ESTUDO ETIOLÓGICO DOS PACIENTES COM INSUFICIÊNCIA CARDÍACA DA FHCGV

  • Autor
  • Jefferson Pereira corrêa
  • Co-autores
  • Bruna Giovana Bastos Aguiar , Maria Eduarda Amaral Fidalgo , Filipe Rabelo Rodrigues , Lucas Silva Cabeça
  • Resumo
  • TÍTULO: ESTUDO ETIOLÓGICO DOS PACIENTES COM INSUFICIÊNCIA CARDÍACA DA FHCGV

     

    INTRODUÇÃO: A Insuficiência Cardíaca (IC) é uma condição crônica em que o coração não bombeia sangue adequadamente, decorrente de doenças como doença arterial coronariana, miocardite, valvulopatia e hipertensão arterial. Os sintomas incluem acúmulo de líquido (edema), falta de ar e batimentos cardíacos acelerados. É essencial buscar tratamento médico contínuo para controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente. OBJETIVO:  avaliar as etiologias dos pacientes com insuficiência cardíaca da FHCGV. MÉTODO: Estudo descritivo qualitativo realizado mediante aplicação de questionário epidemiológico, o qual fora restrito aos indivíduos abarcados pelo atendimento de Cardiologia Clínica da Fundação de Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV), na cidade de Belém, do estado do Pará, entre os meses de janeiro de 2022 a fevereiro de 2023. Foram considerados 53 pacientes com diagnóstico de Insuficiência Cardíaca (IC), sendo critério de inclusão idade superior a 18 anos. RESULTADOS: No período analisado, foram  registrados 53 casos de Insuficiência Cardíaca por diversas etiologias, sendo que desse total, houve o predomínio de 19 casos (45,28%) com IC isquêmica, enquanto a IC hipertensiva apresentou-se em 24,52% dos casos. Desses, notou-se que 5 casos (9,43%) obtiveram as duas etiologias. Além disso, chama a atenção o número de casos de IC por Chagas e IC valvar, com um total de 7 casos para cada, o que representa  cerca de 26.41% do quantitativo. No que se refere a IC valvar, esta apresenta ligação com outras etiologias (isquêmica/hipertensiva) em 57,14% de seus casos. Cabe ressaltar que 8 casos (15,09%), do total de 53 pacientes, obtiveram outras etiologias. Além disso, 77,35% do total de casos afeta homens com idade variando com idade entre 45-60 anos, enquanto que as 12 mulheres (22,65%) do estudo têm idade entre 50-63 anos. DISCUSSÃO IC isquêmica foi a causa mais comum (45,28%), seguida por IC hipertensiva (24,52%), devido à alta prevalência de doença arterial coronariana e hipertensão como fatores de risco principais. O estudo revelou maior prevalência de IC em homens (77,35%) entre 45-60 anos e em mulheres (22,65%) entre 50-63 anos, explicada pela incidência precoce de fatores de risco cardiovascular em homens.  Além disso 9,43% dos pacientes apresentavam tanto IC isquêmica quanto hipertensiva, sugerindo interação entre múltiplos fatores de risco na progressão da doença. CONCLUSÃO: Os dados revelam uma complexidade etiológica significativa entre os pacientes com IC na FHCGV, com uma predominância de casos isquêmicos e hipertensivos. . Este perfil demográfico e etiológico deve orientar estratégias de tratamento e prevenção específicas, além de destacar a importância de uma abordagem integrada e individualizada no manejo da insuficiência cardíaca.

     

    Palavras-chave: Etiologia; Insuficiência Cardíaca; FHCGV.

  • Palavras-chave
  • Etiologia, Insuficiência Cardíaca, FHCGV
  • Área Temática
  • Políticas Públicas em Saúde
Voltar

É com grande satisfação que apresentamos os Anais do XX Congresso Médico Amazônico, um compêndio que reúne os principais trabalhos e pesquisas apresentados durante o evento. Realizado de 16 a 18 de agosto de 2024, este congresso foi um marco na discussão sobre "Sustentabilidade e Saúde na Amazônia: Desafios e Oportunidades para a Cop 30".

Os Anais refletem a diversidade e a profundidade dos temas abordados, incluindo estudos inovadores, experiências práticas e debates teóricos que englobam as áreas de saúde, sustentabilidade e o impacto das mudanças climáticas na região amazônica. Esta coletânea é uma fonte valiosa de conhecimento para profissionais, acadêmicos, estudantes e todos os interessados na interseção entre saúde e meio ambiente.

Esperamos que esta publicação inspire novas pesquisas, promova a troca de conhecimentos e fortaleça o compromisso com a preservação da Amazônia e a saúde de suas populações. Agradecemos a todos os autores e participantes que contribuíram para o sucesso do Congresso e para a construção deste importante registro científico.

Boa leitura!

A Comissão Científica

  • Telemedicina
  • Direito Médico
  • Medicina do Esporte
  • Políticas Públicas em Saúde
  • Gestão e Sustentabilidade em Saúde
  • Epidemias Globais
  • Inovações Tecnológicas em Saúde
  • Evolução dos Fármacos
  • Educação Financeira
  • Cooperativismo

Comissão Organizadora

Dr. José Rufino Costa dos Santos - Presidente

Dr. Habib Fraiha Neto - Predidente de Honra

 

Dr. Pedro Celeste Noleto e Silva

Dr. Francisco Eratóstenes da Silva

Dr. Heryvelton Lima de Freittas

Dra. Brenda Faccio dos Santos

Dr. Otávio Guilhon

Dra. Ana Claudia Santana

Dr. Juciland de Sena Gama

Dr. José Mariano de Melo Cavaleiro de Macedo

Dr. José Roberto

Dra. Valéria Barbosa Pontes

 

Comissão Científica

Tereza Cristina de Brito Azevedo

Lauro José Barata de Lima

Dirceu Cavalcanti Rigoni

Luiz Felipe Santiago Bittencourt

Marianne Rodrigues Fernandes

Vilma Francisca Hutim Gondim de Souza

Eric Homero Albuquerque Paschoal

 

Comissão Avaliadora

David José Oliveira Tozetto 

Diana Albuquerque Sato

Dirceu Cavalcanti Rigoni

Eric Homero Albuquerque Paschoal

Janari da Silva Pedroso

Juliana de Araújo Borges Ferreira

Lauro José Barata de Lima

Luiz Felipe Santiago Bittencourt

Maria de Fátima Guimarães Couceiro

Marianne Rodrigues Fernandes

Tereza Cristina de Brito Azevedo

Vilma Francisca Hutim Gondim de Souza