Gondim de Souza

Eric Homero Albuquerque Paschoal

 

Comissão Avaliadora

David José Oliveira Tozetto 

Diana Albuquerque Sato

Dirceu Cavalcanti Rigoni

Eric Homero Albuquerque Paschoal

Janari da Silva Pedroso

Juliana de Araújo Borges Ferreira

Lauro José Barata de Lima

Luiz Felipe Santiago Bittencourt

Maria de Fátima Guimarães Couceiro

Marianne Rodrigues Fernandes

Tereza Cristina de Brito Azevedo

Vilma Francisca Hutim Gondim de Souza