Introdução e Objetivo: A promoção da saúde une saberes técnicos e populares com o intuito de ofertar maior qualidade de vida ao público. Assim, compreender condições próprias de saúde impacta diretamente na redução de doenças crônicas, minimizando custos para amparo do paciente e ampliando uma vida saudável. A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é uma síndrome multifatorial, a qual segue sendo um dos grandes desafios à saúde pública. Diante disso, é de suma relevância atentar-se para a prevenção no desenvolvimento da HAS, assim como controle de casos existentes. Em síntese, o objetivo do atual estudo é orientar o manejo simples da HAS no cotidiano do paciente portador e informar prevenções para os não portadores. Casuística e Método: Trata-se de um relato de experiência de uma ação de educação em saúde sobre Hipertensão Arterial feita por 4 membros de uma Liga Acadêmica. A ação ocorreu em 21 de maio de 2024, orientada por professora, na sala de espera do Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI), direcionada para 24 pacientes, indivíduos essenciais para a disseminação da informação. Foi feito um estudo para abordar o tema, esclarecer dúvidas e criar folders com informações importantes, incluindo um QR code para um quiz online anônimo e opcional, tornando a atividade mais dinâmica. Resultados: O público-alvo aceitou bem a educação em saúde, participando das explicações. Identificou-se deficiência na adoção de alimentação saudável e exercícios, pois, apesar de conhecerem a conduta correta, não conseguem praticá-la. Foram orientados a buscar auxílio multiprofissional. Ofereceram-se dicas das Diretrizes de Hipertensão Arterial (2020) para melhorar a adesão e garantir o sucesso do tratamento e controle da pressão. Após o diálogo, o público compreendeu melhor a prevenção e manejo da hipertensão, esclarecendo dúvidas e contribuindo para o conhecimento sobre o tratamento da HAS. Discussão: A apresentação no NAMI tratou de hipertensão, prevenção e tratamento, destacando a importância da alimentação saudável e atividade física. A falta de informação dos pacientes sobre saúde geral foi evidente, mas ocorreu participação, mostrando-se interesse. Apesar da resistência à mudança de hábitos, ressaltou-se a necessidade de tratamento multidisciplinar, com suporte psicológico e nutricional, visando controlar a pressão arterial dos pacientes. Conclusão: A ação mostrou-se como uma experiência enriquecedora tanto para os participantes, quanto para os ligantes. Tornou-se explícito como uma conversa ativa pode aplicar conhecimento de uma forma ativa e eficaz, mudando estigmas passados dos observadores sobre a HAS e acrescentando saberes de combate e prevenção. Deste modo, o diálogo feito se apresentou como um método para crescimento individual de gestão em saúde, usufruindo das percepções multidisciplinares dos ligantes na promoção do bem-estar.
É com grande satisfação que apresentamos os Anais do XX Congresso Médico Amazônico, um compêndio que reúne os principais trabalhos e pesquisas apresentados durante o evento. Realizado de 16 a 18 de agosto de 2024, este congresso foi um marco na discussão sobre "Sustentabilidade e Saúde na Amazônia: Desafios e Oportunidades para a Cop 30".
Os Anais refletem a diversidade e a profundidade dos temas abordados, incluindo estudos inovadores, experiências práticas e debates teóricos que englobam as áreas de saúde, sustentabilidade e o impacto das mudanças climáticas na região amazônica. Esta coletânea é uma fonte valiosa de conhecimento para profissionais, acadêmicos, estudantes e todos os interessados na interseção entre saúde e meio ambiente.
Esperamos que esta publicação inspire novas pesquisas, promova a troca de conhecimentos e fortaleça o compromisso com a preservação da Amazônia e a saúde de suas populações. Agradecemos a todos os autores e participantes que contribuíram para o sucesso do Congresso e para a construção deste importante registro científico.
Boa leitura!
A Comissão Científica
Comissão Organizadora
Dr. José Rufino Costa dos Santos - Presidente
Dr. Habib Fraiha Neto - Predidente de Honra
Dr. Pedro Celeste Noleto e Silva
Dr. Francisco Eratóstenes da Silva
Dr. Heryvelton Lima de Freittas
Dra. Brenda Faccio dos Santos
Dr. Otávio Guilhon
Dra. Ana Claudia Santana
Dr. Juciland de Sena Gama
Dr. José Mariano de Melo Cavaleiro de Macedo
Dr. José Roberto
Dra. Valéria Barbosa Pontes
Comissão Científica
Tereza Cristina de Brito Azevedo
Lauro José Barata de Lima
Dirceu Cavalcanti Rigoni
Luiz Felipe Santiago Bittencourt
Marianne Rodrigues Fernandes
Vilma Francisca Hutim Gondim de Souza
Eric Homero Albuquerque Paschoal
Comissão Avaliadora
David José Oliveira Tozetto
Diana Albuquerque Sato
Dirceu Cavalcanti Rigoni
Eric Homero Albuquerque Paschoal
Janari da Silva Pedroso
Juliana de Araújo Borges Ferreira
Lauro José Barata de Lima
Luiz Felipe Santiago Bittencourt
Maria de Fátima Guimarães Couceiro
Marianne Rodrigues Fernandes
Tereza Cristina de Brito Azevedo
Vilma Francisca Hutim Gondim de Souza