Síndrome pós-COVID e a qualidade do sono: Uma revisão integrativa da literatura

  • Autor
  • Aline Oliveira Rocha
  • Co-autores
  • Gisele Vieira Hennemann Koury , Rafael Silva Lemos , Gabriel Dias Corrêa , Erick Antônio Rodrigues Mendes , Alna Carolina Mendes Paranhos , Ápio Ricardo Nazareth Dias , Luiz Fábio Magno Falcão , Juarez Antônio Simões Quaresma
  • Resumo
  • Introdução e Objetivos: Mesmo após o fim da pandemia da COVID-19 (doença por coronavírus 2019), sequelas ocasionadas por este vírus permaneceram. Pacientes recuperados começaram a desenvolver uma forma crônica da doença, chamada de Síndrome Pós-COVID (SPC), uma doença multifatorial que afeta vários sistemas, entre eles o sistema nervoso, podendo levar a alterações na qualidade do sono. O presente estudo tem como objetivo analisar e sintetizar o que a literatura científica produziu sobre a relação da SPC e a qualidade do sono e entender as consequências dessa relação no cotidiano dos pacientes. Casuística e Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura com abordagem quantitativa. A pergunta norteadora foi definida a partir da estratégia PICO e buscou-se responder à pergunta: “A SPC ocasiona alterações na qualidade do sono?”. Para esse fim, realizou-se uma busca no período de janeiro de 2024 nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e PubMed com os descritores em inglês “sleep disturbance”, insomnia” e “long COVID” associado ao operador boleano “and”. Resultados: Os trabalhos coletados após a primeira filtragem tiveram seus títulos e resumos avaliados através do programa Mendeley. Dos 631 artigos identificados inicialmente, 19 compuseram o estudo, dos quais 13 eram estudos de coorte, 4 eram estudos transversais e 2 eram estudos de caso-controle. Observou-se que a má qualidade do sono emerge como um problema prevalente e complexo em pacientes com SPC, impactando profundamente a saúde física, mental e a qualidade de vida. Diversos estudos destacam a alta incidência de distúrbios do sono, como insônia, sono fragmentado e sonolência diurna excessiva, frequentemente associados a sintomas cognitivos e psicológicos, como confusão mental, fadiga, ansiedade e depressão. Discussão: A relação entre os distúrbios do sono e a inflamação sistêmica, a invasão viral direta no sistema nervoso central e a resposta imunológica persistentemente alterada sugerem a necessidade de estratégias terapêuticas multifacetadas que abordem esses mecanismos subjacentes. Além disso, foram identificados fatores de risco para estas alterações, como a gravidade da infecção inicial e as condições crônicas pré-existentes. Conclusão: A alta prevalência de alterações do sono embasam a importância de abordagens integradas para o seu manejo na SPC, considerando tanto os aspectos biológicos quanto os psicossociais, auxiliando na recuperação destes indivíduos e proporcionando melhora da qualidade de vida nesta população.

  • Palavras-chave
  • Síndrome de COVID-19 Pós-Aguda, Sistema nervoso, Sono.
  • Área Temática
  • Epidemias Globais
Voltar

É com grande satisfação que apresentamos os Anais do XX Congresso Médico Amazônico, um compêndio que reúne os principais trabalhos e pesquisas apresentados durante o evento. Realizado de 16 a 18 de agosto de 2024, este congresso foi um marco na discussão sobre "Sustentabilidade e Saúde na Amazônia: Desafios e Oportunidades para a Cop 30".

Os Anais refletem a diversidade e a profundidade dos temas abordados, incluindo estudos inovadores, experiências práticas e debates teóricos que englobam as áreas de saúde, sustentabilidade e o impacto das mudanças climáticas na região amazônica. Esta coletânea é uma fonte valiosa de conhecimento para profissionais, acadêmicos, estudantes e todos os interessados na interseção entre saúde e meio ambiente.

Esperamos que esta publicação inspire novas pesquisas, promova a troca de conhecimentos e fortaleça o compromisso com a preservação da Amazônia e a saúde de suas populações. Agradecemos a todos os autores e participantes que contribuíram para o sucesso do Congresso e para a construção deste importante registro científico.

Boa leitura!

A Comissão Científica

  • Telemedicina
  • Direito Médico
  • Medicina do Esporte
  • Políticas Públicas em Saúde
  • Gestão e Sustentabilidade em Saúde
  • Epidemias Globais
  • Inovações Tecnológicas em Saúde
  • Evolução dos Fármacos
  • Educação Financeira
  • Cooperativismo

Comissão Organizadora

Dr. José Rufino Costa dos Santos - Presidente

Dr. Habib Fraiha Neto - Predidente de Honra

 

Dr. Pedro Celeste Noleto e Silva

Dr. Francisco Eratóstenes da Silva

Dr. Heryvelton Lima de Freittas

Dra. Brenda Faccio dos Santos

Dr. Otávio Guilhon

Dra. Ana Claudia Santana

Dr. Juciland de Sena Gama

Dr. José Mariano de Melo Cavaleiro de Macedo

Dr. José Roberto

Dra. Valéria Barbosa Pontes

 

Comissão Científica

Tereza Cristina de Brito Azevedo

Lauro José Barata de Lima

Dirceu Cavalcanti Rigoni

Luiz Felipe Santiago Bittencourt

Marianne Rodrigues Fernandes

Vilma Francisca Hutim Gondim de Souza

Eric Homero Albuquerque Paschoal

 

Comissão Avaliadora

David José Oliveira Tozetto 

Diana Albuquerque Sato

Dirceu Cavalcanti Rigoni

Eric Homero Albuquerque Paschoal

Janari da Silva Pedroso

Juliana de Araújo Borges Ferreira

Lauro José Barata de Lima

Luiz Felipe Santiago Bittencourt

Maria de Fátima Guimarães Couceiro

Marianne Rodrigues Fernandes

Tereza Cristina de Brito Azevedo

Vilma Francisca Hutim Gondim de Souza