Abordagem Teórico-Prática da Saúde do Trabalhador: Um Relato de Experiência

  • Autor
  • Samuel Portela Castro
  • Co-autores
  • Caroline Patrícia Amaral Costa , Isabele Teixeira Martins de Santana , Laiana Neves Cordeiro Cavalcanti , Gabryella Silva Quintela , Rafael Reis de Oliveira , Clara Gabrielli de Moura Alves , Lucas Alexandre Magalhães Anaisse
  • Resumo
  • INTRODUÇÃO: A Saúde do Trabalhador é um campo da saúde coletiva dedicado à promoção, proteção, recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores expostos a riscos e agravos decorrentes de suas condições de trabalho. Para isso, são realizadas ações como vigilâncias epidemiológica e sanitária, conduzidas pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). É essencial que esses profissionais sejam sensibilizados e bem informados sobre as ferramentas utilizadas para o diagnóstico situacional dos trabalhadores na área de sua responsabilidade. OBJETIVOS: descrever a experiência vivenciada durante capacitação de ACS sobre o diagnóstico situacional em saúde do trabalhador, realizado por discentes do quarto semestre do curso de medicina. DESCRIÇÃO: No dia 02 de maio de 2024, realizou-se uma oficina teórico-prática acerca da saúde do trabalhador direcionada a 16 ACS da cidade de Belém. Inicialmente, após a distribuição de panfletos sintetizando o conteúdo da oficina, efetuou-se um pré-teste para avaliar o conhecimento prévio dos participantes. Em seguida, os ACS foram divididos em grupos menores para a simulação de casos de visita domiciliar direcionada ao trabalhador, com orientação de 2 monitores cada. Posteriormente, realizou-se uma apresentação acerca da saúde do trabalhador, o papel do ACS e o que deve ser avaliado na visita domiciliar. Ao final, realizou-se um pós-teste para avaliar o efeito da oficina. Durante a comparação dos resultados dos pré-testes e dos pós-testes, pode-se observar um considerável aumento no índice de acertos das questões abordadas. DISCUSSÃO DA EXPERIÊNCIA: Constatou-se que o momento em os ACS estiveram na simulação de visitas domiciliares junto à orientação dos monitores apresentou grande aproveitamento para a construção e aperfeiçoamento de uma boa abordagem teórico-prática da saúde do trabalhador. Dessa forma, depreende-se que o momento de interação entre os ACS e os acadêmicos de medicina, foi um período de aprendizado e solidificação de conhecimento mútuo, o que resultou em um impacto positivo nos estudantes, visto que foi possível compreender a importância que os ACS exercem no âmbito da saúde do trabalhador. A oficina também possibilitou aos discentes de medicina o aprimoramento das habilidades de comunicação, discussão e didática, além de promover o aumento do conhecimento dos estudantes acerca do tema. CONCLUSÃO: Por meio da intervenção empregada, foi possível não apenas orientar tais profissionais acerca dos métodos empregados para a realização do diagnóstico situacional em saúde do trabalhador, mas também ressaltar a importância de uma visão holística em relação à contribuição da ocupação para o curso do processo saúde-doença. Espera-se que a ação desenvolvida resulte em uma melhora do acolhimento ao trabalhador por parte do ACS, otimizando-se a detecção e a intervenção dos fatores ocupacionais associados ao adoecimento.

  • Palavras-chave
  • Vigilância em Saúde do Trabalhador, Agentes Comunitários de Saúde, Atividades de Capacitação, Educação Continuada.
  • Área Temática
  • Políticas Públicas em Saúde
Voltar

É com grande satisfação que apresentamos os Anais do XX Congresso Médico Amazônico, um compêndio que reúne os principais trabalhos e pesquisas apresentados durante o evento. Realizado de 16 a 18 de agosto de 2024, este congresso foi um marco na discussão sobre "Sustentabilidade e Saúde na Amazônia: Desafios e Oportunidades para a Cop 30".

Os Anais refletem a diversidade e a profundidade dos temas abordados, incluindo estudos inovadores, experiências práticas e debates teóricos que englobam as áreas de saúde, sustentabilidade e o impacto das mudanças climáticas na região amazônica. Esta coletânea é uma fonte valiosa de conhecimento para profissionais, acadêmicos, estudantes e todos os interessados na interseção entre saúde e meio ambiente.

Esperamos que esta publicação inspire novas pesquisas, promova a troca de conhecimentos e fortaleça o compromisso com a preservação da Amazônia e a saúde de suas populações. Agradecemos a todos os autores e participantes que contribuíram para o sucesso do Congresso e para a construção deste importante registro científico.

Boa leitura!

A Comissão Científica

  • Telemedicina
  • Direito Médico
  • Medicina do Esporte
  • Políticas Públicas em Saúde
  • Gestão e Sustentabilidade em Saúde
  • Epidemias Globais
  • Inovações Tecnológicas em Saúde
  • Evolução dos Fármacos
  • Educação Financeira
  • Cooperativismo

Comissão Organizadora

Dr. José Rufino Costa dos Santos - Presidente

Dr. Habib Fraiha Neto - Predidente de Honra

 

Dr. Pedro Celeste Noleto e Silva

Dr. Francisco Eratóstenes da Silva

Dr. Heryvelton Lima de Freittas

Dra. Brenda Faccio dos Santos

Dr. Otávio Guilhon

Dra. Ana Claudia Santana

Dr. Juciland de Sena Gama

Dr. José Mariano de Melo Cavaleiro de Macedo

Dr. José Roberto

Dra. Valéria Barbosa Pontes

 

Comissão Científica

Tereza Cristina de Brito Azevedo

Lauro José Barata de Lima

Dirceu Cavalcanti Rigoni

Luiz Felipe Santiago Bittencourt

Marianne Rodrigues Fernandes

Vilma Francisca Hutim Gondim de Souza

Eric Homero Albuquerque Paschoal

 

Comissão Avaliadora

David José Oliveira Tozetto 

Diana Albuquerque Sato

Dirceu Cavalcanti Rigoni

Eric Homero Albuquerque Paschoal

Janari da Silva Pedroso

Juliana de Araújo Borges Ferreira

Lauro José Barata de Lima

Luiz Felipe Santiago Bittencourt

Maria de Fátima Guimarães Couceiro

Marianne Rodrigues Fernandes

Tereza Cristina de Brito Azevedo

Vilma Francisca Hutim Gondim de Souza