Introdução: Na última década o ensino superior médico vem sendo confrontado com a necessidade de mudanças frente as transformações na complexidade das carreiras. Somam-se a isso, os dados mais alarmantes sobre segurança do paciente: cerca de 1 em cada 10 pacientes é prejudicado nos cuidados de saúde e, mais de 3 milhões de mortes ocorrem anualmente devido a cuidados inseguros. Só no Brasil, registram-se 5 óbitos/minuto associados a eventos adversos em saúde. O objetivo deste trabalho é apresentar uma revisão de literatura sobre as propostas de implementação de atividades práticas confiáveis nos cenários da especialidade de Otorrinolaringologia. Métodos: Este estudo estrutura-se como uma revisão da literatura, com objetivo de analisar e sintetizar publicações recentes, permitindo a construção de uma análise da literatura, abordando inclusive discussões sobre métodos e resultados e discutir um novo modelo curricular para as residências médicas. Resultados: O único artigo em questão elegível para avaliação elencou 5 níveis de formação do residente junto com o feedback multifonte. Além de propor treze competências essenciais relevantes para todos os residentes no início do curso. Discussão: O estudo na India sobre as APCS nesta revisão, apontou que a avaliação regular semanal ou quinzenal dos portfólios eletrônicos por mentores colabora para que os residentes recebam a avaliação contínua de seu desempenho mais que há necessidade de aprimoramento. Estes indicam que a decisão sobre a necessidade de elaboração das APCs nasceu da percepção de lacunas do processo de formação médica da especialidade de Otorrinolaringologia na Índia inclusive pelas falhas curriculares de gestão de ensino por competências. Este novo cenário se apresenta também por um crescimento no movimento pela responsabilização de atos em saúde e pela segurança do paciente. Em um estudo de 2023 sobre segurança dos cuidados de saúde hospitalares, os autores demonstraram a identificação de 978 eventos adversos ocorridos durante as internações índices, 222 (22,7%) dos quais foram considerados evitáveis. Existem muitos desafios modernos no treinamento em otorrinolaringologia como os previsíveis como tendências para a subespecialização (plástica facial, otoneurologia, foniatria, medicina do sono por exemplo), inovações rápidas em tratamentos médicos/cirúrgicos e os imprevisíveis, como a pandemia da COVID-19 que expôs as fragilidades de um modelo de formação dedicado ao tempo. Dessa maneira, é imprescindível determinar quais as competências são as mais críticas para que este residente estejam aptos para o exercício da prática profissional de maneira confiável. CONCLUSÃO: A comunidade médica desde 2005 vem estimulando a elaboração e implementação de estruturas formativas através da aplicação do ensino baseado em competência e as mudanças necessárias para aplicação de seus conceitos.
É com grande satisfação que apresentamos os Anais do XX Congresso Médico Amazônico, um compêndio que reúne os principais trabalhos e pesquisas apresentados durante o evento. Realizado de 16 a 18 de agosto de 2024, este congresso foi um marco na discussão sobre "Sustentabilidade e Saúde na Amazônia: Desafios e Oportunidades para a Cop 30".
Os Anais refletem a diversidade e a profundidade dos temas abordados, incluindo estudos inovadores, experiências práticas e debates teóricos que englobam as áreas de saúde, sustentabilidade e o impacto das mudanças climáticas na região amazônica. Esta coletânea é uma fonte valiosa de conhecimento para profissionais, acadêmicos, estudantes e todos os interessados na interseção entre saúde e meio ambiente.
Esperamos que esta publicação inspire novas pesquisas, promova a troca de conhecimentos e fortaleça o compromisso com a preservação da Amazônia e a saúde de suas populações. Agradecemos a todos os autores e participantes que contribuíram para o sucesso do Congresso e para a construção deste importante registro científico.
Boa leitura!
A Comissão Científica
Comissão Organizadora
Dr. José Rufino Costa dos Santos - Presidente
Dr. Habib Fraiha Neto - Predidente de Honra
Dr. Pedro Celeste Noleto e Silva
Dr. Francisco Eratóstenes da Silva
Dr. Heryvelton Lima de Freittas
Dra. Brenda Faccio dos Santos
Dr. Otávio Guilhon
Dra. Ana Claudia Santana
Dr. Juciland de Sena Gama
Dr. José Mariano de Melo Cavaleiro de Macedo
Dr. José Roberto
Dra. Valéria Barbosa Pontes
Comissão Científica
Tereza Cristina de Brito Azevedo
Lauro José Barata de Lima
Dirceu Cavalcanti Rigoni
Luiz Felipe Santiago Bittencourt
Marianne Rodrigues Fernandes
Vilma Francisca Hutim Gondim de Souza
Eric Homero Albuquerque Paschoal
Comissão Avaliadora
David José Oliveira Tozetto
Diana Albuquerque Sato
Dirceu Cavalcanti Rigoni
Eric Homero Albuquerque Paschoal
Janari da Silva Pedroso
Juliana de Araújo Borges Ferreira
Lauro José Barata de Lima
Luiz Felipe Santiago Bittencourt
Maria de Fátima Guimarães Couceiro
Marianne Rodrigues Fernandes
Tereza Cristina de Brito Azevedo
Vilma Francisca Hutim Gondim de Souza