Avaliação do Entendimento de Alunos sobre o SARS-CoV-2 e a COVID-19 em Santarém

  • Autor
  • Samhuel Freitas da Silva
  • Co-autores
  • Jackson Roberto Sousa de Oliveira
  • Resumo
  •  

    TítuloAvaliação do Entendimento de Alunos sobre o SARS-CoV-2 e a COVID-19 em Santarém

    Autores e Coautores: Samhuel Freitas da Silva, Jackson Roberto Sousa de Oliveira.

    InstituiçãoFACIMPA

     

    Introdução e ObjetivoA COVID-19 é causada pelo vírus SARS-CoV-2 e é transmitida principalmente por via respiratória. O contágio ocorre principalmente através do contato direto em locais com aglomeração ou por meio de secreções eliminadas durante tosse, espirros e coriza. Estar informado, ciente das formas de contaminação, permite a organização de estratégias direcionadas ao atendimento de pessoas afetadas e permite a população assumir um papel de protagonismo em sua proteção, dentro do possível. Diante disso, o objetivo deste estudo foi investigar o conhecimento de escolares sobre a Covid-19 e a ocorrência de mudanças de hábitos de higiene no comportamento social entre estudantes do ensino fundamental e médio no município de Santarém após o início da pandemia gerada pelo SARS-CoV-2. Casuística e Método: Trata-se de uma pesquisa descritiva, de levantamento, com delineamento transversal e análise quantitativa dos dados. Realizada em Santarém, no Estado do Pará, na região do Baixo Amazonas, no ano de 2021, em três colégios de ensino fundamental e médio, um colégio da rede privada e dois colégios da rede pública. A pesquisa foi realizada após a aprovação do projeto no Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) em alunos do 1º ao 3º ano do ensino médio e 8º e 9º ano do ensino fundamental. Resultados/ DiscussãoA pesquisa sobre o conhecimento dos estudantes em relação ao novo coronavírus foi impactada por fatores como o período de execução (2020-2021), lockdowns na cidade e suspensão das aulas. Dos participantes, 26 alunos responderam efetivamente após a exclusão de respostas incompletas. A maioria está no ensino médio, e a participação feminina foi predominante. Embora todos afirmem ter conhecimento sobre como se proteger do vírus, ainda há dúvidas quanto ao tempo de sobrevivência em diferentes superfícies. Além disso, os estudantes demonstraram compreender os riscos de transmissão, mas alguns comportamentos não seguem as recomendações de saúde. Durante a pandemia, a higienização das mãos aumentou, e outras medidas preventivas também foram adotadas pelos participantes. ConclusãoO presente estudo analisou mudanças nos hábitos de vida dos participantes da pesquisa durante a pandemia. Identificou-se que houve prática regular de higienização das mãos, uso correto de máscaras, identificação de sintomas da infecção e conhecimento geral sobre o vírus Sars-Cov-2. Além disso, os meios midiáticos, como televisão e redes sociais, desempenharam um papel fundamental na educação sobre a doença. No contexto escolar, debates e palestras regulares para alunos e colaboradores são essenciais para combater a Covid-19, considerando que a doença ainda persiste e suas implicações afetam a atual geração.

  • Palavras-chave
  • COVID-19, Adolescente, Disseminação de Informação
  • Área Temática
  • Epidemias Globais
Voltar

É com grande satisfação que apresentamos os Anais do XX Congresso Médico Amazônico, um compêndio que reúne os principais trabalhos e pesquisas apresentados durante o evento. Realizado de 16 a 18 de agosto de 2024, este congresso foi um marco na discussão sobre "Sustentabilidade e Saúde na Amazônia: Desafios e Oportunidades para a Cop 30".

Os Anais refletem a diversidade e a profundidade dos temas abordados, incluindo estudos inovadores, experiências práticas e debates teóricos que englobam as áreas de saúde, sustentabilidade e o impacto das mudanças climáticas na região amazônica. Esta coletânea é uma fonte valiosa de conhecimento para profissionais, acadêmicos, estudantes e todos os interessados na interseção entre saúde e meio ambiente.

Esperamos que esta publicação inspire novas pesquisas, promova a troca de conhecimentos e fortaleça o compromisso com a preservação da Amazônia e a saúde de suas populações. Agradecemos a todos os autores e participantes que contribuíram para o sucesso do Congresso e para a construção deste importante registro científico.

Boa leitura!

A Comissão Científica

  • Telemedicina
  • Direito Médico
  • Medicina do Esporte
  • Políticas Públicas em Saúde
  • Gestão e Sustentabilidade em Saúde
  • Epidemias Globais
  • Inovações Tecnológicas em Saúde
  • Evolução dos Fármacos
  • Educação Financeira
  • Cooperativismo

Comissão Organizadora

Dr. José Rufino Costa dos Santos - Presidente

Dr. Habib Fraiha Neto - Predidente de Honra

 

Dr. Pedro Celeste Noleto e Silva

Dr. Francisco Eratóstenes da Silva

Dr. Heryvelton Lima de Freittas

Dra. Brenda Faccio dos Santos

Dr. Otávio Guilhon

Dra. Ana Claudia Santana

Dr. Juciland de Sena Gama

Dr. José Mariano de Melo Cavaleiro de Macedo

Dr. José Roberto

Dra. Valéria Barbosa Pontes

 

Comissão Científica

Tereza Cristina de Brito Azevedo

Lauro José Barata de Lima

Dirceu Cavalcanti Rigoni

Luiz Felipe Santiago Bittencourt

Marianne Rodrigues Fernandes

Vilma Francisca Hutim Gondim de Souza

Eric Homero Albuquerque Paschoal

 

Comissão Avaliadora

David José Oliveira Tozetto 

Diana Albuquerque Sato

Dirceu Cavalcanti Rigoni

Eric Homero Albuquerque Paschoal

Janari da Silva Pedroso

Juliana de Araújo Borges Ferreira

Lauro José Barata de Lima

Luiz Felipe Santiago Bittencourt

Maria de Fátima Guimarães Couceiro

Marianne Rodrigues Fernandes

Tereza Cristina de Brito Azevedo

Vilma Francisca Hutim Gondim de Souza