INTRODUÇÃO E OBJETIVO: O contexto educacional após a pandemia da COVID 19 trouxe consigo o progresso tecnológico e múltiplas alternativas de ensino capazes de gerar um efeito transformador no ensino médico, proporcionando novas abordagens para o acesso ao conhecimento e interação com o conteúdo educacional. No contexto do Estado do Pará, onde as distâncias geográficas representam um desafio significativo para a educação médica, o emprego de ferramentas tecnológicas surge como um meio promissor para mitigar tais barreiras e promover a disseminação do saber de forma efetiva e democrática. Este estudo visa avaliar o impacto do uso de ferramentas tecnológicas na propagação do ensino médico no Pará, analisando sua eficácia em melhorar o acesso ao conteúdo educacional, fomentar o engajamento dos alunos e aprimorar a qualidade da aprendizagem.
CASUÍSTICA E MÉTODO: O presente artigo trata-se de uma revisão de literatura, em que foram selecionados artigos publicados no PubMed, entre os anos de 2019 e 2024, com os seguintes descritores: “technological tools” e “medical education”. Os critérios de inclusão foram pautados na relevância do tema para o ensino médico, na disponibilidade dos artigos em texto completo e na aplicabilidade dos resultados para o cenário paraense. Os critérios de exclusão foram artigos que não tratavam sobre educação médica e tecnologia.
RESULTADOS: Foram encontrados 4 artigos, ambos abordando o emprego de tecnologias educacionais no contexto médico. Os resultados revelaram uma ampla diversidade de ferramentas tecnológicas empregadas para aprimorar o ensino médico, incluindo plataformas de ensino online, simulações virtuais, realidade aumentada e aplicativos móveis. Essas ferramentas foram correlacionadas a um incremento significativo no acesso ao material educacional, bem como a uma melhoria na participação dos alunos e na retenção do conhecimento.
DISCUSSÃO: A partir da análise dos artigos, surge a necessidade de adaptar as estratégias de ensino às carências específicas da região paraense, considerando sua diversidade cultural e geográfica. Além disso, destaca-se a necessidade de capacitação docente para a integração eficaz dessas ferramentas no currículo médico, bem como a importância de contemplar questões de acessibilidade e infraestrutura tecnológica nas instituições de ensino, especialmente as públicas, visto a diversidade econômica representada pelo corpo discente.
CONCLUSÃO: O uso de ferramentas tecnológicas demonstrou ser uma abordagem eficaz, visto os inúmeros exemplos utilizados durante e após a pandemia da COVID 19, para promover o ensino médico no Estado, facilitando o acesso ao conteúdo educacional e aumentando o poder participativo dos alunos, especialmente os habitantes de áreas remotas. Contudo, são imprescindíveis mais estudos para avaliar seu impacto a longo prazo e identificar as melhores práticas para sua implementação efetiva.
É com grande satisfação que apresentamos os Anais do XX Congresso Médico Amazônico, um compêndio que reúne os principais trabalhos e pesquisas apresentados durante o evento. Realizado de 16 a 18 de agosto de 2024, este congresso foi um marco na discussão sobre "Sustentabilidade e Saúde na Amazônia: Desafios e Oportunidades para a Cop 30".
Os Anais refletem a diversidade e a profundidade dos temas abordados, incluindo estudos inovadores, experiências práticas e debates teóricos que englobam as áreas de saúde, sustentabilidade e o impacto das mudanças climáticas na região amazônica. Esta coletânea é uma fonte valiosa de conhecimento para profissionais, acadêmicos, estudantes e todos os interessados na interseção entre saúde e meio ambiente.
Esperamos que esta publicação inspire novas pesquisas, promova a troca de conhecimentos e fortaleça o compromisso com a preservação da Amazônia e a saúde de suas populações. Agradecemos a todos os autores e participantes que contribuíram para o sucesso do Congresso e para a construção deste importante registro científico.
Boa leitura!
A Comissão Científica
Comissão Organizadora
Dr. José Rufino Costa dos Santos - Presidente
Dr. Habib Fraiha Neto - Predidente de Honra
Dr. Pedro Celeste Noleto e Silva
Dr. Francisco Eratóstenes da Silva
Dr. Heryvelton Lima de Freittas
Dra. Brenda Faccio dos Santos
Dr. Otávio Guilhon
Dra. Ana Claudia Santana
Dr. Juciland de Sena Gama
Dr. José Mariano de Melo Cavaleiro de Macedo
Dr. José Roberto
Dra. Valéria Barbosa Pontes
Comissão Científica
Tereza Cristina de Brito Azevedo
Lauro José Barata de Lima
Dirceu Cavalcanti Rigoni
Luiz Felipe Santiago Bittencourt
Marianne Rodrigues Fernandes
Vilma Francisca Hutim Gondim de Souza
Eric Homero Albuquerque Paschoal
Comissão Avaliadora
David José Oliveira Tozetto
Diana Albuquerque Sato
Dirceu Cavalcanti Rigoni
Eric Homero Albuquerque Paschoal
Janari da Silva Pedroso
Juliana de Araújo Borges Ferreira
Lauro José Barata de Lima
Luiz Felipe Santiago Bittencourt
Maria de Fátima Guimarães Couceiro
Marianne Rodrigues Fernandes
Tereza Cristina de Brito Azevedo
Vilma Francisca Hutim Gondim de Souza