INTRODUÇÃO: As inovações tecnológicas são um conjunto de novas tecnologias e metodologias que visam a prevenção, diagnóstico e tratamento de diversas disfunções. Estas inovações tornaram-se uma pauta comum entre diferentes setores de saúde que precisam manter um aprendizado contínuo e procuram estratégias para se adequar à constante evolução e crescimento tecnológico. Uma das cirurgias realizadas em pacientes com alterações ósseas na face é a cirurgia ortognática, um procedimento da traumatologia bucomaxilifacial, a qual visa corrigir deformidades dentoesqueléticas, melhorar a função e proporcionar a correção de assimetrias no rosto; trazendo harmonia e equilíbrio e, consequentemente, melhorando a autoestima do paciente. Para sua realização é essencial ter um planejamento preciso e bem elaborado, como aqueles que utilizam softwares de planejamento virtual capazes de gerar guias cirúrgicos e diminuição do tempo de trabalho. OBJETIVO: O objetivo desta revisão é destacar a relevância e as vantagens da utilização de inovações tecnológicas no planejamento de cirurgias ortognáticas. METODOLOGIA: Para tal, foi realizada uma busca nos bancos de dados da PubMed, MedLine e Scielo, utilizando as palavras-chave: “saúde”, “cirurgia ortognática” e “inovações tecnológicas”. Definiu-se como critério de inclusão literaturas dos últimos 5 anos, nos idiomas português, espanhol e inglês, que explanavam sobre inovações tecnológicas associadas às cirurgias ortognáticas. DISCUSSÃO: Tratando-se de cirurgias ortognáticas, a tecnologia permite realizar um planejamento computadorizado mediante a utilização de um software capaz de, além de simular os locais que serão operados, oferecer resultados e possíveis complicações. Permitindo, dessa forma, que sejam realizadas cirurgias mais precisas, menos dolorosas, sem cicatrizes visíveis (são realizadas cirurgias na parte interna da boca) e com melhores resultados. Destaca-se a utilização do planejamento tridimensional (3D), que permite obter imagens e interações entre estruturas anatômicas, facilitando a confecção do procedimento a ser realizado e avaliação dos resultados pós-operatórios. O planejamento cirúrgico é um elemento fundamental, uma vez que permite reproduzir os movimentos ósseos adequados, bem como, preparar o guia cirúrgico do procedimento. Apesar de ainda serem utilizados os métodos tradicionais, os avanços tecnológicos permitiram realizar simulações virtuais em 3D que contribuíram para a melhora do pré e pós-operatório dos pacientes. CONCLUSÃO: Dessa forma, é provável que esse novo método seja introduzido cada vez mais nesse tipo de procedimento cirúrgico, pois percebe-se que há uma relação estreita com os avanços tecnológicos. Tornando mais fácil e assertivo o trabalho do profissional, assim como, proporcionando uma recuperação mais rápida e com menos sequelas aos pacientes.
É com grande satisfação que apresentamos os Anais do XX Congresso Médico Amazônico, um compêndio que reúne os principais trabalhos e pesquisas apresentados durante o evento. Realizado de 16 a 18 de agosto de 2024, este congresso foi um marco na discussão sobre "Sustentabilidade e Saúde na Amazônia: Desafios e Oportunidades para a Cop 30".
Os Anais refletem a diversidade e a profundidade dos temas abordados, incluindo estudos inovadores, experiências práticas e debates teóricos que englobam as áreas de saúde, sustentabilidade e o impacto das mudanças climáticas na região amazônica. Esta coletânea é uma fonte valiosa de conhecimento para profissionais, acadêmicos, estudantes e todos os interessados na interseção entre saúde e meio ambiente.
Esperamos que esta publicação inspire novas pesquisas, promova a troca de conhecimentos e fortaleça o compromisso com a preservação da Amazônia e a saúde de suas populações. Agradecemos a todos os autores e participantes que contribuíram para o sucesso do Congresso e para a construção deste importante registro científico.
Boa leitura!
A Comissão Científica
Comissão Organizadora
Dr. José Rufino Costa dos Santos - Presidente
Dr. Habib Fraiha Neto - Predidente de Honra
Dr. Pedro Celeste Noleto e Silva
Dr. Francisco Eratóstenes da Silva
Dr. Heryvelton Lima de Freittas
Dra. Brenda Faccio dos Santos
Dr. Otávio Guilhon
Dra. Ana Claudia Santana
Dr. Juciland de Sena Gama
Dr. José Mariano de Melo Cavaleiro de Macedo
Dr. José Roberto
Dra. Valéria Barbosa Pontes
Comissão Científica
Tereza Cristina de Brito Azevedo
Lauro José Barata de Lima
Dirceu Cavalcanti Rigoni
Luiz Felipe Santiago Bittencourt
Marianne Rodrigues Fernandes
Vilma Francisca Hutim Gondim de Souza
Eric Homero Albuquerque Paschoal
Comissão Avaliadora
David José Oliveira Tozetto
Diana Albuquerque Sato
Dirceu Cavalcanti Rigoni
Eric Homero Albuquerque Paschoal
Janari da Silva Pedroso
Juliana de Araújo Borges Ferreira
Lauro José Barata de Lima
Luiz Felipe Santiago Bittencourt
Maria de Fátima Guimarães Couceiro
Marianne Rodrigues Fernandes
Tereza Cristina de Brito Azevedo
Vilma Francisca Hutim Gondim de Souza