A SAÚDE MENTAL DOS IDOSOS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

  • Autor
  • SANTINO CARVALHO FRANCO
  • Co-autores
  • Vanessa Cerqueira Freitas , Ivana Fernandes de Sousa , Camilly Vitória Silva Lima , Dayse Camylle Souza Moreira , Lilian Mesquita Moura
  • Resumo
  • Introdução e objetivo: Em dezembro de 2019, na cidade de Wuhan, China foram detectados os primeiros casos de pessoas com pneumonia cuja etiologia era desconhecida. A pandemia impôs que o mundo ficasse de quarentena e saindo de suas residências apenas os casos que extrema necessidade. E com isso o mundo inteiro teve que se adaptar a novas medidas protetivas. Isso levou a novas mudanças nas rotinas e hábitos de todas as pessoas no mundo e em meio a todas estas mudanças os idosos se tornaram o público mais vulnerável e com maior risco de saúde. Todos estes fatores contribuíram para o desenvolvimento de transtornos de ansiedade, estresse, tristeza, solidão e depressão. Deste modo este estudo visa entender as consequências da pandemia na saúde mental dos idosos através de uma revisão integrativa da literatura. Casuística e método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura em seis etapas: 1) elaboração da questão de pesquisa; 2) busca na literatura; 3) categorização dos estudos selecionados; 4) avaliação crítica; 5) interpretação dos resultados e; 6) apresentação da síntese do conhecimento. Para a realização desta pesquisa, foi realizado uma busca minuciosa de artigos nas bases de dados, google acadêmico, pubmed, biblioteca virtual de saúde (BVS). Resultados e discussão: Esta revisão integrativa examinou oito artigos que atenderam aos critérios de inclusão citados anteriormente. De acordo com os estudos analisados quatro desses afirmam que os idosos sentem uma grande dificuldade de adaptação durante o isolamento, devido a perda de liberdade, impossibilidades de ficar com os familiares, até mesmo de sair na rua, isso pode levar aos idosos irritabilidade e raiva causado por mudanças drásticas, deixando até mesmo os familiares sob pressão. O impacto psicológico na pandemia, em relação aos idosos trouxe também o medo da contaminação pelo vírus. E assim alguns autores concluíram que durante a pandemia os sentimentos de ansiedade, solidão e tristeza, foram mais acentuados em mulheres idosas e menos em homens idosos, o artigo relata ainda que pode ser consequência da carga que a mulher tem no ambiente domiciliar, que teve um aumento durante a pandemia, sendo que algumas são responsáveis pelos cuidados com filhos, netos, até mesmo o cuidado de outros idosos. Conclusão: Portanto, para criar medidas eficazes para proteger este grupo de risco, é necessário combinar conhecimentos de epidemiologia, virologia e imunologia com teoria e prática gerontológica. Igualmente importante também manter a conscientização da população para que todos trabalhem juntos para proteger os idosos e melhorar o cuidado a saúde mental do idoso em tempos assim. 

  • Palavras-chave
  • COVID-19, Saúde Mental, Idoso
  • Área Temática
  • Epidemias Globais
Voltar

É com grande satisfação que apresentamos os Anais do XX Congresso Médico Amazônico, um compêndio que reúne os principais trabalhos e pesquisas apresentados durante o evento. Realizado de 16 a 18 de agosto de 2024, este congresso foi um marco na discussão sobre "Sustentabilidade e Saúde na Amazônia: Desafios e Oportunidades para a Cop 30".

Os Anais refletem a diversidade e a profundidade dos temas abordados, incluindo estudos inovadores, experiências práticas e debates teóricos que englobam as áreas de saúde, sustentabilidade e o impacto das mudanças climáticas na região amazônica. Esta coletânea é uma fonte valiosa de conhecimento para profissionais, acadêmicos, estudantes e todos os interessados na interseção entre saúde e meio ambiente.

Esperamos que esta publicação inspire novas pesquisas, promova a troca de conhecimentos e fortaleça o compromisso com a preservação da Amazônia e a saúde de suas populações. Agradecemos a todos os autores e participantes que contribuíram para o sucesso do Congresso e para a construção deste importante registro científico.

Boa leitura!

A Comissão Científica

  • Telemedicina
  • Direito Médico
  • Medicina do Esporte
  • Políticas Públicas em Saúde
  • Gestão e Sustentabilidade em Saúde
  • Epidemias Globais
  • Inovações Tecnológicas em Saúde
  • Evolução dos Fármacos
  • Educação Financeira
  • Cooperativismo

Comissão Organizadora

Dr. José Rufino Costa dos Santos - Presidente

Dr. Habib Fraiha Neto - Predidente de Honra

 

Dr. Pedro Celeste Noleto e Silva

Dr. Francisco Eratóstenes da Silva

Dr. Heryvelton Lima de Freittas

Dra. Brenda Faccio dos Santos

Dr. Otávio Guilhon

Dra. Ana Claudia Santana

Dr. Juciland de Sena Gama

Dr. José Mariano de Melo Cavaleiro de Macedo

Dr. José Roberto

Dra. Valéria Barbosa Pontes

 

Comissão Científica

Tereza Cristina de Brito Azevedo

Lauro José Barata de Lima

Dirceu Cavalcanti Rigoni

Luiz Felipe Santiago Bittencourt

Marianne Rodrigues Fernandes

Vilma Francisca Hutim Gondim de Souza

Eric Homero Albuquerque Paschoal

 

Comissão Avaliadora

David José Oliveira Tozetto 

Diana Albuquerque Sato

Dirceu Cavalcanti Rigoni

Eric Homero Albuquerque Paschoal

Janari da Silva Pedroso

Juliana de Araújo Borges Ferreira

Lauro José Barata de Lima

Luiz Felipe Santiago Bittencourt

Maria de Fátima Guimarães Couceiro

Marianne Rodrigues Fernandes

Tereza Cristina de Brito Azevedo

Vilma Francisca Hutim Gondim de Souza