INTRODUÇÃO: O elevado índice de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) consiste em um problema de saúde pública que persiste na sociedade brasileira. Apesar das medidas de prevenção e formas de tratamentos existente no Sistema Único de Saúde- SUS, percebe-se o seu crescimento, principalmente nos casos de Sífilis. Diante do exposto, este estudo apresenta contribuições significativas para a compreensão da incidência de sífilis, uma vez que apresentará uma análise sobre a sua ocorrência nos últimos 06 (seis) anos no município de Nova Timboteua, estado do Pará.
OBJETIVO: Analisar a incidência de casos de sífilis no Município de Nova Timboteua-PA, nos últimos 06 (seis) anos, no período de janeiro de 2018 a dezembro de 2023.
CASUÍSTICA E MÉTODO: O presente estudo caracteriza-se por um levantamento epidemiológico retrospectivo e de caráter quantitativo de uma faixa temporal de 06 (seis) anos, de janeiro de 2018 a dezembro de 2023. A base principal para coleta dos dados consistiu no Sistema de Informação de Agravos de Notificação- SINAN, o que possibilitou uma análise dos casos de sífilis no município de Nova Timboteua-PA.
RESULTADOS: No município de Nova Timboteua, no período de 2018 a 2023 foram notificados 19 casos de sífilis, sendo 08 (oito) no ano de 2023, 04 (quatro) no ano de 2019, 01 (um) no ano de 2020, 02 (dois) nos anos de 2021 a 2023. De acordo com os dados epidemiológicos, percebe-se que os casos de sífilis diminuíram no decorrer dos anos, apresentado um índice de permanência nos últimos 03 (três anos).
DISCUSSÃO: Analisou-se com base nos dados obtidos que a incidência de sífilis no município de Nova Timboteua, apresenta tendência de diminuição entre os casos confirmados. Nesse entorno, a faixa etária de ocorrência permanece com o público de 18 a 39 anos, os quais possuem uma vida sexual ativa e consequentemente estão mais suscetíveis a contraírem esse tipo de infecção sexualmente transmissível. Cabe ressaltar ainda que o crescimento de ações governamentais de conscientização à comunidade e o incentivo ao uso de métodos de prevenção podem ser fatores que contribuam para a diminuição desses dados epidemiológicos.
CONCLUSÃO: O estudo permitiu perceber que a incidência dos casos de sífilis encontra-se em decrescimento no município de Nova Timboteua-PA, principalmente a partir do ano de 2020. Isso por sua vez, pode ocorrer diante da eficácia das ações de prevenção realizadas pelas unidades de saúde e vigilância epidemiológica junto à comunidade e reflexo do diagnóstico precoce e tratamento oportuno. Reafirma-se a necessidade de que mais ações de controle e prevenção sejam realizadas para que esses índices não voltem a crescer.
É com grande satisfação que apresentamos os Anais do XX Congresso Médico Amazônico, um compêndio que reúne os principais trabalhos e pesquisas apresentados durante o evento. Realizado de 16 a 18 de agosto de 2024, este congresso foi um marco na discussão sobre "Sustentabilidade e Saúde na Amazônia: Desafios e Oportunidades para a Cop 30".
Os Anais refletem a diversidade e a profundidade dos temas abordados, incluindo estudos inovadores, experiências práticas e debates teóricos que englobam as áreas de saúde, sustentabilidade e o impacto das mudanças climáticas na região amazônica. Esta coletânea é uma fonte valiosa de conhecimento para profissionais, acadêmicos, estudantes e todos os interessados na interseção entre saúde e meio ambiente.
Esperamos que esta publicação inspire novas pesquisas, promova a troca de conhecimentos e fortaleça o compromisso com a preservação da Amazônia e a saúde de suas populações. Agradecemos a todos os autores e participantes que contribuíram para o sucesso do Congresso e para a construção deste importante registro científico.
Boa leitura!
A Comissão Científica
Comissão Organizadora
Dr. José Rufino Costa dos Santos - Presidente
Dr. Habib Fraiha Neto - Predidente de Honra
Dr. Pedro Celeste Noleto e Silva
Dr. Francisco Eratóstenes da Silva
Dr. Heryvelton Lima de Freittas
Dra. Brenda Faccio dos Santos
Dr. Otávio Guilhon
Dra. Ana Claudia Santana
Dr. Juciland de Sena Gama
Dr. José Mariano de Melo Cavaleiro de Macedo
Dr. José Roberto
Dra. Valéria Barbosa Pontes
Comissão Científica
Tereza Cristina de Brito Azevedo
Lauro José Barata de Lima
Dirceu Cavalcanti Rigoni
Luiz Felipe Santiago Bittencourt
Marianne Rodrigues Fernandes
Vilma Francisca Hutim Gondim de Souza
Eric Homero Albuquerque Paschoal
Comissão Avaliadora
David José Oliveira Tozetto
Diana Albuquerque Sato
Dirceu Cavalcanti Rigoni
Eric Homero Albuquerque Paschoal
Janari da Silva Pedroso
Juliana de Araújo Borges Ferreira
Lauro José Barata de Lima
Luiz Felipe Santiago Bittencourt
Maria de Fátima Guimarães Couceiro
Marianne Rodrigues Fernandes
Tereza Cristina de Brito Azevedo
Vilma Francisca Hutim Gondim de Souza