ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA DAS NOTIFICAÇÕES DE TUBERCULOSE NO MUNICÍPIO DE NOVA TIMBOTEUA-PA, NO PERÍODO DE 2018 A 2023.

  • Autor
  • LAYSSA DAIANE COSTA DE OLIVEIRA
  • Co-autores
  • JORGE ELIAS SALUM NETO , JACQUELINE DE CARVALHO NOGUEIRA , ARILSON SANTOS DE ANDRADE FILHO , NEUZILENY NERY FERREIRA SILVA
  • Resumo
  •  

    INTRODUÇÃOA Tuberculose consiste em uma doença infectocontagiosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis e que afeta diretamente os pulmõesapresentando-se como um sério problema de saúde públicaque afeta milhares de pessoas anualmente, podendo levar amorteCom issoeste estudo apresenta contribuições para essa temática, uma vez que apresentará uma análise epidemiológica das notificações de tuberculose no município de Nova Timboteua, estado do Pará, no período de 2018 a 2023.

     

    OBJETIVORealizar uma análise epidemiológica das notificações de tuberculose no município de Nova Timboteua, estado do Pará, no período de 2018 a 2023.

     

    CASUÍSTICA E MÉTODOestudo caracteriza-se por um levantamento epidemiológico retrospectivo e quantitativo, realizado a partir da coleta de dados disponibilizados pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação- SINAN no período de 2018 a 2023, no município de Nova Timboteua, estado do Pará sobre o registro de notificações dos casos de tuberculose.

     

    RESULTADOSDe acordo com os dados epidemiológicos coletados no município de Nova Timboteua, no período de 2018 a 2023 foram notificados 21 (vinte e um) casos de tuberculosedistribuídos da seguinte maneira: 2018 (07 casos), 2019 (04 casos), 2020 (03 casos), 2021 (02 casos),2022 (02 casos) e 2023 (03 casos)Nesse entorno, a maior incidência ocorreu no ano de 2018, sendo o menor número de casos nos anos de 2021 e 2022, sendo estes últimos anos o período de maior incidência da pandemia da COVID-19.

     

    DISCUSSÃOCom base nos dados epidemiológicos obtidos percebe-se que a incidência de notificações dos casos de Tuberculose no município de Nova Timboteua, apresenta índice de diminuição. Observou-se que o maior registro de casos ocorreu no ano de 2018, entretanto, torna-se pertinente destacar no ano de 2020 a pandemia da COVID-19, fez com que muitas doenças não fossem diagnosticadas e tratadas, fato este que pode ter contribuído para o índice menor de registro de casos nesse período, o que não pode descartar a o aumento dos casos, assim como as subnotificações desse quadro infectocontagioso por parte da população timboteuense.

     

    CONCLUSÃODesse modo, constata-se que as notificações de tuberculose entre os anos de 2018 a 2023 diminuíram no município de Nova Timboteua-PA. Essa ocorrência, por sua vez, defronta-se com diversos fatores como a pandemia da COVID-19 e o distanciamento das pessoas acometidas por essa doença das unidades de saúde, o que conduz a possibilidade de diversos pacientes que não foram diagnosticadas precocemente. Nesse contexto, pós-pandêmico,inúmeros são os desafios enfrentados no âmbito da saúde, dentre eles o acesso aos serviços essenciais as pessoas com tuberculose, seu diagnóstico precoce, como forma de diminuir os casos de morte e contágio.

  • Palavras-chave
  • Tuberculose. Incidência. Análise.
  • Área Temática
  • Políticas Públicas em Saúde
Voltar

É com grande satisfação que apresentamos os Anais do XX Congresso Médico Amazônico, um compêndio que reúne os principais trabalhos e pesquisas apresentados durante o evento. Realizado de 16 a 18 de agosto de 2024, este congresso foi um marco na discussão sobre "Sustentabilidade e Saúde na Amazônia: Desafios e Oportunidades para a Cop 30".

Os Anais refletem a diversidade e a profundidade dos temas abordados, incluindo estudos inovadores, experiências práticas e debates teóricos que englobam as áreas de saúde, sustentabilidade e o impacto das mudanças climáticas na região amazônica. Esta coletânea é uma fonte valiosa de conhecimento para profissionais, acadêmicos, estudantes e todos os interessados na interseção entre saúde e meio ambiente.

Esperamos que esta publicação inspire novas pesquisas, promova a troca de conhecimentos e fortaleça o compromisso com a preservação da Amazônia e a saúde de suas populações. Agradecemos a todos os autores e participantes que contribuíram para o sucesso do Congresso e para a construção deste importante registro científico.

Boa leitura!

A Comissão Científica

  • Telemedicina
  • Direito Médico
  • Medicina do Esporte
  • Políticas Públicas em Saúde
  • Gestão e Sustentabilidade em Saúde
  • Epidemias Globais
  • Inovações Tecnológicas em Saúde
  • Evolução dos Fármacos
  • Educação Financeira
  • Cooperativismo

Comissão Organizadora

Dr. José Rufino Costa dos Santos - Presidente

Dr. Habib Fraiha Neto - Predidente de Honra

 

Dr. Pedro Celeste Noleto e Silva

Dr. Francisco Eratóstenes da Silva

Dr. Heryvelton Lima de Freittas

Dra. Brenda Faccio dos Santos

Dr. Otávio Guilhon

Dra. Ana Claudia Santana

Dr. Juciland de Sena Gama

Dr. José Mariano de Melo Cavaleiro de Macedo

Dr. José Roberto

Dra. Valéria Barbosa Pontes

 

Comissão Científica

Tereza Cristina de Brito Azevedo

Lauro José Barata de Lima

Dirceu Cavalcanti Rigoni

Luiz Felipe Santiago Bittencourt

Marianne Rodrigues Fernandes

Vilma Francisca Hutim Gondim de Souza

Eric Homero Albuquerque Paschoal

 

Comissão Avaliadora

David José Oliveira Tozetto 

Diana Albuquerque Sato

Dirceu Cavalcanti Rigoni

Eric Homero Albuquerque Paschoal

Janari da Silva Pedroso

Juliana de Araújo Borges Ferreira

Lauro José Barata de Lima

Luiz Felipe Santiago Bittencourt

Maria de Fátima Guimarães Couceiro

Marianne Rodrigues Fernandes

Tereza Cristina de Brito Azevedo

Vilma Francisca Hutim Gondim de Souza