Importância do programa HiperDia

  • Autor
  • Kamila Batista da Silva Barbosa
  • Co-autores
  • Hugo Augusto Cordero de Azevedo , Ana Clarice Leite Dantas , Alessandra Soares da Silva , Maria Ruthelene Rufino Andrade , Joel Ribeiro Marques , Lujhon Rodrigues viana , Sinthya dos Santos Cabral , Orlando de Abreu Gomes da Silva , Huelbem Ramon Cristo Teixeira
  • Resumo
  • Introdução e objetivo: A hipertensão arterial sistêmica e o diabetes mellitus são as doenças crônicas não transmissíveis com maior incidência no Brasil. Assim, o Ministério da Saúde desenvolveu o programa HiperDia na atenção primária, com o intuito principal de prevenir e tratar os casos desta doença, assim reduzindo as complicações desencadeadas e os custos de tratamento para o sistema de saúde. Ademais, tal cuidado é regulamentado pelo Plano de Reorganização da Atenção à Hipertensão Arterial e ao Diabetes Mellitus, aprovado pela Portaria/GM n° 16, de 03/01/2002. O presente estudo tem como objetivo principal demonstrar a importância do programa HiperDia para a sociedade brasileira por meio da exposição das literaturas disponíveis.

    Casuística e Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, nas plataformas Scielo e Periódico Capes, com os Descritores em Ciências da Saúde (DECS) ''hipertensão arterial'', ''diabetes mellitus'' e ''hiperdia'', com o operador booleano ''and''. Como critérios de inclusão para a escolha dos estudos, foram delimitados: estudos disponíveis de forma completa e gratuita nas bases de dados, periodicidade entre os anos 2019-2024, publicados nos idiomas inglês e/ou português e com relevância para o objetivo proposto.

    Resultados: Após a seleção e análise, foram incluídos setenta e cinco estudos, os quais foram escolhidos entre quinhentos e cinquenta estudos identificados inicialmente antes da aplicação dos critérios de inclusão. Estes setenta e cinco estudos foram submetidos à leitura, análise do conteúdo e compilação dos pontos-chave nas discussões.

    Discussão: O programa HiperDia visa a mitigação das complicações em saúde em decorrência das enfermidades hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus, com medidas de educação em saúde, educação permanente, controle de medicações, aplicação de exames periódicos e controle mensal sobre os avanços da doença. O Ministério da Saúde implementou tal normativa para a implementação do trabalho interdisciplinar dos prestadores de cuidados na atenção primária, para assim garantir a integralidade da assistência. Por fim, vale ressaltar que o programa HiperDia tem como objetivo promover o autocuidado e incentivar a adesão ao tratamento, conscientizando os pacientes sobre seu estado de saúde.

    Conclusão: Em suma, o estudo expôs a indubitável importância do programa HiperDia para a população brasileira, visto que há necessidade de prevenção e tratamento adequado destas duas doenças, por se tratarem de patologias evitáveis e com complicações sérias para a saúde pública. Além disso, deve ser criado ambientes de debates sobre a hipertensão arterial sistêmica e o diabetes mellitus, em decorrência da sua alta incidência no país.

  • Palavras-chave
  • SUS, Hipertensão, Integridade, Educação, Saùde
  • Área Temática
  • Políticas Públicas em Saúde
Voltar

É com grande satisfação que apresentamos os Anais do XX Congresso Médico Amazônico, um compêndio que reúne os principais trabalhos e pesquisas apresentados durante o evento. Realizado de 16 a 18 de agosto de 2024, este congresso foi um marco na discussão sobre "Sustentabilidade e Saúde na Amazônia: Desafios e Oportunidades para a Cop 30".

Os Anais refletem a diversidade e a profundidade dos temas abordados, incluindo estudos inovadores, experiências práticas e debates teóricos que englobam as áreas de saúde, sustentabilidade e o impacto das mudanças climáticas na região amazônica. Esta coletânea é uma fonte valiosa de conhecimento para profissionais, acadêmicos, estudantes e todos os interessados na interseção entre saúde e meio ambiente.

Esperamos que esta publicação inspire novas pesquisas, promova a troca de conhecimentos e fortaleça o compromisso com a preservação da Amazônia e a saúde de suas populações. Agradecemos a todos os autores e participantes que contribuíram para o sucesso do Congresso e para a construção deste importante registro científico.

Boa leitura!

A Comissão Científica

  • Telemedicina
  • Direito Médico
  • Medicina do Esporte
  • Políticas Públicas em Saúde
  • Gestão e Sustentabilidade em Saúde
  • Epidemias Globais
  • Inovações Tecnológicas em Saúde
  • Evolução dos Fármacos
  • Educação Financeira
  • Cooperativismo

Comissão Organizadora

Dr. José Rufino Costa dos Santos - Presidente

Dr. Habib Fraiha Neto - Predidente de Honra

 

Dr. Pedro Celeste Noleto e Silva

Dr. Francisco Eratóstenes da Silva

Dr. Heryvelton Lima de Freittas

Dra. Brenda Faccio dos Santos

Dr. Otávio Guilhon

Dra. Ana Claudia Santana

Dr. Juciland de Sena Gama

Dr. José Mariano de Melo Cavaleiro de Macedo

Dr. José Roberto

Dra. Valéria Barbosa Pontes

 

Comissão Científica

Tereza Cristina de Brito Azevedo

Lauro José Barata de Lima

Dirceu Cavalcanti Rigoni

Luiz Felipe Santiago Bittencourt

Marianne Rodrigues Fernandes

Vilma Francisca Hutim Gondim de Souza

Eric Homero Albuquerque Paschoal

 

Comissão Avaliadora

David José Oliveira Tozetto 

Diana Albuquerque Sato

Dirceu Cavalcanti Rigoni

Eric Homero Albuquerque Paschoal

Janari da Silva Pedroso

Juliana de Araújo Borges Ferreira

Lauro José Barata de Lima

Luiz Felipe Santiago Bittencourt

Maria de Fátima Guimarães Couceiro

Marianne Rodrigues Fernandes

Tereza Cristina de Brito Azevedo

Vilma Francisca Hutim Gondim de Souza