Introdução e Objetivo: A educação financeira é um importante atributo para o desenvolvimento de aptidão prática no gerenciamento de renda. Graduandos de escolas médicas, apesar de possuírem perspectivas favoráveis em relação ao seu futuro financeiro, possuem diversas preocupações relacionadas a finanças. O objetivo do trabalho, diante disso, é relatar a experiência de uma acadêmica de medicina em uma capacitação em educação financeira oferecida para graduandos em Belém, Pará, Brasil no ano de 2017. Casuística e Método: O treinamento para estudantes de medicina foi realizado em 2017, com 15 participantes ao total. O evento foi feito de forma dinâmica, com interação entre os participantes. Primeiramente, foi feita uma introdução sobre finanças e como as pessoas lidam com a mesma no Brasil, permitindo que temas como metas do planejamento financeiro, plano de ação e orçamento fossem abordados em seguida. Em seguida, foi realizada uma dinâmica com os alunos, a fim de aumentar o raciocínio sobre como lucrar de forma adequada durante a vida acadêmica e dando um início ao tema de como controlar gastos e cuidar das receitas. Por fim, foi abordado sobre os passos necessários para sair de dívidas de acordo com dados do Caderno de Educação Financeira do Banco Central do Brasil. Ao final, ainda foi feito um feedback pelos participantes. Resultados: Ao total foram abordados 14 alunos brasileiros e um aluno francês, que estava em intercâmbio, e todos os participantes acreditaram que o assunto é fundamental na prática médica. O treinamento foi considerado positivo pela aluna participante, que pôde aprender como organizar suas finanças de forma mais adequada, bem como lucrar na vida acadêmica. Além disso, com as explicações acerca do Caderno de Educação Financeira do Banco Central do Brasil, a acadêmica participante pode compreender como sair de dívidas e evitá-las no futuro. Discussão: O ensino de finanças é algo ausente nas grades curriculares, porém possui grande importância, sendo inclusive considerado como um possível assunto a ser ensinado ainda no ensino médio, visto sua grande importância no futuro do acadêmico, independente de qual área este resolva seguir profissionalmente. Além disso, é um assunto muito cobiçado pelos brasileiros, visto a falta de eventos que tratam sobre o assunto. O treinamento em questão abordou o assunto de forma dinâmica, o que facilitou o aprendizado dos alunos do curso, gerando um interesse pelo tema, no entanto, como ponto negativo principal teve a baixa adesão de acadêmicos, provavelmente pelo fato de finanças, muitas vezes, serem associadas a um assunto enfadonho em nossa sociedade. Conclusão: O evento foi considerado um sucesso diante da falta da abordagem deste assunto nas faculdades de medicina. Diante disso, é fundamental a criação de novos eventos que tragam o tema para acadêmicos e médicos.
É com grande satisfação que apresentamos os Anais do XX Congresso Médico Amazônico, um compêndio que reúne os principais trabalhos e pesquisas apresentados durante o evento. Realizado de 16 a 18 de agosto de 2024, este congresso foi um marco na discussão sobre "Sustentabilidade e Saúde na Amazônia: Desafios e Oportunidades para a Cop 30".
Os Anais refletem a diversidade e a profundidade dos temas abordados, incluindo estudos inovadores, experiências práticas e debates teóricos que englobam as áreas de saúde, sustentabilidade e o impacto das mudanças climáticas na região amazônica. Esta coletânea é uma fonte valiosa de conhecimento para profissionais, acadêmicos, estudantes e todos os interessados na interseção entre saúde e meio ambiente.
Esperamos que esta publicação inspire novas pesquisas, promova a troca de conhecimentos e fortaleça o compromisso com a preservação da Amazônia e a saúde de suas populações. Agradecemos a todos os autores e participantes que contribuíram para o sucesso do Congresso e para a construção deste importante registro científico.
Boa leitura!
A Comissão Científica
Comissão Organizadora
Dr. José Rufino Costa dos Santos - Presidente
Dr. Habib Fraiha Neto - Predidente de Honra
Dr. Pedro Celeste Noleto e Silva
Dr. Francisco Eratóstenes da Silva
Dr. Heryvelton Lima de Freittas
Dra. Brenda Faccio dos Santos
Dr. Otávio Guilhon
Dra. Ana Claudia Santana
Dr. Juciland de Sena Gama
Dr. José Mariano de Melo Cavaleiro de Macedo
Dr. José Roberto
Dra. Valéria Barbosa Pontes
Comissão Científica
Tereza Cristina de Brito Azevedo
Lauro José Barata de Lima
Dirceu Cavalcanti Rigoni
Luiz Felipe Santiago Bittencourt
Marianne Rodrigues Fernandes
Vilma Francisca Hutim Gondim de Souza
Eric Homero Albuquerque Paschoal
Comissão Avaliadora
David José Oliveira Tozetto
Diana Albuquerque Sato
Dirceu Cavalcanti Rigoni
Eric Homero Albuquerque Paschoal
Janari da Silva Pedroso
Juliana de Araújo Borges Ferreira
Lauro José Barata de Lima
Luiz Felipe Santiago Bittencourt
Maria de Fátima Guimarães Couceiro
Marianne Rodrigues Fernandes
Tereza Cristina de Brito Azevedo
Vilma Francisca Hutim Gondim de Souza