A patogenicidade do coronavírus teve origem de animais para o ser humano. As aves selvagens que migram por fronteiras nacionais e intercontinentais podem se tornar vetores importantes para a dispersão de variadas espécies virais que podem ser importantes para a saúde pública. Entender o viroma dessas espécies pode ser eficaz para monitorar futuras pandemias. Essas aves migratórias utilizam a costa brasileira para invernada. Pesquisas brasileiras mostram evidencias de que as aves migratórias podem ser dispersoras de subtipos de vírus da Influenza. O objetivo do presente estudo é identificar e caracterizar a presença de vírus no transcriptoma do maçarico-rasteirinho (Calidris pusilla). Sob autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), n° 44551-3 e manuseio aprovado no comitê de ética no uso de animais (CEUA), n° 9969260721. As aves coletadas foram anestesiadas com Isoflurano, seguido de perfusão por via transcardíaca com solução salina e RNA later® para a retirada do cérebro. O isolamento e purificação do RNA mensageiro a partir do RNA total utilizamos o kit Dynabeads mRNA DIRECT Micro Kit. Para a conversão em cDNA utilizamos o Ion Total RNA-Seq Kit. Realizamos o preparo automatizado com o sistema Ion Chef. Fizemos o sequenciamento dos fragmentos no Ion 540™ Chip e o Gene Studio S5 System para realizar a sua leitura. A verificação da qualidade e filtragem das sequências foi feita pelo software FastQC e Trimmomatic. O pipeline VIRTUS2 realizou a varredura dos vírus usando como referência o genoma e transcriptoma da espécie mais aproximada Calidris pugnax. O banco de dados dos vírus foi obtido no NCBI Viral Genomes Ref-Seq. Os transcriptomas de C. pusilla submetidos ao pipeline VIRTUS2 mostraram 370 de espécimes de vírus distintos. Dos vírus identificados encontramos o herpesvírus bovino tipo 5 (BoHV-5) cepa SV507/99. Pertencente à família Herpesviridae, o BoHV-5 é um vírus de fita dupla de DNA, após a primeira infecção o vírus tem latência vitalícia nos neurônios, esse vírus é o causador da meningoencefalite necrosante em bovinos, uma doença neurológica no sistema nervoso central, registrado especialmente na América do Sul, mas também identificado na Austrália e Estados Unidos. Esse vírus foi associado a doenças respiratórias, fetos abortados e órgão como pulmão e baço. A glicoproteína E presente na membrana viral está relacionada com a neuroinvasão, assim como a enzima timina quinase (TK) que tem papel importante no metabolismo de nucleotídeos para garantir sua replicação eficiente nos neurônios. As vacinas produzidas na América do Sul contêm cepas inativas de BoHV-1 que não são eficazes contra BoHV-5. Nossos resultados sugerem uma ampla diversidade de espécies virais no transcriptoma de C. pusilla, em seu Viroma foi identificado o BoHV-5 cepa SV507/99, um vírus capaz de infectar o sistema nervoso central de bovinos. Estudos mais aprofundados poderão ser importantes para a epidemiologia.
É com grande satisfação que apresentamos os Anais do XX Congresso Médico Amazônico, um compêndio que reúne os principais trabalhos e pesquisas apresentados durante o evento. Realizado de 16 a 18 de agosto de 2024, este congresso foi um marco na discussão sobre "Sustentabilidade e Saúde na Amazônia: Desafios e Oportunidades para a Cop 30".
Os Anais refletem a diversidade e a profundidade dos temas abordados, incluindo estudos inovadores, experiências práticas e debates teóricos que englobam as áreas de saúde, sustentabilidade e o impacto das mudanças climáticas na região amazônica. Esta coletânea é uma fonte valiosa de conhecimento para profissionais, acadêmicos, estudantes e todos os interessados na interseção entre saúde e meio ambiente.
Esperamos que esta publicação inspire novas pesquisas, promova a troca de conhecimentos e fortaleça o compromisso com a preservação da Amazônia e a saúde de suas populações. Agradecemos a todos os autores e participantes que contribuíram para o sucesso do Congresso e para a construção deste importante registro científico.
Boa leitura!
A Comissão Científica
Comissão Organizadora
Dr. José Rufino Costa dos Santos - Presidente
Dr. Habib Fraiha Neto - Predidente de Honra
Dr. Pedro Celeste Noleto e Silva
Dr. Francisco Eratóstenes da Silva
Dr. Heryvelton Lima de Freittas
Dra. Brenda Faccio dos Santos
Dr. Otávio Guilhon
Dra. Ana Claudia Santana
Dr. Juciland de Sena Gama
Dr. José Mariano de Melo Cavaleiro de Macedo
Dr. José Roberto
Dra. Valéria Barbosa Pontes
Comissão Científica
Tereza Cristina de Brito Azevedo
Lauro José Barata de Lima
Dirceu Cavalcanti Rigoni
Luiz Felipe Santiago Bittencourt
Marianne Rodrigues Fernandes
Vilma Francisca Hutim Gondim de Souza
Eric Homero Albuquerque Paschoal
Comissão Avaliadora
David José Oliveira Tozetto
Diana Albuquerque Sato
Dirceu Cavalcanti Rigoni
Eric Homero Albuquerque Paschoal
Janari da Silva Pedroso
Juliana de Araújo Borges Ferreira
Lauro José Barata de Lima
Luiz Felipe Santiago Bittencourt
Maria de Fátima Guimarães Couceiro
Marianne Rodrigues Fernandes
Tereza Cristina de Brito Azevedo
Vilma Francisca Hutim Gondim de Souza