INTRODUÇÃO e OBJETIVO: A Febre Oropouche (FO) é uma doença causada pelo Orthobunyavirus, transmitido por artrópodes com o ciclo de transmissão tanto silvestre quanto urbano. Os sintomas da FO são semelhantes aos da dengue e chikungunya, apresentando desafios no diagnóstico e na notificação epidemiológica. Portanto, a sociedade moderna recorre cada vez mais à pesquisa on-line para esclarecer questões de saúde. Assim, a ferramenta Google Trends (GT) tornou-se relevante para avaliar a tendência de buscas por informações sobre a FO e sua comparação com a dengue. Este trabalho objetivou avaliar a tendência e comparação da população brasileira na busca de informações sobre a FO na web e as possíveis relações com a dengue. CASUÍSTICA e MÉTODO: O estudo foi conduzido de forma transversal e quantitativa, desenvolvido com base na consulta ao GT para analisar as buscas relacionadas à FO no Brasil, durante um período de 90 dias, na categoria de saúde e pesquisas na web. Foram utilizados os seguintes termos, como: “Febre Oropouche” e “Dengue”. O termo principal foi "Febre oropouche". O interesse da população foi medido pelo Volume de Pesquisa Relativo (VPR), onde 100 indica o ápice de interesse em um termo específico, enquanto 50 representa a metade desse pico, e 0 sugere ausência de buscas significativas, uma métrica fornecida pela própria plataforma. RESULTADO: A pesquisa sobre a FO teve maior intensidade nos estados do Amazonas, Rondônia, Acre, Piauí e Espírito Santo. O Amazonas liderou as buscas na web sobre a FO com o percentual de 100%, atingindo o pico de popularidade em 1° de março de 2024. Em comparação com a dengue, a dengue mantém um pico de interesse em constante crescimento em todo o Brasil. As perguntas mais frequentes relacionadas à dengue incluem: quais os remédios contra indicados, sintomas da dengue, vacina contra a dengue, duração da dengue [...]. Enquanto as pesquisas relacionadas à arbovirose na web incluem: febre oropouche, sintomas da febre oropouche, nova febre, maruim [...]. DISCUSSÃO: A disparidade nas buscas no Google sobre o oropouche e a dengue levanta dúvidas sobre a eficácia dos órgãos responsáveis em alertar a população. Embora a dengue seja amplamente reconhecida, a menor quantidade de buscas sobre a FO pode indicar uma falta de conscientização pública. O Google, que é o mais utilizado pelas pessoas como principal fonte de informações sobre saúde, acaba se tornando um "Doutor Google", enquanto médicos de confiança ou postos de saúde são sempre as opções finais. CONCLUSÃO: O volume de pesquisas sobre a FO mostrou uma relação significativa com a dengue, que tem maior disseminação de informações. O estudo identificou um aumento nas buscas por "febre Oropouche sintomas" e "o que é febre Oropouche" a partir de 1º de março de 2024, atingindo em 100% seu pico de popularidade. No mesmo período, as buscas por "protocolo dengue 2024" foram intensamente mais pesquisadas, superando as buscas sobre FO quando comparadas por sub-região.
É com grande satisfação que apresentamos os Anais do XX Congresso Médico Amazônico, um compêndio que reúne os principais trabalhos e pesquisas apresentados durante o evento. Realizado de 16 a 18 de agosto de 2024, este congresso foi um marco na discussão sobre "Sustentabilidade e Saúde na Amazônia: Desafios e Oportunidades para a Cop 30".
Os Anais refletem a diversidade e a profundidade dos temas abordados, incluindo estudos inovadores, experiências práticas e debates teóricos que englobam as áreas de saúde, sustentabilidade e o impacto das mudanças climáticas na região amazônica. Esta coletânea é uma fonte valiosa de conhecimento para profissionais, acadêmicos, estudantes e todos os interessados na interseção entre saúde e meio ambiente.
Esperamos que esta publicação inspire novas pesquisas, promova a troca de conhecimentos e fortaleça o compromisso com a preservação da Amazônia e a saúde de suas populações. Agradecemos a todos os autores e participantes que contribuíram para o sucesso do Congresso e para a construção deste importante registro científico.
Boa leitura!
A Comissão Científica
Comissão Organizadora
Dr. José Rufino Costa dos Santos - Presidente
Dr. Habib Fraiha Neto - Predidente de Honra
Dr. Pedro Celeste Noleto e Silva
Dr. Francisco Eratóstenes da Silva
Dr. Heryvelton Lima de Freittas
Dra. Brenda Faccio dos Santos
Dr. Otávio Guilhon
Dra. Ana Claudia Santana
Dr. Juciland de Sena Gama
Dr. José Mariano de Melo Cavaleiro de Macedo
Dr. José Roberto
Dra. Valéria Barbosa Pontes
Comissão Científica
Tereza Cristina de Brito Azevedo
Lauro José Barata de Lima
Dirceu Cavalcanti Rigoni
Luiz Felipe Santiago Bittencourt
Marianne Rodrigues Fernandes
Vilma Francisca Hutim Gondim de Souza
Eric Homero Albuquerque Paschoal
Comissão Avaliadora
David José Oliveira Tozetto
Diana Albuquerque Sato
Dirceu Cavalcanti Rigoni
Eric Homero Albuquerque Paschoal
Janari da Silva Pedroso
Juliana de Araújo Borges Ferreira
Lauro José Barata de Lima
Luiz Felipe Santiago Bittencourt
Maria de Fátima Guimarães Couceiro
Marianne Rodrigues Fernandes
Tereza Cristina de Brito Azevedo
Vilma Francisca Hutim Gondim de Souza