Ação Moduladora do Nutracêutico Terasen® sobre a Angiogênese em Membrana Corioalantóide de Ovo Embrionado

  • Autor
  • Hellen Karine Santos Almeida
  • Co-autores
  • Layla Talissa Costa Ferreira , Thiago Afonso Carvalho Celestino Teixeira , Heitor da Silva Ribeiro , José Carlos Tavares Carvalho
  • Resumo
  •  

    Introdução: angiogênese é o processo de formação de vasos sanguíneos a partir de vasos preexistentes, que ocorre em condições fisiológicas e patológicas. O teste de angiogênese em membrana corioalantóide (MCA) de ovo embrionado de galinha tem sido amplamente utilizado para testar o potencial angiogênico e/ou antiangiogênico de compostos. O Terasen® é um nutracêutico complexo com extratos vegetais de Euterpe oleraceae, Bixa orellana, Myciaria dubia e Astrocaryum aculeatum, cujos marcadores farmacológicos são: antocianinas, quercetina e tocotrienóis presentes. Objetivo: analisar a ação moduladora do nutracêutico Terasen® sobre a angiogênese em membrana corioalantóide de ovo embrionado. Método: o modelo de angiogênese utilizado foi a MAC de embriões de galinha. Os embriões foram divididos em seis grupos experimentais: veículo controle tratado com solução de etanol (ETH) e cinco grupos tratados com diferentes concentrações de Terasen® (0,25; 0,5; 1; 2 e 3 mg/ml). Os parâmetros avaliados foram área, comprimento e quantidade dos vasos sanguíneos. Resultados: as diferentes concentrações de Terasen® produziram inibições  significativas da angiogênese (p < 0.05) de forma concentração-dependente quando comparada com o grupo controle negativo. Discussão: há evidencias que as antocianinas possuem efeito sobre o endotélio vascular, contribuindo para a homeostase vascular, pois inibem tanto a migração celular (acarretando falha na formação de rede celulares endoteliais), quanto a expressão gênica de AKT1 (inibindo diretamente a angiogênese). Ademais, reduzem a produção do VEGF e a adesão de monócitos às células endoteliais, por meio da supressão da produção de E-selectina. A quercetina inibe a secreção de fatores angiogênicos através da estimulação de genes que suprimem a expressão do mRNA. Essa substância tem potencial de impedir a ativação de fatores de transcrição, como NF-KB e MAPKs, além de impossibilitar a via de sinalização MAPKs/NF-kB, suprimindo a secreção do fator angiogênico in vitro e in vivo. O beta caroteno possui efeito nos vasos por meio da diminuição de TNF-a, IL-6, da expressão gênica de VEGF e de metaloproteases. O geranilgeraniol atua na apoptose por meio da disfunção mitocondrial e parada do ciclo celular. Reduz a proteína KRAS e diminuição do HMG CoA redutase. Conclusão: com esse resultado preliminar, sugere-se que o nutracêutico Terasen® possui alto potencial antiangiogênese, possivelmente devido a presença dos marcadores destacos, que inclui antocianinas, quercetina e tocotrienóis.

     

  • Palavras-chave
  • Angiogênese, nutracêutico, Amazônia
  • Área Temática
  • Evolução dos Fármacos
Voltar

É com grande satisfação que apresentamos os Anais do XX Congresso Médico Amazônico, um compêndio que reúne os principais trabalhos e pesquisas apresentados durante o evento. Realizado de 16 a 18 de agosto de 2024, este congresso foi um marco na discussão sobre "Sustentabilidade e Saúde na Amazônia: Desafios e Oportunidades para a Cop 30".

Os Anais refletem a diversidade e a profundidade dos temas abordados, incluindo estudos inovadores, experiências práticas e debates teóricos que englobam as áreas de saúde, sustentabilidade e o impacto das mudanças climáticas na região amazônica. Esta coletânea é uma fonte valiosa de conhecimento para profissionais, acadêmicos, estudantes e todos os interessados na interseção entre saúde e meio ambiente.

Esperamos que esta publicação inspire novas pesquisas, promova a troca de conhecimentos e fortaleça o compromisso com a preservação da Amazônia e a saúde de suas populações. Agradecemos a todos os autores e participantes que contribuíram para o sucesso do Congresso e para a construção deste importante registro científico.

Boa leitura!

A Comissão Científica

  • Telemedicina
  • Direito Médico
  • Medicina do Esporte
  • Políticas Públicas em Saúde
  • Gestão e Sustentabilidade em Saúde
  • Epidemias Globais
  • Inovações Tecnológicas em Saúde
  • Evolução dos Fármacos
  • Educação Financeira
  • Cooperativismo

Comissão Organizadora

Dr. José Rufino Costa dos Santos - Presidente

Dr. Habib Fraiha Neto - Predidente de Honra

 

Dr. Pedro Celeste Noleto e Silva

Dr. Francisco Eratóstenes da Silva

Dr. Heryvelton Lima de Freittas

Dra. Brenda Faccio dos Santos

Dr. Otávio Guilhon

Dra. Ana Claudia Santana

Dr. Juciland de Sena Gama

Dr. José Mariano de Melo Cavaleiro de Macedo

Dr. José Roberto

Dra. Valéria Barbosa Pontes

 

Comissão Científica

Tereza Cristina de Brito Azevedo

Lauro José Barata de Lima

Dirceu Cavalcanti Rigoni

Luiz Felipe Santiago Bittencourt

Marianne Rodrigues Fernandes

Vilma Francisca Hutim Gondim de Souza

Eric Homero Albuquerque Paschoal

 

Comissão Avaliadora

David José Oliveira Tozetto 

Diana Albuquerque Sato

Dirceu Cavalcanti Rigoni

Eric Homero Albuquerque Paschoal

Janari da Silva Pedroso

Juliana de Araújo Borges Ferreira

Lauro José Barata de Lima

Luiz Felipe Santiago Bittencourt

Maria de Fátima Guimarães Couceiro

Marianne Rodrigues Fernandes

Tereza Cristina de Brito Azevedo

Vilma Francisca Hutim Gondim de Souza