Em 2020, as autoridades sanitárias do mundo reconheceram a emergência em saúde pública face a pandemia de Covid-19, exigindo medidas que levaram à indisponibilidade de alguns serviços de saúde. Objetivou-se avaliar o impacto da pandemia de Covid-19 na realização do exame antígeno prostático específico (PSA) e no diagnóstico de neoplasia maligna de próstata (NMP), no Pará. Trata-se de um estudo descritivo do tipo transversal, com dados dos Sistemas de Informação do Câncer e de Produção Ambulatorial, disponibilizados pelo DATASUS, registrados entre 2018-2024, no estado do Pará. Extraiu-se dados de homens, sem distinção de idade, com diagnóstico de NMP (CID10-C61). As variáveis incluídas foram o número de diagnósticos e a quantidade de exames PSA. Com dados cedidos pela Secretaria de Vigilância em Saúde, extraiu-se o número de casos confirmados de Covid-19. Os dados foram divididos em quatro períodos: P1 (jan/2018-fev/2020, pré-pandêmico), P2 (mar/2020-jan/2021, pandêmico sem vacina específica disponível), P3 (fev/2021-abr/2023, pandêmico com vacina específica disponível) e P4 (mai/2023-abr/2024, pós-pandêmico). Realizaram-se as análises estatísticas, com nível de significância em 5%. Do total de 2945 casos de NMP diagnosticados, incluíram-se em P1: 912 casos, com média mensal de 35 (±6,8); em P2: 291, com média de 26,5 (±10,2); em P3: 1293, com média de 47,9 (±14); e em P4: 449, com média de 37,4 (±16,7). Foram realizados 73607 exames PSA, apresentando em P1: 14.593 exames, com média mensal de 561,3 (±358,1); em P2: 10.638, com média de 967 (±294,8); em P3: 30.659, com média de 1135,5 (±308,5); e em P4: 17717, com média de 1476,4 (±620,4). A análise estatística apontou uma correlação significativa entre o número de casos de Covid-19 e o número de exames PSA (rs=0,433;p<0,001). A redução do diagnóstico de NMP, no período pandêmico sem vacina, deve-se ao estabelecimento de medidas de intervenção, onde o crescimento dos casos de Covid-19 e o impacto global da doença levaram à priorização dos atendimentos dos casos de Covid-19 em detrimento das consultas de rotina, reduzindo a detecção de inúmeras doenças. No período com vacina específica, observou-se aumento dos diagnósticos, seguido pela normalização no período pós-pandêmico. Identificou-se ainda durante todo o período estudado, um aumento crescente na realização de exames PSA. Aos homens que tiveram Covid-19, especialmente os quais necessitaram de hospitalização, poderia haver uma vigilância médica mais rigorosa pós-recuperação, incluindo exames gerais de saúde que incorporassem o PSA, ademais, conforme se estabeleceu a vacinação, os procedimentos acumulados e a busca por atendimento médico de rotina podem ter favorecido o aumento de exames PSA. Assim, destaca-se a importância da vigilância contínua e do rastreamento precoce de NMP, apontando a necessidade de estratégias de saúde pública que mantivessem o equilíbrio entre a resposta a emergências e a continuidade dos cuidados preventivos de rotina.
É com grande satisfação que apresentamos os Anais do XX Congresso Médico Amazônico, um compêndio que reúne os principais trabalhos e pesquisas apresentados durante o evento. Realizado de 16 a 18 de agosto de 2024, este congresso foi um marco na discussão sobre "Sustentabilidade e Saúde na Amazônia: Desafios e Oportunidades para a Cop 30".
Os Anais refletem a diversidade e a profundidade dos temas abordados, incluindo estudos inovadores, experiências práticas e debates teóricos que englobam as áreas de saúde, sustentabilidade e o impacto das mudanças climáticas na região amazônica. Esta coletânea é uma fonte valiosa de conhecimento para profissionais, acadêmicos, estudantes e todos os interessados na interseção entre saúde e meio ambiente.
Esperamos que esta publicação inspire novas pesquisas, promova a troca de conhecimentos e fortaleça o compromisso com a preservação da Amazônia e a saúde de suas populações. Agradecemos a todos os autores e participantes que contribuíram para o sucesso do Congresso e para a construção deste importante registro científico.
Boa leitura!
A Comissão Científica
Comissão Organizadora
Dr. José Rufino Costa dos Santos - Presidente
Dr. Habib Fraiha Neto - Predidente de Honra
Dr. Pedro Celeste Noleto e Silva
Dr. Francisco Eratóstenes da Silva
Dr. Heryvelton Lima de Freittas
Dra. Brenda Faccio dos Santos
Dr. Otávio Guilhon
Dra. Ana Claudia Santana
Dr. Juciland de Sena Gama
Dr. José Mariano de Melo Cavaleiro de Macedo
Dr. José Roberto
Dra. Valéria Barbosa Pontes
Comissão Científica
Tereza Cristina de Brito Azevedo
Lauro José Barata de Lima
Dirceu Cavalcanti Rigoni
Luiz Felipe Santiago Bittencourt
Marianne Rodrigues Fernandes
Vilma Francisca Hutim Gondim de Souza
Eric Homero Albuquerque Paschoal
Comissão Avaliadora
David José Oliveira Tozetto
Diana Albuquerque Sato
Dirceu Cavalcanti Rigoni
Eric Homero Albuquerque Paschoal
Janari da Silva Pedroso
Juliana de Araújo Borges Ferreira
Lauro José Barata de Lima
Luiz Felipe Santiago Bittencourt
Maria de Fátima Guimarães Couceiro
Marianne Rodrigues Fernandes
Tereza Cristina de Brito Azevedo
Vilma Francisca Hutim Gondim de Souza