DO CONHECIMENTO À AÇÃO: EDUCAÇÃO PARA INFORMAÇÃO E PREVENÇÃO DA DENGUE

  • Autor
  • Max Chaves Mota Junior
  • Co-autores
  • Rafael Hipolito Pires Batista , Rossela Damasceno Caldeira
  • Resumo
  • Introdução e Objetivo: A dengue é uma arbovirose endêmica ou pandêmica reemergente, tendo distribuição em praticamente todas as regiões tropicais e subtropicais do planeta, tornando-se um grave problema de saúde pública nessas regiões. Além disso, a dengue é uma doença febril causado pelo vírus Flavivírus, que é transmitido através da picada de fêmeas do mosquito Aedes aegypti. O objetivo do estudo foi relatar a experiência de ações educativas para informação e prevenção da dengue. Casuística e Método: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, desenvolvidos por acadêmicos e docente da Faculdade de Medicina Estácio Castanhal. Foi realizado uma ação educativa para os agentes aeroportuários e para os passageiros, no Aeroporto Internacional de Val de Cans-Belém, com auxílio de projetor e tela de projeção, para a divulgação do material utilizado durante a palestra. Em um outro momento foi realizado uma conversa informal na Rádio Castanhal FM 105.9, situada na cidade de Castanhal-Pará, em que foi transmitida ao vivo para os expectadores do município, e de acordo com o IBGE (2022) há cerca de 200 mil habitantes na região. Resultados: Foi desenvolvido ações educativas a respeito da dengue. No Aeroporto, foi incluído na apresentação o que é a doença, forma de transmissão, sintomas, medidas de prevenção, e os cuidados que as pessoas acometidas devem tomar para não agravar a doença, como o uso de alguns medicamentos (AINES e ácido acetilsalicílico), também foi dado ênfase acerca do A. aegypti , mosquito vetor do vírus da dengue, com abordagem dos possíveis reservatórios que auxiliam na propagação da espécie do vetor, ciclo evolutivo, forma de infecção do mosquito com o vírus da dengue e a importância da busca ativa desses reservatórios na manutenção da doença, após isso, foi aberto um momento para o esclarecimento de dúvidas sobre a temática, e ao final da palestra, foram entregues panfletos informativos sobre a doença, para que o conhecimento fosse disseminado em suas residências. Na rádio em Castanhal, também foi abordado sobre os aspectos da doença, forma de transmissão, sintomas, formas de prevenção e cuidados gerais que a população deve ter com a doença, de forma explicativa e linguagem acessível para facilitar a compreensão do público-alvo. Além da abordagem cientifica, foi realizado uma interação com os ouvintes, onde recebemos perguntas através das plataformas digitais da rádio, e interagimos com a troca de conhecimento com o público. Discussão: A prática educativa enquanto uma atividade preconizada nas diretrizes de vigilância, faz com que o domínio científico seja aplicado a nível da distribuição do conhecimento por meio da comunicação, como podemos identificar nas ações do Aeroporto Internacional de Belém e na Rádio Castanhal FM. Conclusão:  A partir disso, se possibilita a informação adequada a respeito da dengue, efetivando a prática de medidas preventivas, resultando na garantia da saúde coletiva da população.

  • Palavras-chave
  • Educação em saúde; Arbovirose; Dengue; Aedes aegypti.
  • Área Temática
  • Epidemias Globais
Voltar

É com grande satisfação que apresentamos os Anais do XX Congresso Médico Amazônico, um compêndio que reúne os principais trabalhos e pesquisas apresentados durante o evento. Realizado de 16 a 18 de agosto de 2024, este congresso foi um marco na discussão sobre "Sustentabilidade e Saúde na Amazônia: Desafios e Oportunidades para a Cop 30".

Os Anais refletem a diversidade e a profundidade dos temas abordados, incluindo estudos inovadores, experiências práticas e debates teóricos que englobam as áreas de saúde, sustentabilidade e o impacto das mudanças climáticas na região amazônica. Esta coletânea é uma fonte valiosa de conhecimento para profissionais, acadêmicos, estudantes e todos os interessados na interseção entre saúde e meio ambiente.

Esperamos que esta publicação inspire novas pesquisas, promova a troca de conhecimentos e fortaleça o compromisso com a preservação da Amazônia e a saúde de suas populações. Agradecemos a todos os autores e participantes que contribuíram para o sucesso do Congresso e para a construção deste importante registro científico.

Boa leitura!

A Comissão Científica

  • Telemedicina
  • Direito Médico
  • Medicina do Esporte
  • Políticas Públicas em Saúde
  • Gestão e Sustentabilidade em Saúde
  • Epidemias Globais
  • Inovações Tecnológicas em Saúde
  • Evolução dos Fármacos
  • Educação Financeira
  • Cooperativismo

Comissão Organizadora

Dr. José Rufino Costa dos Santos - Presidente

Dr. Habib Fraiha Neto - Predidente de Honra

 

Dr. Pedro Celeste Noleto e Silva

Dr. Francisco Eratóstenes da Silva

Dr. Heryvelton Lima de Freittas

Dra. Brenda Faccio dos Santos

Dr. Otávio Guilhon

Dra. Ana Claudia Santana

Dr. Juciland de Sena Gama

Dr. José Mariano de Melo Cavaleiro de Macedo

Dr. José Roberto

Dra. Valéria Barbosa Pontes

 

Comissão Científica

Tereza Cristina de Brito Azevedo

Lauro José Barata de Lima

Dirceu Cavalcanti Rigoni

Luiz Felipe Santiago Bittencourt

Marianne Rodrigues Fernandes

Vilma Francisca Hutim Gondim de Souza

Eric Homero Albuquerque Paschoal

 

Comissão Avaliadora

David José Oliveira Tozetto 

Diana Albuquerque Sato

Dirceu Cavalcanti Rigoni

Eric Homero Albuquerque Paschoal

Janari da Silva Pedroso

Juliana de Araújo Borges Ferreira

Lauro José Barata de Lima

Luiz Felipe Santiago Bittencourt

Maria de Fátima Guimarães Couceiro

Marianne Rodrigues Fernandes

Tereza Cristina de Brito Azevedo

Vilma Francisca Hutim Gondim de Souza