Introdução: As tecnologias educacionais têm emergido como ferramentas inovadoras no campo da saúde, oferecendo novas abordagens para a educação de profissionais e pacientes, melhorando a eficiência do aprendizado e a qualidade dos cuidados de saúde. Este estudo tem como objetivo investigar o uso de tecnologias educacionais como métodos de inovações tecnológicas em saúde, analisando seus impactos na formação de profissionais de saúde, na educação continuada e na capacitação dos pacientes para o autocuidado. Casuística e Método: Foi realizada uma pesquisa descritiva e exploratória em uma instituição de ensino e saúde no Pará, entre 2023 e 2024. A amostra incluiu 10 profissionais de saúde e 40 pacientes que participaram de programas educacionais baseados em tecnologias como plataformas de e-learning, simulações virtuais, realidade aumentada (AR) e aplicativos móveis. Os dados foram coletados por meio de questionários estruturados e entrevistas semiestruturadas, além de análise documental de relatórios institucionais e avaliações de programas. As análises estatísticas e qualitativas foram utilizadas para avaliar a eficácia dessas tecnologias na educação e na prática clínica. Resultados: Os resultados mostraram que a adoção de tecnologias educacionais levou a melhorias significativas na formação e atualização dos profissionais de saúde. 85% dos profissionais relataram maior retenção de conhecimento e habilidades práticas após a utilização de simulações virtuais e plataformas de e-learning. Os pacientes que utilizaram aplicativos móveis para gerenciamento de saúde e programas de autocuidado demonstraram uma melhoria de 40% na adesão ao tratamento e no controle de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. Discussão: A análise dos dados evidencia que as tecnologias educacionais são efetivas na inovação dos métodos de ensino em saúde, proporcionando um aprendizado mais interativo e personalizado. As plataformas de e-learning e as simulações virtuais não só aumentam a eficiência do aprendizado, mas também permitem uma educação continuada mais acessível e flexível. A realidade aumentada oferece uma dimensão prática ao ensino, enriquecendo a experiência educacional. No entanto, a implementação dessas tecnologias enfrenta desafios, incluindo a necessidade de infraestrutura adequada, treinamento de profissionais e resistência à mudança. Conclusão: As tecnologias educacionais representam uma importante inovação no campo da saúde, melhorando a formação de profissionais e a capacitação dos pacientes para o autocuidado. Este estudo demonstra que a utilização de plataformas de e-learning, simulações virtuais, realidade aumentada e aplicativos móveis tem um impacto positivo significativo na educação em saúde.
É com grande satisfação que apresentamos os Anais do XX Congresso Médico Amazônico, um compêndio que reúne os principais trabalhos e pesquisas apresentados durante o evento. Realizado de 16 a 18 de agosto de 2024, este congresso foi um marco na discussão sobre "Sustentabilidade e Saúde na Amazônia: Desafios e Oportunidades para a Cop 30".
Os Anais refletem a diversidade e a profundidade dos temas abordados, incluindo estudos inovadores, experiências práticas e debates teóricos que englobam as áreas de saúde, sustentabilidade e o impacto das mudanças climáticas na região amazônica. Esta coletânea é uma fonte valiosa de conhecimento para profissionais, acadêmicos, estudantes e todos os interessados na interseção entre saúde e meio ambiente.
Esperamos que esta publicação inspire novas pesquisas, promova a troca de conhecimentos e fortaleça o compromisso com a preservação da Amazônia e a saúde de suas populações. Agradecemos a todos os autores e participantes que contribuíram para o sucesso do Congresso e para a construção deste importante registro científico.
Boa leitura!
A Comissão Científica
Comissão Organizadora
Dr. José Rufino Costa dos Santos - Presidente
Dr. Habib Fraiha Neto - Predidente de Honra
Dr. Pedro Celeste Noleto e Silva
Dr. Francisco Eratóstenes da Silva
Dr. Heryvelton Lima de Freittas
Dra. Brenda Faccio dos Santos
Dr. Otávio Guilhon
Dra. Ana Claudia Santana
Dr. Juciland de Sena Gama
Dr. José Mariano de Melo Cavaleiro de Macedo
Dr. José Roberto
Dra. Valéria Barbosa Pontes
Comissão Científica
Tereza Cristina de Brito Azevedo
Lauro José Barata de Lima
Dirceu Cavalcanti Rigoni
Luiz Felipe Santiago Bittencourt
Marianne Rodrigues Fernandes
Vilma Francisca Hutim Gondim de Souza
Eric Homero Albuquerque Paschoal
Comissão Avaliadora
David José Oliveira Tozetto
Diana Albuquerque Sato
Dirceu Cavalcanti Rigoni
Eric Homero Albuquerque Paschoal
Janari da Silva Pedroso
Juliana de Araújo Borges Ferreira
Lauro José Barata de Lima
Luiz Felipe Santiago Bittencourt
Maria de Fátima Guimarães Couceiro
Marianne Rodrigues Fernandes
Tereza Cristina de Brito Azevedo
Vilma Francisca Hutim Gondim de Souza