EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UMA FERRAMENTA EFICAZ CONTRA A LEISHMANIOSE

  • Autor
  • Gessika Rafaella Sousa Siqueira
  • Co-autores
  • Dr. Cristovam Guerreiro Diniz , Arilson Santos de Andrade Filho , João Gabriel Mesquita Gomes , Beatriz de Lima Moura , Vanessa Luana Moraes da Silva , Elivan da Silva Alencar , Especialista César Melo
  • Resumo
  •  

    Introdução: As leishmanioses são doenças causadas por mais de 20 espécies de Leishmania, transmitidas pela picada da fêmea infectada do flebotomíneo. As formas principais são: leishmaniose dérmica pós-calazar, cutânea, mucocutânea e visceral. A leishmaniose visceral é altamente letal e afeta principalmente crianças desnutridas, adultos não tratados e indivíduos infectados pelo HIV. No Brasil, a doença é concentrada nas regiões norte e nordeste. A dispersão de cães infectados pode alterar a situação ecológica do flebotomíneo e favorecer a distribuição da leishmaniose visceral pelo território brasileiro. A educação em saúde é uma estratégia de promoção que dissemina informações para estimular a adoção de práticas e hábitos saudáveis. Neste contexto, a educação em saúde é uma estratégia de promoção que dissemina informações para estimular a adoção de práticas e hábitos saudáveis.

     Objetivo: relatar a experiência de acadêmicos de medicina em uma ação de extensão sobre a Leishmaniose na comunidade rural Jiquiri em Bragança-PA.

     Método: A ações de educação em saúde foi desenvolvido no espaço da Escola Municipal da comunidade. O público-alvo consistiu em 32 pais e 29 alunos do 7º ano com as seguintes ações: Ação 1. A exploração didática do tema por intermédio de uma palestra regida por acadêmicos. Ação 2.  Produção de um pôster com informações sobre a doença. Ação 3. O processo de transmissão, prevenção e manifestação da doença no organismo, apresentados de forma interativa por meio de uma peça teatral com os seguintes personagens: inseto, cão, família e médico com participação de voluntários.  Ação 4. Produção de folder educativo distribuído aos pais e alunos. Resultados e Discussão: Foi observado uma grande interação dos pais e dos alunos em relação as ações apresentadas. As atividades de educação em saúde sobre a Leishmaniose envolveram   palestra, a produção de um pôster e uma peça teatral interativa. A palestra e o pôster, focaram no conceito, sintomas e prevenção das leishmanioses visceral e tegumentar americana. A peça teatral, que teve grande envolvimento do público, apresentou de forma lúdica o local de desenvolvimento do inseto, os sintomas, a transmissão e prevenção da doença. Ao final, foi distribuído um folder educativo com instruções para compartilhamento com familiares e vizinhos. A abordagem lúdica do tema permitiu uma participação ativa e um aprendizado facilitado, resultando em uma interação significativa dos pais e alunos nas atividades. Conclusão: A ação de extensão destacou a necessidade de intervenção social da temática, pois o Brasil, principalmente a região Norte, tem alta incidência de leishmaniose e a população tem pouco conhecimento da doença. Políticas públicas eficazes permitem uma melhor organização da rede de saúde, assistência integral, prevenção de agravos e diminuição da letalidade da leishmaniose visceral.

     

  • Palavras-chave
  • Educação em saúde, Leishmaniose, prevenção
  • Área Temática
  • Políticas Públicas em Saúde
Voltar

É com grande satisfação que apresentamos os Anais do XX Congresso Médico Amazônico, um compêndio que reúne os principais trabalhos e pesquisas apresentados durante o evento. Realizado de 16 a 18 de agosto de 2024, este congresso foi um marco na discussão sobre "Sustentabilidade e Saúde na Amazônia: Desafios e Oportunidades para a Cop 30".

Os Anais refletem a diversidade e a profundidade dos temas abordados, incluindo estudos inovadores, experiências práticas e debates teóricos que englobam as áreas de saúde, sustentabilidade e o impacto das mudanças climáticas na região amazônica. Esta coletânea é uma fonte valiosa de conhecimento para profissionais, acadêmicos, estudantes e todos os interessados na interseção entre saúde e meio ambiente.

Esperamos que esta publicação inspire novas pesquisas, promova a troca de conhecimentos e fortaleça o compromisso com a preservação da Amazônia e a saúde de suas populações. Agradecemos a todos os autores e participantes que contribuíram para o sucesso do Congresso e para a construção deste importante registro científico.

Boa leitura!

A Comissão Científica

  • Telemedicina
  • Direito Médico
  • Medicina do Esporte
  • Políticas Públicas em Saúde
  • Gestão e Sustentabilidade em Saúde
  • Epidemias Globais
  • Inovações Tecnológicas em Saúde
  • Evolução dos Fármacos
  • Educação Financeira
  • Cooperativismo

Comissão Organizadora

Dr. José Rufino Costa dos Santos - Presidente

Dr. Habib Fraiha Neto - Predidente de Honra

 

Dr. Pedro Celeste Noleto e Silva

Dr. Francisco Eratóstenes da Silva

Dr. Heryvelton Lima de Freittas

Dra. Brenda Faccio dos Santos

Dr. Otávio Guilhon

Dra. Ana Claudia Santana

Dr. Juciland de Sena Gama

Dr. José Mariano de Melo Cavaleiro de Macedo

Dr. José Roberto

Dra. Valéria Barbosa Pontes

 

Comissão Científica

Tereza Cristina de Brito Azevedo

Lauro José Barata de Lima

Dirceu Cavalcanti Rigoni

Luiz Felipe Santiago Bittencourt

Marianne Rodrigues Fernandes

Vilma Francisca Hutim Gondim de Souza

Eric Homero Albuquerque Paschoal

 

Comissão Avaliadora

David José Oliveira Tozetto 

Diana Albuquerque Sato

Dirceu Cavalcanti Rigoni

Eric Homero Albuquerque Paschoal

Janari da Silva Pedroso

Juliana de Araújo Borges Ferreira

Lauro José Barata de Lima

Luiz Felipe Santiago Bittencourt

Maria de Fátima Guimarães Couceiro

Marianne Rodrigues Fernandes

Tereza Cristina de Brito Azevedo

Vilma Francisca Hutim Gondim de Souza