Telemedicina e COVID-19: um relato de caso sobre a atuação de estudantes de medicina durante a pandemia.

  • Autor
  • Poliana Soares de Souza
  • Co-autores
  • Nathalia Gabay Pereira , Amanda Gabay Moreira
  • Resumo
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    Introdução e Objetivo: A telemedicina consiste na prestação remota de serviços médicos, sendo que a mesma foi muito utilizada durante a pandemia de COVID-19 como forma de continuar os atendimentos mesmo durante o lockdown. Diante disso, a telemedicina se tornou uma nova ferramenta para médicos e profissionais da área da saúde, fazendo-se parte do cotidiano destes profissionais. O objetivo do trabalho é relatar a experiência em telemedicina de uma acadêmica de medicina durante o projeto “Atende em Casa” do Governo do Estado do Pará. Casuística e Método: Cinquenta alunos do internato de medicina de Belém, Pará, participaram da estratégia pelo período de 2 meses durante o ano de 2020. Os alunos conectavam em site específico do projeto e esperavam os pacientes em outra tela. Quando um paciente chegava, o aluno clicava em “atender paciente” e era direcionado a uma aba com a câmera e microfone ligados, podendo falar e visualizar o paciente do outro lado da tela. A partir de então, o paciente dizia seus sintomas e os alunos eram responsáveis por dar orientações sobre a COVID-19, assim como, em casos mais grave, direcionar a procura por unidades de atendimento em urgência e emergência. Resultados: A aluna participante do projeto considerou o projeto muito positivo, primeiramente por permitir um vínculo entre paciente e acadêmico de medicina, e também por conceder um maior conhecimento acerca da COVID-19 e seu impacto na vida das pessoas. Ao final, foi feita uma avaliação, na qual era visto quantos pacientes cada aluno tinha atendido e qual foi a classificação de Manchester dada a cada um dos casos clínicos, sendo a maioria dos pacientes classificados como verde (20 pacientes), seguido por amarelo (5 pacientes) e por último vermelho (apenas 1 caso). Discussão: A pandemia da COVID-19 permitiu uma reinvenção da medicina, facilitando o acesso por meio da telemedicina. Neste caso, o médico poderia estar em outra cidade e mesmo assim atender o paciente, o que favorece, por exemplo, estratégias de matriciamento dentro de unidades básicas de saúde. Entre outras vantagens da telemedicina, está a redução dos custos em saúde pública e, no caso do projeto em questão, permite orientações sobre doenças e agravos. No entanto, apesar de beneficiar o acesso a serviços de saúde, a telemedicina tem seus limitantes, visto que impossibilita a realização de um exame físico minucioso, ocasionando a não visualização de sinais clínicos importantes. Conclusão: A telemedicina ganhou notoriedade durante a pandemia da COVID-19, mas apesar da evolução nesse período, ainda apresenta limitações. De qualquer forma, é mais uma ferramenta para o profissional médico aprimorar a sua assistência e a relação médico-paciente.

     

     

  • Palavras-chave
  • Telemedicina, Covid-19, Estudantes de Medicina
  • Área Temática
  • Telemedicina
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É com grande satisfação que apresentamos os Anais do XX Congresso Médico Amazônico, um compêndio que reúne os principais trabalhos e pesquisas apresentados durante o evento. Realizado de 16 a 18 de agosto de 2024, este congresso foi um marco na discussão sobre "Sustentabilidade e Saúde na Amazônia: Desafios e Oportunidades para a Cop 30".

Os Anais refletem a diversidade e a profundidade dos temas abordados, incluindo estudos inovadores, experiências práticas e debates teóricos que englobam as áreas de saúde, sustentabilidade e o impacto das mudanças climáticas na região amazônica. Esta coletânea é uma fonte valiosa de conhecimento para profissionais, acadêmicos, estudantes e todos os interessados na interseção entre saúde e meio ambiente.

Esperamos que esta publicação inspire novas pesquisas, promova a troca de conhecimentos e fortaleça o compromisso com a preservação da Amazônia e a saúde de suas populações. Agradecemos a todos os autores e participantes que contribuíram para o sucesso do Congresso e para a construção deste importante registro científico.

Boa leitura!

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Dirceu Cavalcanti Rigoni

Eric Homero Albuquerque Paschoal

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Juliana de Araújo Borges Ferreira

Lauro José Barata de Lima

Luiz Felipe Santiago Bittencourt

Maria de Fátima Guimarães Couceiro

Marianne Rodrigues Fernandes

Tereza Cristina de Brito Azevedo

Vilma Francisca Hutim Gondim de Souza