Educação em saúde: validação qualitativa de um guia educativo por pacientes assistidos em Hospital Universitário de referência Amazônico

  • Autor
  • Bruna Eduarda Veras da Silva
  • Co-autores
  • Gisele Vieira Hennemann Koury , Jussandra Cardoso Rodrigues , Ana Beatriz Hennemann Koury , Fernanda de Queiroz Moura Araújo , Dyana Barbosa Ferreira
  • Resumo
  • Introdução e Objetivos: Os aparelhos de amplificação sonora individual (AASI) são recursos que permitem ao indivíduo a reabilitação auditiva. A boa adaptação do paciente com o aparelho é essencial para que ele garanta o seu pleno benefício. As estratégias didáticas são importantes aliadas na orientação dos novos usuários, com o intuito de instruir sobre os cuidados gerais e oferecer uma melhor experiência com a prótese auditiva. Desse modo, o estudo teve o objetivo de avaliar a percepção do paciente de um serviço de referência sobre um produto pedagógico criado para a orientação do usuário de AASI sobre o cuidado e o uso do aparelho auditivo para fins de validação. Casuística e Método: Trata-se de um estudo exploratório qualitativo. No desenvolvimento do estudo foi elaborado um guia ilustrativo sobre os cuidados com o AASI. Esta pesquisa iniciou após a validação de conteúdo do guia por profissionais das áreas da saúde, pedagogia e artes visuais. Foi utilizada uma amostra de 60 pacientes assistidos em um serviço de referência, sendo avaliados a opinião e o impacto dessa estratégia educativa. A análise qualitativa foi realizada através do software IRaMuTeQ a partir da classificação hierárquica descendente, sendo adotada uma taxa de retenção do corpus textual >75%. Resultados: A análise lexical foi feita a partir de um corpus com 60 textos, com uma taxa de retenção de 83,3%. Na avaliação da classificação hierárquica descendente, obteve-se 3 classes gramaticais. A classe 1, representou 34% do corpus, com os principais termos: “didático”, “muito”, “consulta” e “explicativo”, expressando a didática do material elaborado; a classe 2, com 36% do corpus analisado, predominando os termos: “fácil”, “entender”, “bem” e “educativo” representando os benefícios do material e, por fim, a classe 3 com 30% do corpus com os termos “ajuda”, “importante”, “paciente” e “bastante”, elucidando as potencialidades do guia escrito no cotidiano dos usuários de AASI. Discussão: A validação deste guia educativo é uma estratégia de educação em saúde que visa proporcionar aos pacientes um material adequado de consulta que auxilie no processo de adaptação e manipulação correta de AASI. Essa proposta de intervenção pretende proporcionar ao usuário uma melhor experiência com o aparelho, o usufruto pleno de todas as suas potencialidades e a diminuição dos gastos pelo Sistema Único de Saúde tanto no reparo quanto na troca dos aparelhos danificados por mau uso. Ao analisar as opiniões dos pacientes usuários de AASI, foi possível verificar que o guia ilustrativo produzido apresenta potencialidade de atender as demandas das principais dúvidas sobre o uso e os cuidados necessários no cotidiano com o AASI, de uma forma didática e com uma linguagem acessível. Conclusão: A percepção do paciente sobre o guia ilustrativo de orientação sobre cuidados com AASI foi de que o material é didático, compreensível e auxilia o usuário no cuidado com os aparelhos auditivos.

  • Palavras-chave
  • Aparelhos Auditivos. Educação em saúde. Recursos audiovisuais
  • Área Temática
  • Inovações Tecnológicas em Saúde
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É com grande satisfação que apresentamos os Anais do XX Congresso Médico Amazônico, um compêndio que reúne os principais trabalhos e pesquisas apresentados durante o evento. Realizado de 16 a 18 de agosto de 2024, este congresso foi um marco na discussão sobre "Sustentabilidade e Saúde na Amazônia: Desafios e Oportunidades para a Cop 30".

Os Anais refletem a diversidade e a profundidade dos temas abordados, incluindo estudos inovadores, experiências práticas e debates teóricos que englobam as áreas de saúde, sustentabilidade e o impacto das mudanças climáticas na região amazônica. Esta coletânea é uma fonte valiosa de conhecimento para profissionais, acadêmicos, estudantes e todos os interessados na interseção entre saúde e meio ambiente.

Esperamos que esta publicação inspire novas pesquisas, promova a troca de conhecimentos e fortaleça o compromisso com a preservação da Amazônia e a saúde de suas populações. Agradecemos a todos os autores e participantes que contribuíram para o sucesso do Congresso e para a construção deste importante registro científico.

Boa leitura!

A Comissão Científica

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Dra. Ana Claudia Santana

Dr. Juciland de Sena Gama

Dr. José Mariano de Melo Cavaleiro de Macedo

Dr. José Roberto

Dra. Valéria Barbosa Pontes

 

Comissão Científica

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Dirceu Cavalcanti Rigoni

Luiz Felipe Santiago Bittencourt

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Eric Homero Albuquerque Paschoal

 

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Dirceu Cavalcanti Rigoni

Eric Homero Albuquerque Paschoal

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Juliana de Araújo Borges Ferreira

Lauro José Barata de Lima

Luiz Felipe Santiago Bittencourt

Maria de Fátima Guimarães Couceiro

Marianne Rodrigues Fernandes

Tereza Cristina de Brito Azevedo

Vilma Francisca Hutim Gondim de Souza