Aplicações da Realidade Virtual na Reabilitação Física de Pacientes com Fibromialgia

  • Autor
  • Nayara Martins Ramos
  • Co-autores
  • Mayla de Carvalho zavarise , Larissa Araújo Queiroz , Lucas Fernandes Araujo Silva , Juliane Correa e Correa , Fernando Gabriel Rodrigues Pereira , Isabela Costa Vaz , Júlia Cáceres de Menezes , Esther de Seixas Moura , Roberta Vilela Lopes Koyama
  • Resumo
  • Introdução e objetivo: A fibromialgia (FM) é uma síndrome crônica que causa dor generalizada, fadiga e distúrbios do sono, afetando principalmente mulheres. A adesão aos exercícios físicos, uma abordagem não farmacológica eficaz, é desafiada pela catastrofização da dor. A realidade virtual (RV) surge como uma ferramenta promissora, oferecendo um ambiente interativo que pode superar as barreiras dos programas tradicionais de exercícios e melhorar os resultados terapêuticos. Assim sendo, o presente estudo busca investigar o potencial da realidade virtual como uma abordagem inovadora na reabilitação de pacientes com fibromialgia. Casuística e Método: Foi realizada revisão integrativa da literatura utilizando os descritores “Fibromyalgia”, “Virtual Reality” e “Rehabilitation” nas bases de dados das plataformas LILACS, BVS e Google Acadêmico. Nesse sentido, foram incluídos artigos publicados no intervalo de tempo entre 2019 e 2024, e aqueles que estavam no idioma inglês e português e, além disso, foram excluídos artigos duplicados e aqueles que destoavam do tema principal. Resultados: Foram obtidos 20 artigos os quais após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão apenas 5 compuseram a amostra final. Tais trabalhos revelam a abordagem mais atual da RV no manejo da FM. Discussão: Os estudos sobre a aplicação da RV na reabilitação física de pacientes com FM mostram melhorias significativas na dor, equilíbrio, cinesiofobia, fadiga, atividade física, capacidade funcional e qualidade de vida. A combinação de RV com exercícios físicos aumenta a eficácia do tratamento em comparação com exercícios isolados, com destaque para melhorias mais acentuadas na dor e qualidade de vida mental. Além disso, a satisfação dos pacientes foi maior nos grupos que utilizaram RV. A personalização dos ambientes virtuais e a combinação de RV com exercícios físicos são eficazes na redução da catastrofização da dor e na melhoria da funcionalidade e qualidade de vida dos pacientes. Conclusão: a RV é uma abordagem eficaz e promissora na reabilitação física de pacientes com fibromialgia. Estudos mostram que a combinação de RV com exercícios físicos oferece melhorias significativas na dor, equilíbrio, cinesiofobia, fadiga, atividade física, capacidade funcional e qualidade de vida. A maior satisfação dos pacientes e os benefícios adicionais em relação aos exercícios isolados destacam a RV como uma ferramenta complementar valiosa. A personalização dos ambientes virtuais e a integração com exercícios físicos reforçam o potencial da RV em proporcionar uma reabilitação mais abrangente e eficaz.

  • Palavras-chave
  • Fibromialgia, Realidade virtual, Reabilitação.
  • Área Temática
  • Inovações Tecnológicas em Saúde
Voltar

É com grande satisfação que apresentamos os Anais do XX Congresso Médico Amazônico, um compêndio que reúne os principais trabalhos e pesquisas apresentados durante o evento. Realizado de 16 a 18 de agosto de 2024, este congresso foi um marco na discussão sobre "Sustentabilidade e Saúde na Amazônia: Desafios e Oportunidades para a Cop 30".

Os Anais refletem a diversidade e a profundidade dos temas abordados, incluindo estudos inovadores, experiências práticas e debates teóricos que englobam as áreas de saúde, sustentabilidade e o impacto das mudanças climáticas na região amazônica. Esta coletânea é uma fonte valiosa de conhecimento para profissionais, acadêmicos, estudantes e todos os interessados na interseção entre saúde e meio ambiente.

Esperamos que esta publicação inspire novas pesquisas, promova a troca de conhecimentos e fortaleça o compromisso com a preservação da Amazônia e a saúde de suas populações. Agradecemos a todos os autores e participantes que contribuíram para o sucesso do Congresso e para a construção deste importante registro científico.

Boa leitura!

A Comissão Científica

  • Telemedicina
  • Direito Médico
  • Medicina do Esporte
  • Políticas Públicas em Saúde
  • Gestão e Sustentabilidade em Saúde
  • Epidemias Globais
  • Inovações Tecnológicas em Saúde
  • Evolução dos Fármacos
  • Educação Financeira
  • Cooperativismo

Comissão Organizadora

Dr. José Rufino Costa dos Santos - Presidente

Dr. Habib Fraiha Neto - Predidente de Honra

 

Dr. Pedro Celeste Noleto e Silva

Dr. Francisco Eratóstenes da Silva

Dr. Heryvelton Lima de Freittas

Dra. Brenda Faccio dos Santos

Dr. Otávio Guilhon

Dra. Ana Claudia Santana

Dr. Juciland de Sena Gama

Dr. José Mariano de Melo Cavaleiro de Macedo

Dr. José Roberto

Dra. Valéria Barbosa Pontes

 

Comissão Científica

Tereza Cristina de Brito Azevedo

Lauro José Barata de Lima

Dirceu Cavalcanti Rigoni

Luiz Felipe Santiago Bittencourt

Marianne Rodrigues Fernandes

Vilma Francisca Hutim Gondim de Souza

Eric Homero Albuquerque Paschoal

 

Comissão Avaliadora

David José Oliveira Tozetto 

Diana Albuquerque Sato

Dirceu Cavalcanti Rigoni

Eric Homero Albuquerque Paschoal

Janari da Silva Pedroso

Juliana de Araújo Borges Ferreira

Lauro José Barata de Lima

Luiz Felipe Santiago Bittencourt

Maria de Fátima Guimarães Couceiro

Marianne Rodrigues Fernandes

Tereza Cristina de Brito Azevedo

Vilma Francisca Hutim Gondim de Souza