AÇÃO SOBRE IMPORTÂNCIA DO EXAME DA OXIMETRIA DE PULSO EM NEONATOS PARA EQUIPE DA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Autor
  • Filipe Ferreira Quaresma
  • Co-autores
  • Evillyn Costa Fonseca , Samyra Rocha Hamad , Luciana Caroline da Cruz Ferreira , Matheus Furtado Dias , Luiz Fernando Souza Pereira , Joszael Tarcio de Lima Almeida , Manoela Conceição Capacio Nogueira , Lilianne Rodrigues Fernandes , Esdras Edgar Batista Pereira
  • Resumo
  • Introdução: O teste do coraçãozinho é um exame que consiste em medir a oximetria sanguínea do neonato com auxílio de oxímetros, sendo aferido no membro superior direito e um dos membros inferiores, é indolor, não invasivo e de baixo custo, a fim de detectar, de forma precoce, cardiopatias congênitas graves. É recomendado ser realizado em todo recém-nascido, com idade gestacional maior que 34 semanas, entre 24 e 48 horas após o nascimento e antes da alta hospitalar. Métodos: Trata-se de um relato de experiência de uma ação em saúde sobre a importância da realização do teste do coraçãozinho nas crianças recém-nascidas. O estudo foi composto pela equipe de saúde de várias Unidades Básicas de Saúde, localizadas no município de Abaetetuba-PA, região paraense do Baixo Tocantins. Foi realizada uma oficina interativa com membros da equipe de saúde de unidades básicas do município, com a finalidade de orientar e esclarecer as dúvidas sobre o tema, com apresentação e dinâmicas que abordam o assunto de maneira clara e completa. Além disso, foi realizada a aplicação de um questionário, antes e depois da ação, para medir o nível de conhecimento da equipe de saúde sobre o teste do coraçãozinho. Resultados: Grande parte dos funcionários conheciam o teste, sabiam informar aos pacientes a sua importância e onde é realizado no município, contudo foi verificado que poucos saberiam identificar o mecanismo do teste, a identificação, interpretação dos valores do teste corretamente, quando deve ser repetido e encaminhado. Esses resultados representam certa desinformação sobre um aspecto importante dos testes de triagem neonatal, que é a realização do exame, o que pode impactar significativamente na qualidade do serviço recebido pelas gestantes e na saúde dos recém-nascidos, uma vez que estar informado é aspecto crucial para o correto direcionamento dos usuários da rede. Discussão: Na ação com executada em apenas uma unidade de saúde, realizou-se uma roda de conversa com os colaboradores. Após a aplicação dos questionários, deu-se início à conversa sobre o que é o teste, sua importância, como é realizado, quais os valores de referência e como interpretá-los, onde faz e até quando é recomendado sua realização, além de distribuir o fluxograma de resultados impresso a eles. Ao finalizar esse momento, os funcionários foram convidados a sanarem suas dúvidas e a compartilharem suas vivências com o grupo, a fim de socializar e trocar conhecimentos. Algumas agentes comunitárias relatam experiências pessoais sobre muitas mães não terem conhecimento acerca do teste, o que as preocupavam bastante. Conclusão: Foram verificados graus relevantes de desconhecimento à cerca da aplicação do exame e da sua importância, contudo foi evidenciado que através de métodos de educação em saúde – como o método usado – é possível impactar de forma consideravelmente positiva no conhecimento de profissionais de saúde no processo de triagem neonatal, que envolve o teste do coraçãozinho.

  • Palavras-chave
  • Oximetria, Triagem Neonatal, Cardiopatia congênita cianogênica, Educação em Saúde, Atenção Primária
  • Área Temática
  • Políticas Públicas em Saúde
Voltar

É com grande satisfação que apresentamos os Anais do XX Congresso Médico Amazônico, um compêndio que reúne os principais trabalhos e pesquisas apresentados durante o evento. Realizado de 16 a 18 de agosto de 2024, este congresso foi um marco na discussão sobre "Sustentabilidade e Saúde na Amazônia: Desafios e Oportunidades para a Cop 30".

Os Anais refletem a diversidade e a profundidade dos temas abordados, incluindo estudos inovadores, experiências práticas e debates teóricos que englobam as áreas de saúde, sustentabilidade e o impacto das mudanças climáticas na região amazônica. Esta coletânea é uma fonte valiosa de conhecimento para profissionais, acadêmicos, estudantes e todos os interessados na interseção entre saúde e meio ambiente.

Esperamos que esta publicação inspire novas pesquisas, promova a troca de conhecimentos e fortaleça o compromisso com a preservação da Amazônia e a saúde de suas populações. Agradecemos a todos os autores e participantes que contribuíram para o sucesso do Congresso e para a construção deste importante registro científico.

Boa leitura!

A Comissão Científica

  • Telemedicina
  • Direito Médico
  • Medicina do Esporte
  • Políticas Públicas em Saúde
  • Gestão e Sustentabilidade em Saúde
  • Epidemias Globais
  • Inovações Tecnológicas em Saúde
  • Evolução dos Fármacos
  • Educação Financeira
  • Cooperativismo

Comissão Organizadora

Dr. José Rufino Costa dos Santos - Presidente

Dr. Habib Fraiha Neto - Predidente de Honra

 

Dr. Pedro Celeste Noleto e Silva

Dr. Francisco Eratóstenes da Silva

Dr. Heryvelton Lima de Freittas

Dra. Brenda Faccio dos Santos

Dr. Otávio Guilhon

Dra. Ana Claudia Santana

Dr. Juciland de Sena Gama

Dr. José Mariano de Melo Cavaleiro de Macedo

Dr. José Roberto

Dra. Valéria Barbosa Pontes

 

Comissão Científica

Tereza Cristina de Brito Azevedo

Lauro José Barata de Lima

Dirceu Cavalcanti Rigoni

Luiz Felipe Santiago Bittencourt

Marianne Rodrigues Fernandes

Vilma Francisca Hutim Gondim de Souza

Eric Homero Albuquerque Paschoal

 

Comissão Avaliadora

David José Oliveira Tozetto 

Diana Albuquerque Sato

Dirceu Cavalcanti Rigoni

Eric Homero Albuquerque Paschoal

Janari da Silva Pedroso

Juliana de Araújo Borges Ferreira

Lauro José Barata de Lima

Luiz Felipe Santiago Bittencourt

Maria de Fátima Guimarães Couceiro

Marianne Rodrigues Fernandes

Tereza Cristina de Brito Azevedo

Vilma Francisca Hutim Gondim de Souza