A IMPORTÂNCIA DO USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS PARA A PROPAGAÇÃO DO ENSINO MÉDICO NO CONTEXTO PARAENSE

  • Autor
  • Dayse Izabelle Da Silva Farias
  • Co-autores
  • Alice Marcely Dos Santos Tuñas , Ana Paula De Souza Nogueira , Antônia Victoria Silva Aguiar , Fernando Tavares Brasil Texeira , Lucas Miquilini De Arruda Farias , Leonardo Aguiar dos Santos , Carla Andréa Avelar Pires
  • Resumo
  • INTRODUÇÃO E OBJETIVO: O contexto educacional após a pandemia da COVID 19 trouxe consigo o progresso tecnológico e múltiplas alternativas de ensino capazes de gerar um efeito transformador no ensino médico, proporcionando novas abordagens para o acesso ao conhecimento e interação com o conteúdo educacional. No contexto do Estado do Pará, onde as distâncias geográficas representam um desafio significativo para a educação médica, o emprego de ferramentas tecnológicas surge como um meio promissor para mitigar tais barreiras e promover a disseminação do saber de forma efetiva e democrática. Este estudo visa avaliar o impacto do uso de ferramentas tecnológicas na propagação do ensino médico no Pará, analisando sua eficácia em melhorar o acesso ao conteúdo educacional, fomentar o engajamento dos alunos e aprimorar a qualidade da aprendizagem.

    CASUÍSTICA E MÉTODO: O presente artigo trata-se de uma revisão de literatura, em que foram selecionados artigos publicados no PubMed, entre os anos de 2019 e 2024, com os seguintes descritores: “technological tools” e “medical education”. Os critérios de inclusão foram pautados na relevância do tema para o ensino médico, na disponibilidade dos artigos em texto completo e na aplicabilidade dos resultados para o cenário paraense. Os critérios de exclusão foram artigos que não tratavam sobre educação médica e tecnologia. 

    RESULTADOS: Foram encontrados 4 artigos, ambos abordando o emprego de tecnologias educacionais no contexto médico. Os resultados revelaram uma ampla diversidade de ferramentas tecnológicas empregadas para aprimorar o ensino médico, incluindo plataformas de ensino online, simulações virtuais, realidade aumentada e aplicativos móveis. Essas ferramentas foram correlacionadas a um incremento significativo no acesso ao material educacional, bem como a uma melhoria na participação dos alunos e na retenção do conhecimento.

    DISCUSSÃO: A partir da análise dos artigos, surge a necessidade de adaptar as estratégias de ensino às carências específicas da região paraense, considerando sua diversidade cultural e geográfica. Além disso, destaca-se a necessidade de capacitação docente para a integração eficaz dessas ferramentas no currículo médico, bem como a importância de contemplar questões de acessibilidade e infraestrutura tecnológica nas instituições de ensino, especialmente as públicas, visto a diversidade econômica representada pelo corpo discente.

    CONCLUSÃO: O uso de ferramentas tecnológicas demonstrou ser uma abordagem eficaz, visto os inúmeros exemplos utilizados durante e após a pandemia da COVID 19, para promover o ensino médico no Estado, facilitando o acesso ao conteúdo educacional e aumentando o poder participativo dos alunos, especialmente os habitantes de áreas remotas. Contudo, são imprescindíveis mais estudos para avaliar seu impacto a longo prazo e identificar as melhores práticas para sua implementação efetiva.

  • Palavras-chave
  • Ferramentas tecnológicas; Ensino médico; Pará
  • Área Temática
  • Inovações Tecnológicas em Saúde
Voltar

É com grande satisfação que apresentamos os Anais do XX Congresso Médico Amazônico, um compêndio que reúne os principais trabalhos e pesquisas apresentados durante o evento. Realizado de 16 a 18 de agosto de 2024, este congresso foi um marco na discussão sobre "Sustentabilidade e Saúde na Amazônia: Desafios e Oportunidades para a Cop 30".

Os Anais refletem a diversidade e a profundidade dos temas abordados, incluindo estudos inovadores, experiências práticas e debates teóricos que englobam as áreas de saúde, sustentabilidade e o impacto das mudanças climáticas na região amazônica. Esta coletânea é uma fonte valiosa de conhecimento para profissionais, acadêmicos, estudantes e todos os interessados na interseção entre saúde e meio ambiente.

Esperamos que esta publicação inspire novas pesquisas, promova a troca de conhecimentos e fortaleça o compromisso com a preservação da Amazônia e a saúde de suas populações. Agradecemos a todos os autores e participantes que contribuíram para o sucesso do Congresso e para a construção deste importante registro científico.

Boa leitura!

A Comissão Científica

  • Telemedicina
  • Direito Médico
  • Medicina do Esporte
  • Políticas Públicas em Saúde
  • Gestão e Sustentabilidade em Saúde
  • Epidemias Globais
  • Inovações Tecnológicas em Saúde
  • Evolução dos Fármacos
  • Educação Financeira
  • Cooperativismo

Comissão Organizadora

Dr. José Rufino Costa dos Santos - Presidente

Dr. Habib Fraiha Neto - Predidente de Honra

 

Dr. Pedro Celeste Noleto e Silva

Dr. Francisco Eratóstenes da Silva

Dr. Heryvelton Lima de Freittas

Dra. Brenda Faccio dos Santos

Dr. Otávio Guilhon

Dra. Ana Claudia Santana

Dr. Juciland de Sena Gama

Dr. José Mariano de Melo Cavaleiro de Macedo

Dr. José Roberto

Dra. Valéria Barbosa Pontes

 

Comissão Científica

Tereza Cristina de Brito Azevedo

Lauro José Barata de Lima

Dirceu Cavalcanti Rigoni

Luiz Felipe Santiago Bittencourt

Marianne Rodrigues Fernandes

Vilma Francisca Hutim Gondim de Souza

Eric Homero Albuquerque Paschoal

 

Comissão Avaliadora

David José Oliveira Tozetto 

Diana Albuquerque Sato

Dirceu Cavalcanti Rigoni

Eric Homero Albuquerque Paschoal

Janari da Silva Pedroso

Juliana de Araújo Borges Ferreira

Lauro José Barata de Lima

Luiz Felipe Santiago Bittencourt

Maria de Fátima Guimarães Couceiro

Marianne Rodrigues Fernandes

Tereza Cristina de Brito Azevedo

Vilma Francisca Hutim Gondim de Souza