Triagem sorológica para infecção pelo HTLV-1/2 em pessoas atendidas no serviço ambulatorial de reumatologia de um hospital universitário de Belém do Pará no período de 2023 a 2024

  • Autor
  • Bianca Lumi Inomata da Silva
  • Co-autores
  • Márcio Yutaka Tsukimata , Francisco Erivan da Cunha Rodrigues , Natália Pinheiro André , Sarah Marques Galdino , Danniele Chagas Monteiro , Antonio Carlos Rosário Vallinoto , Bárbara Nascimento de Carvalho Klemz , Izaura Maria Vieira Cayres Vallinoto
  • Resumo
  •  

    INTRODUÇÃO E OBJETIVO: Os vírus T-linfotrópico humano 1 e 2 (HTLV-1/2) apresentam tropismo por linfócitos T. A maioria dos portadores são assintomáticos, porém, estudos epidemiológicos têm demonstrado a associação do HTLV-1 com a ocorrência de doenças reumatológicas, como artrite reumatoide, síndrome de Sjögren, lúpus eritematoso sistêmico e fibromialgia. Embora o Pará seja um dos estados do Brasil endêmico para HTLV-1/2, a infecção é negligenciada e, devido a insuficiência de estudos, a prevalência dos casos dessas doenças em portadores do vírus em Belém é desconhecida. Assim, é importante realizar a busca ativa de portadores do vírus em pacientes com diagnóstico de doenças reumatológicas para identificar o perfil epidemiológico dessa população. O objetivo da pesquisa é investigar a prevalência da infecção pelos HTLV-1/2 em pacientes diagnosticados com doenças reumatológicas em Belém-PA, dentro de um serviço ambulatorial hospitalar. CASUÍSTICA E MÉTODO: Trata-se de um estudo descritivo clínico-laboratorial de caráter transversal que faz uso de uma abordagem quantitativa no atendimento dos usuários de um serviço ambulatorial de reumatologia em um hospital universitário. A triagem sorológica para infecção pelo HTLV foi disponibilizada pelo laboratório de virologia de uma universidade pública de Belém e ocorreu de fevereiro de 2023 a maio de 2024 em pacientes com diagnóstico confirmado para doenças autoimunes inflamatórias e/ou fibromialgia. RESULTADOS: O total de participantes da pesquisa foi de 246, sendo que 2 (0,81%) testaram positivo para HTLV. As duas amostras confirmadas para a infecção viral eram de pacientes do sexo feminino com idade de 51 e 52 anos. Todos os participantes já haviam sido diagnosticados com doenças reumatológicas. DISCUSSÃO: Inúmeros estudos já demonstraram que a infecção por HTLV-1/2 é frequente em pacientes com doenças reumáticas e inflamatórias crônicas. Ademais, níveis elevados de IL-10 nestes casos sugerem uma imunomodulação pelo vírus. Nota-se que os casos confirmados possuem idades semelhantes e mesmo gênero, o que pode, também, estar associado ao próprio perfil epidemiológico da infecção pelo HTLV ou mesmo das doenças reumáticas. CONCLUSÃO: É premente, portanto, que mais pesquisas sobre este assunto sejam realizadas e o tamanho amostral seja expandido para a correta interpretação dos resultados. Assim, se demonstrada a direta associação, é fundamental a disseminação da informação de modo a permitir uma correta abordagem dos pacientes ambulatoriais com doenças reumáticas, como prováveis portadores do vírus.

     

  • Palavras-chave
  • HTLV, Infecção, Reumatologia
  • Área Temática
  • Epidemias Globais
Voltar

É com grande satisfação que apresentamos os Anais do XX Congresso Médico Amazônico, um compêndio que reúne os principais trabalhos e pesquisas apresentados durante o evento. Realizado de 16 a 18 de agosto de 2024, este congresso foi um marco na discussão sobre "Sustentabilidade e Saúde na Amazônia: Desafios e Oportunidades para a Cop 30".

Os Anais refletem a diversidade e a profundidade dos temas abordados, incluindo estudos inovadores, experiências práticas e debates teóricos que englobam as áreas de saúde, sustentabilidade e o impacto das mudanças climáticas na região amazônica. Esta coletânea é uma fonte valiosa de conhecimento para profissionais, acadêmicos, estudantes e todos os interessados na interseção entre saúde e meio ambiente.

Esperamos que esta publicação inspire novas pesquisas, promova a troca de conhecimentos e fortaleça o compromisso com a preservação da Amazônia e a saúde de suas populações. Agradecemos a todos os autores e participantes que contribuíram para o sucesso do Congresso e para a construção deste importante registro científico.

Boa leitura!

A Comissão Científica

  • Telemedicina
  • Direito Médico
  • Medicina do Esporte
  • Políticas Públicas em Saúde
  • Gestão e Sustentabilidade em Saúde
  • Epidemias Globais
  • Inovações Tecnológicas em Saúde
  • Evolução dos Fármacos
  • Educação Financeira
  • Cooperativismo

Comissão Organizadora

Dr. José Rufino Costa dos Santos - Presidente

Dr. Habib Fraiha Neto - Predidente de Honra

 

Dr. Pedro Celeste Noleto e Silva

Dr. Francisco Eratóstenes da Silva

Dr. Heryvelton Lima de Freittas

Dra. Brenda Faccio dos Santos

Dr. Otávio Guilhon

Dra. Ana Claudia Santana

Dr. Juciland de Sena Gama

Dr. José Mariano de Melo Cavaleiro de Macedo

Dr. José Roberto

Dra. Valéria Barbosa Pontes

 

Comissão Científica

Tereza Cristina de Brito Azevedo

Lauro José Barata de Lima

Dirceu Cavalcanti Rigoni

Luiz Felipe Santiago Bittencourt

Marianne Rodrigues Fernandes

Vilma Francisca Hutim Gondim de Souza

Eric Homero Albuquerque Paschoal

 

Comissão Avaliadora

David José Oliveira Tozetto 

Diana Albuquerque Sato

Dirceu Cavalcanti Rigoni

Eric Homero Albuquerque Paschoal

Janari da Silva Pedroso

Juliana de Araújo Borges Ferreira

Lauro José Barata de Lima

Luiz Felipe Santiago Bittencourt

Maria de Fátima Guimarães Couceiro

Marianne Rodrigues Fernandes

Tereza Cristina de Brito Azevedo

Vilma Francisca Hutim Gondim de Souza