Introdução e Objetivo: Observa-se um aumento do número de idosos no país, tendo um crescimento de 57,4% em 12 anos. Essa mudança na pirâmide etária brasileira afeta os serviços de saúde, pois essa parcela da população apresenta alterações socioeconômicas, genéticas e emocionais que ressaltam a vulnerabilidade ao surgimento de doenças crônicas e complexas, o que demanda uma atenção adequada. Entre essas condições, a depressão e os transtornos mentais comuns emergem como desafios prementes, dada sua prevalência e o consequente ônus social e econômico que representam, geralmente relacionados a eventos estressantes, surgimento de doenças, incapacidade física e isolamento social. O trabalho apresentou como objetivo relatar uma experiência discente acerca da saúde mental em idosos em uma UBS, a fim de determinar os principais desafios na promoção de saúde mental, e assim elaborar estratégias adequadas para desmitificar essa temática para os idosos e melhorar o manejo clínico. Casuística e método: Relato de experiência realizado em uma UBS, a partir da realização de com rodas de conversa sobre os temas ansiedade e depressão, conduzidas por alunas de medicina do terceiro semestre. Participaram membros da comunidade, que discutiram sintomas e tratamentos disponíveis. Resultados: Foram realiazados dois encontros com membros da comunidade, e as alunas tiveram a oportunidade de explicar, o que é ansiedade e depressão, como elas se manifestam e foi ressaltado o atendimento prestado pela equipe da UBS e do NASF, enfatizando que a equipe está capacitada a direcionar o tratamento, caso seja necessário. Os pacientes relataram experiências vivenciadas no decorrer de suas vidas e que já haviam sentido sintomas semelhantes aos descritos e que diante desta percepção iriam procurar assistência. Discussão: Sendo assim, os resultados vivenciados pelo grupo foram significativos em virtude da aderência e participação dos idosos nas rodas de conversas, produzindo questionamentos pertinentes acerca da saúde emocional nas consultas com o médico da UBS e o aumento da procura por atendimentos feitos pelo NASF. Igualmente, a elevação de vivência e estudo do grupo discentes, as quais colocaram o trabalho em prática juntamente com o médico preceptor, pois a demanda de serviços e atenção em tal comunidade é algo que deve ser tratada e cuidada com apreço. Em síntese, tanto os participantes como seus acompanhantes reconheceram a positividade e necessidade da preservação do bem estar mental e emocional na velhice Conclusão: Em resumo, entender as pessoas como um todo é um método centrado na pessoa utilizado em nosso projeto, buscando ampliar a visão dos profissionais a respeito das carências de cada usuário. Favorecendo entendimento das circunstâncias que levaram o paciente a se consultar, tal método tornou se eficaz, melhorando de forma significativa a relação médico-paciente no atendimento da Unidade Basica de Saude.
É com grande satisfação que apresentamos os Anais do XX Congresso Médico Amazônico, um compêndio que reúne os principais trabalhos e pesquisas apresentados durante o evento. Realizado de 16 a 18 de agosto de 2024, este congresso foi um marco na discussão sobre "Sustentabilidade e Saúde na Amazônia: Desafios e Oportunidades para a Cop 30".
Os Anais refletem a diversidade e a profundidade dos temas abordados, incluindo estudos inovadores, experiências práticas e debates teóricos que englobam as áreas de saúde, sustentabilidade e o impacto das mudanças climáticas na região amazônica. Esta coletânea é uma fonte valiosa de conhecimento para profissionais, acadêmicos, estudantes e todos os interessados na interseção entre saúde e meio ambiente.
Esperamos que esta publicação inspire novas pesquisas, promova a troca de conhecimentos e fortaleça o compromisso com a preservação da Amazônia e a saúde de suas populações. Agradecemos a todos os autores e participantes que contribuíram para o sucesso do Congresso e para a construção deste importante registro científico.
Boa leitura!
A Comissão Científica
Comissão Organizadora
Dr. José Rufino Costa dos Santos - Presidente
Dr. Habib Fraiha Neto - Predidente de Honra
Dr. Pedro Celeste Noleto e Silva
Dr. Francisco Eratóstenes da Silva
Dr. Heryvelton Lima de Freittas
Dra. Brenda Faccio dos Santos
Dr. Otávio Guilhon
Dra. Ana Claudia Santana
Dr. Juciland de Sena Gama
Dr. José Mariano de Melo Cavaleiro de Macedo
Dr. José Roberto
Dra. Valéria Barbosa Pontes
Comissão Científica
Tereza Cristina de Brito Azevedo
Lauro José Barata de Lima
Dirceu Cavalcanti Rigoni
Luiz Felipe Santiago Bittencourt
Marianne Rodrigues Fernandes
Vilma Francisca Hutim Gondim de Souza
Eric Homero Albuquerque Paschoal
Comissão Avaliadora
David José Oliveira Tozetto
Diana Albuquerque Sato
Dirceu Cavalcanti Rigoni
Eric Homero Albuquerque Paschoal
Janari da Silva Pedroso
Juliana de Araújo Borges Ferreira
Lauro José Barata de Lima
Luiz Felipe Santiago Bittencourt
Maria de Fátima Guimarães Couceiro
Marianne Rodrigues Fernandes
Tereza Cristina de Brito Azevedo
Vilma Francisca Hutim Gondim de Souza