Introdução e Objetivo: Os “Diálogos Amazônicos” reuniram entre os dias 04 e 06 de Agosto de 2023, representantes de diversos movimentos sociais, universidades, sindicatos e órgãos oficiais do Brasil e demais países da Pan-Amazônia para a discussão da retomada das políticas sociais e de sustentabilidade para a região, com destaque para ampla participação da sociedade civil. Os resultados das discussões foram apresentados como sugestões aos chefes de Estado do Brasil, Bolívia, Colômbia, Guiana, Peru e Venezuela na “Cúpula da Amazônia”. O objetivo desde trabalho é relatar o processo de construção de atividade autogestionada no escopo da programação oficial dos “Diálogos Amazônicos”. Casuística e Método: Trata-se de estudo descritivo do tipo relato de experiência com abordagem qualitativa de atividade autogestionada oficial dos “Diálogos Amazônicos”, evento preparatório da “Cúpula da Amazônia”, com a temática “A transição nutricional e epidemiológica, fatores socioculturais e ambientais e a instalação de doenças crônicas não transmissíveis entre os povos indígenas”, ocorrido na Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM) no dia 04 de agosto de 2023, com construção de relatório final, e presença de médicos e estudiosos da área. Resultados: Foi elaborado relatório oficial, que indicou sugestões, dos especialistas presentes na mesa e da plateia, para reconstrução e fortalecimento de políticas públicas no âmbito da saúde das populações indígenas amazônicas, e enviado aos presidentes dos países presentes na “Cúpula da Amazônia”. Discussão: A mesa de discussão foi composta por médicos e pesquisadores especialistas no assunto, e na plateia estiveram presentes gestores e professores de instituições de ensino superior da cidade e acadêmicos de diversos cursos. Na abertura da atividade, que contou com cerca de 60 participantes, os palestrantes discutiram a epidemiologia nutricional dos povos indígenas, as ameaças aos modos de vida tradicional e o avanço do garimpo nas terras indígenas, além de saúde mental dessa população. Após cerca de 120 minutos de discussão, abriu-se para a última etapa, onde houve intervenções da plateia, com complementação da discussão, esclarecimento de dúvidas e colocação de novas perspectivas acerca do tema. Toda a dinâmica compôs um relatório oficial, com sugestões e críticas às políticas federais e estaduais de amparo às populações indígenas, seus direitos, acesso à saúde e combate à fome. Conclusão: Dessa forma, a apresentação de discussão da saúde dos povos da floresta, em especial, os indígenas, em evento de visibilidade internacional é de suma importância, haja visto que as políticas que garantem seus direitos, constantemente são atacadas, invisibilizadas e invalidadas. Nesse sentido, trazer a sociedade civil não-indígena para o debate e construção de respostas para essa problemática é uma das formas de garantir o respeito e a continuidade da história e cultura das populações indígenas da Amazônia.
É com grande satisfação que apresentamos os Anais do XX Congresso Médico Amazônico, um compêndio que reúne os principais trabalhos e pesquisas apresentados durante o evento. Realizado de 16 a 18 de agosto de 2024, este congresso foi um marco na discussão sobre "Sustentabilidade e Saúde na Amazônia: Desafios e Oportunidades para a Cop 30".
Os Anais refletem a diversidade e a profundidade dos temas abordados, incluindo estudos inovadores, experiências práticas e debates teóricos que englobam as áreas de saúde, sustentabilidade e o impacto das mudanças climáticas na região amazônica. Esta coletânea é uma fonte valiosa de conhecimento para profissionais, acadêmicos, estudantes e todos os interessados na interseção entre saúde e meio ambiente.
Esperamos que esta publicação inspire novas pesquisas, promova a troca de conhecimentos e fortaleça o compromisso com a preservação da Amazônia e a saúde de suas populações. Agradecemos a todos os autores e participantes que contribuíram para o sucesso do Congresso e para a construção deste importante registro científico.
Boa leitura!
A Comissão Científica
Comissão Organizadora
Dr. José Rufino Costa dos Santos - Presidente
Dr. Habib Fraiha Neto - Predidente de Honra
Dr. Pedro Celeste Noleto e Silva
Dr. Francisco Eratóstenes da Silva
Dr. Heryvelton Lima de Freittas
Dra. Brenda Faccio dos Santos
Dr. Otávio Guilhon
Dra. Ana Claudia Santana
Dr. Juciland de Sena Gama
Dr. José Mariano de Melo Cavaleiro de Macedo
Dr. José Roberto
Dra. Valéria Barbosa Pontes
Comissão Científica
Tereza Cristina de Brito Azevedo
Lauro José Barata de Lima
Dirceu Cavalcanti Rigoni
Luiz Felipe Santiago Bittencourt
Marianne Rodrigues Fernandes
Vilma Francisca Hutim Gondim de Souza
Eric Homero Albuquerque Paschoal
Comissão Avaliadora
David José Oliveira Tozetto
Diana Albuquerque Sato
Dirceu Cavalcanti Rigoni
Eric Homero Albuquerque Paschoal
Janari da Silva Pedroso
Juliana de Araújo Borges Ferreira
Lauro José Barata de Lima
Luiz Felipe Santiago Bittencourt
Maria de Fátima Guimarães Couceiro
Marianne Rodrigues Fernandes
Tereza Cristina de Brito Azevedo
Vilma Francisca Hutim Gondim de Souza