ANTOCIANINA COMO ANTIOXIDANTE NATURAL E SEU BENEFÍCIO À SAÚDE

  • Autor
  • Roberta Louise Dias Rodrigues
  • Co-autores
  • Adilson Talis Ferreira dos Santos , Laura Coutinho Viana , Anabela Castro de Sousa , Juliana Helem Melo Ferreira , Vera Lucia Dias da Silva , Rosemary Maria Pimentel Coutinho
  • Resumo
  •  

    d) Introdução e Objetivo

    As antocianinas são flavonoides presentes em diversos alimentos vegetais, especialmente em frutas e legumes de cores vibrantes, como açaí, uvas roxas, mirtilos, cerejas e beterrabas. Estudos científicos destacam suas potentes propriedades antioxidantes, capazes de neutralizar os efeitos nocivos do estresse oxidativo no organismo humano, prevenindo assim, o desenvolvimento de doenças como o câncer e o processo degenerativo associado ao envelhecimento. Este estudo visou compreender como as antocianinas podem modular processos inflamatórios e melhorar a saúde vascular.

    e) Casuística e Método

    O presente estudo buscou entender como compostos bioativos amazônicos, como as antocianinas, contribuem para a proteção e promoção da saúde humana. Foi realizada uma revisão breve de estudos para compreender como essas substâncias antioxidantes podem prevenir doenças cardiovasculares, neurodegenerativas e até mesmo o câncer.

    f) Resultados

    As antocianinas atuam como antioxidantes, interceptando radicais livres gerados pelo metabolismo celular, impossibilitando o ataque sobre os ácidos graxos, aminoácidos e bases do DNA, protegendo contra a perda da integridade celular. Ao neutralizar os radicais livres, as antocianinas ajudam a proteger as células do corpo contra danos oxidativos, prevenindo assim doenças crônicas como câncer, problemas cardíacos e distúrbios cerebrais. Esses benefícios são atribuídos à capacidade das antocianinas de reduzir a inflamação, melhorar a função vascular e promover a saúde celular, contribuindo para um estado geral de saúde e bem-estar.

    g) Discussão

    Ao atuarem como poderosos antioxidantes, as antocianinas estão presentes em uma variedade de alimentos que atuam na promoção da saúde. Um exemplo notável é o açaí, uma superfruta exótica conhecida mundialmente e reconhecida por sua abundância de antocianinas. Além de sua vibrante coloração roxa, o açaí é valorizado como um alimento funcional devido ao seu alto teor desses compostos bioativos, que contribuem para a prevenção de doenças e para manutenção da saúde global.

    h) Conclusão

                As antocianinas emergem como antioxidantes naturais essenciais como uma estratégia eficaz na prevenção de doenças crônicas, como câncer, problemas cardíacos e distúrbios cerebrais. Este estudo reforça a importância desses compostos bioativos na dieta como uma ferramenta promissora e como alimento funcional de fontes naturais e que representam uma forma intrínseca de cuidado com a saúde, enfatizando a máxima "somos o que comemos" e a importância de escolhas alimentares conscientes para uma vida saudável.

  • Palavras-chave
  • Antocianina; antioxidante; açaí;
  • Área Temática
  • Inovações Tecnológicas em Saúde
Voltar

É com grande satisfação que apresentamos os Anais do XX Congresso Médico Amazônico, um compêndio que reúne os principais trabalhos e pesquisas apresentados durante o evento. Realizado de 16 a 18 de agosto de 2024, este congresso foi um marco na discussão sobre "Sustentabilidade e Saúde na Amazônia: Desafios e Oportunidades para a Cop 30".

Os Anais refletem a diversidade e a profundidade dos temas abordados, incluindo estudos inovadores, experiências práticas e debates teóricos que englobam as áreas de saúde, sustentabilidade e o impacto das mudanças climáticas na região amazônica. Esta coletânea é uma fonte valiosa de conhecimento para profissionais, acadêmicos, estudantes e todos os interessados na interseção entre saúde e meio ambiente.

Esperamos que esta publicação inspire novas pesquisas, promova a troca de conhecimentos e fortaleça o compromisso com a preservação da Amazônia e a saúde de suas populações. Agradecemos a todos os autores e participantes que contribuíram para o sucesso do Congresso e para a construção deste importante registro científico.

Boa leitura!

A Comissão Científica

  • Telemedicina
  • Direito Médico
  • Medicina do Esporte
  • Políticas Públicas em Saúde
  • Gestão e Sustentabilidade em Saúde
  • Epidemias Globais
  • Inovações Tecnológicas em Saúde
  • Evolução dos Fármacos
  • Educação Financeira
  • Cooperativismo

Comissão Organizadora

Dr. José Rufino Costa dos Santos - Presidente

Dr. Habib Fraiha Neto - Predidente de Honra

 

Dr. Pedro Celeste Noleto e Silva

Dr. Francisco Eratóstenes da Silva

Dr. Heryvelton Lima de Freittas

Dra. Brenda Faccio dos Santos

Dr. Otávio Guilhon

Dra. Ana Claudia Santana

Dr. Juciland de Sena Gama

Dr. José Mariano de Melo Cavaleiro de Macedo

Dr. José Roberto

Dra. Valéria Barbosa Pontes

 

Comissão Científica

Tereza Cristina de Brito Azevedo

Lauro José Barata de Lima

Dirceu Cavalcanti Rigoni

Luiz Felipe Santiago Bittencourt

Marianne Rodrigues Fernandes

Vilma Francisca Hutim Gondim de Souza

Eric Homero Albuquerque Paschoal

 

Comissão Avaliadora

David José Oliveira Tozetto 

Diana Albuquerque Sato

Dirceu Cavalcanti Rigoni

Eric Homero Albuquerque Paschoal

Janari da Silva Pedroso

Juliana de Araújo Borges Ferreira

Lauro José Barata de Lima

Luiz Felipe Santiago Bittencourt

Maria de Fátima Guimarães Couceiro

Marianne Rodrigues Fernandes

Tereza Cristina de Brito Azevedo

Vilma Francisca Hutim Gondim de Souza