DOENÇA DE CHAGAS AGUDA: ANÁLISE DO AUMENTO DA INCIDÊNCIA DE CASOS NO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA-PA

  • Autor
  • Filipe Ferreira Quaresma
  • Co-autores
  • Sara Lobato da Silva , Rayla de Cássia Silva Barreiros , Evillyn Costa Fonseca , Thays Vitória Diniz da Silva , Luana Costa Dias , Joszael Tarcio de Lima Almeida , Matheus Furtado Dias , Esdras Edgar Batista Pereira
  • Resumo
  •  

    Introdução: A Doença de Chagas aguda é a fase inicial da infecção pelo da infecção pelo protozoário Trypanossoma Cruzi, transmitida principalmente por insetos triatomínios, popularmente conhecidos como barbeiro. Essa doença tem mostrado um preocupante aumento na última década no município de Abaetetuba no estado do Pará. Este estudo tem como objetivo analisar a incidência no número de casos da doença de chagas aguda, dando destaque para os fatores envolvidos nessa progressão, na cidade de Abaetetuba-PA. Métodos: Trata-se de um estudo observacional longitudinal, retrospectivo, realizado através do levantamento de dados epidemiológicos relacionado a Doença de chagas na fase aguda. Foi utilizado o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) no período de 2012 à 2022 apoiado no Tabulador Genérico do domínio público (TabNet). O marcador utilizado foram os casos de Doença de Chagas nos últimos 10 anos no município de Abaetetuba no estado do Pará. Resultados: De acordo com os marcadores evidenciados, da última década, da cidade de Abaetetuba-PA foram identificados um total de 389 casos de Doença de Chagas Aguda em que se observou um aumento gradativo de novos casos com um menor número registrado em 2013 com 16 casos notificado e o maior número de casos foi em 2022 com o registro de 67 casos. Discussão: A doença de Chagas, nas últimas décadas, desde quando foi descoberta, tem sido estudada com estratégias e modificações no campo científico, ambiental e estrutural da sociedade, para que o índice de infecção pelo Trypanossoma Cruzi diminua. Entretando, ainda assim, como foi observado na análise de dados o número de pessoas infectadas pelo protozoário apresentou evolução no município de Abaetetuba no estado do Pará localizado na Região Norte do Brasil. Medidas preventivas de contágio devem ser formuladas, como a criação de políticas públicas voltadas para o controle e conscientização das formas de transmissão da Doença de Chagas , essa inclui a contaminação através do açaí que implica na necessidade da fiscalização dos locais onde fabricam esse alimento. Conclusão: Logo, buscou-se com esse estudo analisar a evolução, os últimos 10 anos, da incidência dos casos de Doença de Chagas Aguda para que a produção de políticas públicas seja eficaz em prevenir e combater essa enfermidade, e assim a prevalência do número de contaminados diminua no território do que abrange o município de Abaetetuba-PA.

  • Palavras-chave
  • Doença de Chagas Aguda, Abaetetuba-PA, Trypanossoma Cruzi, Incidência, Última década
  • Área Temática
  • Políticas Públicas em Saúde
Voltar

É com grande satisfação que apresentamos os Anais do XX Congresso Médico Amazônico, um compêndio que reúne os principais trabalhos e pesquisas apresentados durante o evento. Realizado de 16 a 18 de agosto de 2024, este congresso foi um marco na discussão sobre "Sustentabilidade e Saúde na Amazônia: Desafios e Oportunidades para a Cop 30".

Os Anais refletem a diversidade e a profundidade dos temas abordados, incluindo estudos inovadores, experiências práticas e debates teóricos que englobam as áreas de saúde, sustentabilidade e o impacto das mudanças climáticas na região amazônica. Esta coletânea é uma fonte valiosa de conhecimento para profissionais, acadêmicos, estudantes e todos os interessados na interseção entre saúde e meio ambiente.

Esperamos que esta publicação inspire novas pesquisas, promova a troca de conhecimentos e fortaleça o compromisso com a preservação da Amazônia e a saúde de suas populações. Agradecemos a todos os autores e participantes que contribuíram para o sucesso do Congresso e para a construção deste importante registro científico.

Boa leitura!

A Comissão Científica

  • Telemedicina
  • Direito Médico
  • Medicina do Esporte
  • Políticas Públicas em Saúde
  • Gestão e Sustentabilidade em Saúde
  • Epidemias Globais
  • Inovações Tecnológicas em Saúde
  • Evolução dos Fármacos
  • Educação Financeira
  • Cooperativismo

Comissão Organizadora

Dr. José Rufino Costa dos Santos - Presidente

Dr. Habib Fraiha Neto - Predidente de Honra

 

Dr. Pedro Celeste Noleto e Silva

Dr. Francisco Eratóstenes da Silva

Dr. Heryvelton Lima de Freittas

Dra. Brenda Faccio dos Santos

Dr. Otávio Guilhon

Dra. Ana Claudia Santana

Dr. Juciland de Sena Gama

Dr. José Mariano de Melo Cavaleiro de Macedo

Dr. José Roberto

Dra. Valéria Barbosa Pontes

 

Comissão Científica

Tereza Cristina de Brito Azevedo

Lauro José Barata de Lima

Dirceu Cavalcanti Rigoni

Luiz Felipe Santiago Bittencourt

Marianne Rodrigues Fernandes

Vilma Francisca Hutim Gondim de Souza

Eric Homero Albuquerque Paschoal

 

Comissão Avaliadora

David José Oliveira Tozetto 

Diana Albuquerque Sato

Dirceu Cavalcanti Rigoni

Eric Homero Albuquerque Paschoal

Janari da Silva Pedroso

Juliana de Araújo Borges Ferreira

Lauro José Barata de Lima

Luiz Felipe Santiago Bittencourt

Maria de Fátima Guimarães Couceiro

Marianne Rodrigues Fernandes

Tereza Cristina de Brito Azevedo

Vilma Francisca Hutim Gondim de Souza