A VISITA PRÉ-OPERATÓRIA DE ENFERMAGEM E SEU PAPEL NA REDUÇÃO DA ANSIEDADE DOS PACIENTES

  • Autor
  • Elisângela Lopes Galatti
  • Resumo
  •  

    INTRODUÇÃO e OBJETIVO

    A Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2008, visando diminuir a ocorrência de danos ao paciente cirúrgico, lançou a campanha “Cirurgias Seguras Salvam Vidas”, que estabelecia padrões de segurança nas cirurgias, como a Visita Pré-operatória de Enfermagem (VPOE) que é uma atividade privativa do enfermeiro, conforme consta na Lei do Exercício Profissional da Enfermagem n.º7.498/86. A VPOE visa alcançar uma assistência integral e individualizada, possibilitando identificar problemas assim como fazer orientações educativas. A pesquisa tem como objetivo relatar o papel da visita pré-operatória de enfermagem na redução da ansiedade dos pacientes.

    MÉTODO

    Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, realizada em maio de 2024.  O relato foi baseado na experiência de enfermeiras do CC durante a VPOE.

    Desta forma, a gestão reviu o dimensionamento de enfermeiros CC para conseguir iniciar as visitas. Foi elaborado um formulário para colher informações como: comordidades, alergias, condições clínicas para o transporte, além de itens com orientações sobre o procedimento, anestesia e cuidados no pós-operatório, visando reduzir a ansiedade dos pacientes.

    A VPOE é realizada até 24h antes do procedimento. Os enfermeiros vão até a unidade onde o paciente se encontra, se apresentam , esclarecem sobre a visita e iniciam a abordagem. Esta é um momento que possibilita o enfermeiro a fazer orientações sobre os cuidados no pré-operatório, trans e pós-operatório, oportunizando que as dúvidas sejam esclarecidas, além de  promover o vínculo com o paciente e a família. Depois avaliam o prontuário em busca de exames, eletrocardiogramas, raio-x, bem como a presença dos termos de consentimento cirúrgico e anestésico entre outros.

    Após a entrevista e consulta ao prontuário, o enfermeiro preenche uma planilha de Excel com o resumo da avaliação individual dos pacientes, divulgando as informações para que o procedimento cirúrgico seja seguro.

    Resultados/Discussão

    Os resultados revelaram que os pacientes recebiam pouca ou nenhuma orientação sobre a cirurgia antes da VPOE.

    Observamos que a maioria dos familiares não estava presentes no momento da visita, e este é um fator que gera mais ansiedade, por não ter a companhia de alguém próximo num momento de vulnerabilidade. 

    A visita possibilitou esclarecer dúvidas dos pacientes e familiares, diminuindo suas ansiedades, proporcionando dessa forma uma melhor assistência. Ao assegurar sua individualidade e continuidade dos cuidados, favoreceu ainda o vínculo entre enfermeiro, paciente e família.

    Conclusão

     As orientações prestadas na VPOE permitiram uma redução do nível de ansiedade do paciente, além de proporcionar assistência de qualidade, a VPOE promove um melhor gerenciamento das salas, com redução da suspensão de cirurgias, atrasos e salas ociosas.  Por fim, podemos dizer que a VPOE está sendo uma experiência exitosa na assistência ao paciente cirúrgico.

  • Palavras-chave
  • Enfermagem perioperatória; Procedimento cirúrgico; Educação em saúde.
  • Área Temática
  • Inovações Tecnológicas em Saúde
Voltar

É com grande satisfação que apresentamos os Anais do XX Congresso Médico Amazônico, um compêndio que reúne os principais trabalhos e pesquisas apresentados durante o evento. Realizado de 16 a 18 de agosto de 2024, este congresso foi um marco na discussão sobre "Sustentabilidade e Saúde na Amazônia: Desafios e Oportunidades para a Cop 30".

Os Anais refletem a diversidade e a profundidade dos temas abordados, incluindo estudos inovadores, experiências práticas e debates teóricos que englobam as áreas de saúde, sustentabilidade e o impacto das mudanças climáticas na região amazônica. Esta coletânea é uma fonte valiosa de conhecimento para profissionais, acadêmicos, estudantes e todos os interessados na interseção entre saúde e meio ambiente.

Esperamos que esta publicação inspire novas pesquisas, promova a troca de conhecimentos e fortaleça o compromisso com a preservação da Amazônia e a saúde de suas populações. Agradecemos a todos os autores e participantes que contribuíram para o sucesso do Congresso e para a construção deste importante registro científico.

Boa leitura!

A Comissão Científica

  • Telemedicina
  • Direito Médico
  • Medicina do Esporte
  • Políticas Públicas em Saúde
  • Gestão e Sustentabilidade em Saúde
  • Epidemias Globais
  • Inovações Tecnológicas em Saúde
  • Evolução dos Fármacos
  • Educação Financeira
  • Cooperativismo

Comissão Organizadora

Dr. José Rufino Costa dos Santos - Presidente

Dr. Habib Fraiha Neto - Predidente de Honra

 

Dr. Pedro Celeste Noleto e Silva

Dr. Francisco Eratóstenes da Silva

Dr. Heryvelton Lima de Freittas

Dra. Brenda Faccio dos Santos

Dr. Otávio Guilhon

Dra. Ana Claudia Santana

Dr. Juciland de Sena Gama

Dr. José Mariano de Melo Cavaleiro de Macedo

Dr. José Roberto

Dra. Valéria Barbosa Pontes

 

Comissão Científica

Tereza Cristina de Brito Azevedo

Lauro José Barata de Lima

Dirceu Cavalcanti Rigoni

Luiz Felipe Santiago Bittencourt

Marianne Rodrigues Fernandes

Vilma Francisca Hutim Gondim de Souza

Eric Homero Albuquerque Paschoal

 

Comissão Avaliadora

David José Oliveira Tozetto 

Diana Albuquerque Sato

Dirceu Cavalcanti Rigoni

Eric Homero Albuquerque Paschoal

Janari da Silva Pedroso

Juliana de Araújo Borges Ferreira

Lauro José Barata de Lima

Luiz Felipe Santiago Bittencourt

Maria de Fátima Guimarães Couceiro

Marianne Rodrigues Fernandes

Tereza Cristina de Brito Azevedo

Vilma Francisca Hutim Gondim de Souza