TUBERCULOSE EM TEMPOS DE PANDEMIA: IMPACTOS E DESAFIOS DEVIDO A COVID-19

  • Autor
  • Filipe Ferreira Quaresma
  • Co-autores
  • Samyra Rocha Hamad , Luciana Caroline da Cruz Ferreira , Esdras Edgar Batista Pereira
  • Resumo
  • Introdução: A tuberculose e a COVID-19, ambas doenças respiratórias infecciosas, têm desafiado sistemas de saúde globalmente. A pandemia de COVID-19 trouxe profundas repercussões nas políticas de saúde pública e nos sistemas de saúde em todo o mundo. Este estudo busca analisar a interseção entre a tuberculose e a pandemia de COVID-19, verificando como a crise pandêmica afetou a incidência, diagnóstico, tratamento e controle da tuberculose. Objetivos: Comparar a incidência de tuberculose pré e durante a pandemia de COVID-19 e avaliar os impactos da pandemia de COVID-19 no diagnóstico e tratamento da tuberculose. Métodos: Realizou-se uma revisão integrativa da literatura, utilizando bases de dados como PubMed e Google Acadêmico, empregando termos-chave como "tuberculose", "COVID-19", "incidência", "diagnóstico", "tratamento", "controle" e “impacto”. Foram selecionados estudos que forneceram dados comparativos sobre a incidência de tuberculose antes e durante a pandemia, além de pesquisas que exploraram os efeitos da pandemia no diagnóstico e tratamento da tuberculose. Resultados e Discussão: Foram utilizados 12 artigos, sendo duas revisões narrativas da literatura, três cartas ao editor, um estudo ecológico, um estudo observacional, três revisões integrativas de literatura, um estudo descritivo e um boletim epidemiológico. Nesse viés, a pandemia de COVID-19 teve um impacto significativo na incidência de tuberculose em todo o território nacional, resultando em atrasos no diagnóstico e tratamento, devido a interrupções nos serviços de saúde e medidas de distanciamento social. Além disso, a sobrecarga dos sistemas de saúde com casos de COVID-19 pode ter prejudicado a capacidade de diagnosticar e tratar a tuberculose adequadamente. Estratégias inovadoras, como telemedicina e entrega de medicamentos, emergiram como potenciais soluções para manter a continuidade dos serviços de saúde para pacientes com tuberculose durante a pandemia de COVID-19. Ainda assim, percebeu-se uma subnotificação e negligência com os casos de tuberculose. Conclusão: Verificou-se que a pandemia de COVID-19 representou, e ainda representa, um entrave significativo para o controle da tuberculose em escala nacional, uma vez que, as medidas de distanciamento social e a priorização dos recursos de saúde para lidar com a COVID-19, interromperam ou reduziram, temporariamente, programas de triagem para tuberculose, consultas médicas e exames diagnósticos, resultando em atrasos na detecção da doença. Portanto, é fundamental fortalecer os sistemas de saúde, direcionar investimentos em pesquisa para a concepção de estratégias inovadoras que possam lidar com os desafios específicos enfrentados durante esse período de crise sanitária e retomar a realização dos testes rápidos moleculares e o acesso ao tratamento adequado.

  • Palavras-chave
  • Tuberculose, COVID-19, Impactos, Diagnóstico, Tratamento
  • Área Temática
  • Epidemias Globais
Voltar

É com grande satisfação que apresentamos os Anais do XX Congresso Médico Amazônico, um compêndio que reúne os principais trabalhos e pesquisas apresentados durante o evento. Realizado de 16 a 18 de agosto de 2024, este congresso foi um marco na discussão sobre "Sustentabilidade e Saúde na Amazônia: Desafios e Oportunidades para a Cop 30".

Os Anais refletem a diversidade e a profundidade dos temas abordados, incluindo estudos inovadores, experiências práticas e debates teóricos que englobam as áreas de saúde, sustentabilidade e o impacto das mudanças climáticas na região amazônica. Esta coletânea é uma fonte valiosa de conhecimento para profissionais, acadêmicos, estudantes e todos os interessados na interseção entre saúde e meio ambiente.

Esperamos que esta publicação inspire novas pesquisas, promova a troca de conhecimentos e fortaleça o compromisso com a preservação da Amazônia e a saúde de suas populações. Agradecemos a todos os autores e participantes que contribuíram para o sucesso do Congresso e para a construção deste importante registro científico.

Boa leitura!

A Comissão Científica

  • Telemedicina
  • Direito Médico
  • Medicina do Esporte
  • Políticas Públicas em Saúde
  • Gestão e Sustentabilidade em Saúde
  • Epidemias Globais
  • Inovações Tecnológicas em Saúde
  • Evolução dos Fármacos
  • Educação Financeira
  • Cooperativismo

Comissão Organizadora

Dr. José Rufino Costa dos Santos - Presidente

Dr. Habib Fraiha Neto - Predidente de Honra

 

Dr. Pedro Celeste Noleto e Silva

Dr. Francisco Eratóstenes da Silva

Dr. Heryvelton Lima de Freittas

Dra. Brenda Faccio dos Santos

Dr. Otávio Guilhon

Dra. Ana Claudia Santana

Dr. Juciland de Sena Gama

Dr. José Mariano de Melo Cavaleiro de Macedo

Dr. José Roberto

Dra. Valéria Barbosa Pontes

 

Comissão Científica

Tereza Cristina de Brito Azevedo

Lauro José Barata de Lima

Dirceu Cavalcanti Rigoni

Luiz Felipe Santiago Bittencourt

Marianne Rodrigues Fernandes

Vilma Francisca Hutim Gondim de Souza

Eric Homero Albuquerque Paschoal

 

Comissão Avaliadora

David José Oliveira Tozetto 

Diana Albuquerque Sato

Dirceu Cavalcanti Rigoni

Eric Homero Albuquerque Paschoal

Janari da Silva Pedroso

Juliana de Araújo Borges Ferreira

Lauro José Barata de Lima

Luiz Felipe Santiago Bittencourt

Maria de Fátima Guimarães Couceiro

Marianne Rodrigues Fernandes

Tereza Cristina de Brito Azevedo

Vilma Francisca Hutim Gondim de Souza