Maçarico Rasteiro (Calidris pusilla) como vetor do Betaherpesvirus humano 7 ( HHV-7 ) NA Amazônia Costeira

  • Autor
  • Cristovam Guerreiro Diniz
  • Co-autores
  • Patrick Douglas Corrêa Pereira , Emanuel Ramos da Costa , Anderson de Jesus Falcão da Silva , Natan Ibrahim Pires Almeida , Mauro André Damasceno de Melo , Nara Gyzely de Morais Magalhães , Daniel Guerreiro Diniz , Cristovam Wanderley Picaço Diniz , Pedro Fernando da Costa Vasconcelos
  • Resumo
  •  

    Estudos sobre aves migratórias provenientes do hemisfério norte, tornaram-se importantes, pois estas podem servir de potenciais vetores de agentes virais e propagar patógenos ao redor do globo, daí a importância de entender o viroma dessas espécies para tentar evitar possíveis pandemias. Este esforço busca  identificar e caracterizar a presença de vírus no transcriptoma do maçarico-rasteirinho (Calidris pusilla) e dentre essa caracterização, foi encontrada a presença do Betaherpesvirus humano 7 ( HHV-7 ). Portanto, é de extrema relevância identificar a presença de vírus, como o HHV-7 em aves migratórias, pois estas entram em contato com a camunidade de ilhas pesqueiras e de moradores das costas brasileiras, tornando um possível contágio em humanos algo a se investigar. Assim dito, este trabalho se concentra em investigar a presença do Betaherpesvirus humano 7 ( HHV-7 ) na ave migratória de longas distâncias Callidris pusilla através do transcriptoma do maçarico-rasteirinho (Calidris pusilla). Sob autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), n° 44551-3 e manuseio aprovado no comitê de ética no uso de animais (CEUA), n° 9969260721. As aves coletadas foram anestesiadas com Isoflurano, seguido de perfusão por via transcardíaca com solução salina e RNA later® para a retirada do cérebro. O isolamento e purificação do RNA mensageiro a partir do RNA total utilizamos o kit Dynabeads mRNA DIRECT Micro Kit. Para a conversão em cDNA utilizamos o Ion Total RNA-Seq Kit. Realizamos o preparo automatizado com o sistema Ion Chef. Fizemos o sequenciamento dos fragmentos no Ion 540™ Chip e o GeneStudio System para realizar a sua leitura. A verificação da qualidade e filtragem das sequências foi feita pelo software FastQC e Trimmomatic. O pipeline VIRTUS2 realizou a varredura dos vírus usando como referência o genoma e transcriptoma da espécie mais aproximada Calidris pugnax. O banco de dados dos vírus foi obtido no NCBI Viral Genomes Ref-Seq. Os transcriptomas de C. pusilla submetidos ao pipeline VIRTUS2 mostraram 370 de espécimes de vírus distintos, entre eles, o  Betaherpesvirus humano 7 (HHV-7) que é atualmente suspeito também de ser o agente causador do líquen plano, presença de erupções na pele, geralmente no trato oral e genital. Em um estudo dermatológico, foram realizadas 33 biópsias de pele e o HHV-7 foi encontrado em taxas elevadas em lesões de líquen plano. A remissão também foi associada a níveis mais baixos de HHV-7. O Betaherpesvirus humano 7 também foi detectado em 79,3% do tecido cervical examinado, indicando que o contato sexual pode ser uma via de transmissão do HHV-7. Portanto, se faz de grande importância os estudos envolvendo os vírus transcritos presentes nessas aves, pos assim, podemos obter uma ferramenta que possa nos antecipar a novas pandemias, nos dando mais tempo para a elaboração de novas vacinas e tratamentos.

     

  • Palavras-chave
  • Aves migratórias; Viroma; Transcriptoma; Vírus
  • Área Temática
  • Epidemias Globais
Voltar

É com grande satisfação que apresentamos os Anais do XX Congresso Médico Amazônico, um compêndio que reúne os principais trabalhos e pesquisas apresentados durante o evento. Realizado de 16 a 18 de agosto de 2024, este congresso foi um marco na discussão sobre "Sustentabilidade e Saúde na Amazônia: Desafios e Oportunidades para a Cop 30".

Os Anais refletem a diversidade e a profundidade dos temas abordados, incluindo estudos inovadores, experiências práticas e debates teóricos que englobam as áreas de saúde, sustentabilidade e o impacto das mudanças climáticas na região amazônica. Esta coletânea é uma fonte valiosa de conhecimento para profissionais, acadêmicos, estudantes e todos os interessados na interseção entre saúde e meio ambiente.

Esperamos que esta publicação inspire novas pesquisas, promova a troca de conhecimentos e fortaleça o compromisso com a preservação da Amazônia e a saúde de suas populações. Agradecemos a todos os autores e participantes que contribuíram para o sucesso do Congresso e para a construção deste importante registro científico.

Boa leitura!

A Comissão Científica

  • Telemedicina
  • Direito Médico
  • Medicina do Esporte
  • Políticas Públicas em Saúde
  • Gestão e Sustentabilidade em Saúde
  • Epidemias Globais
  • Inovações Tecnológicas em Saúde
  • Evolução dos Fármacos
  • Educação Financeira
  • Cooperativismo

Comissão Organizadora

Dr. José Rufino Costa dos Santos - Presidente

Dr. Habib Fraiha Neto - Predidente de Honra

 

Dr. Pedro Celeste Noleto e Silva

Dr. Francisco Eratóstenes da Silva

Dr. Heryvelton Lima de Freittas

Dra. Brenda Faccio dos Santos

Dr. Otávio Guilhon

Dra. Ana Claudia Santana

Dr. Juciland de Sena Gama

Dr. José Mariano de Melo Cavaleiro de Macedo

Dr. José Roberto

Dra. Valéria Barbosa Pontes

 

Comissão Científica

Tereza Cristina de Brito Azevedo

Lauro José Barata de Lima

Dirceu Cavalcanti Rigoni

Luiz Felipe Santiago Bittencourt

Marianne Rodrigues Fernandes

Vilma Francisca Hutim Gondim de Souza

Eric Homero Albuquerque Paschoal

 

Comissão Avaliadora

David José Oliveira Tozetto 

Diana Albuquerque Sato

Dirceu Cavalcanti Rigoni

Eric Homero Albuquerque Paschoal

Janari da Silva Pedroso

Juliana de Araújo Borges Ferreira

Lauro José Barata de Lima

Luiz Felipe Santiago Bittencourt

Maria de Fátima Guimarães Couceiro

Marianne Rodrigues Fernandes

Tereza Cristina de Brito Azevedo

Vilma Francisca Hutim Gondim de Souza