Relato de experiência sobre Ação educativa em Nutrição em um Hospital de referência cardiológica em Belém/Pa

  • Autor
  • Socorro Nazaré Araújo Almeida Barbosa
  • Co-autores
  • Bruna Cristina Pinheiro Garcia , Juan Crysthian Almeida Trieste , Giuliana de Cássia Santos Vilacorta , Nayame Cunha Siqueira , Letícia Flávia de Oliveira Borges , Caio Vinicius Botelho Brito , Nina Nayara Ferreira Martins
  • Resumo
  •  

    INTRODUÇÃO A hospitalização gera angústia e estresse devido à condição de saúde, afetando os pacientes e seus contextos familiar e social. Ações educativas são cruciais para informar e orientar sobre hábitos saudáveis, utilizando-se de meios para engajar o público. A ludicidade no ambiente hospitalar complementa o tratamento clínico, oferece suporte emocional, e contribui para um cuidado humanizado. OBJETIVO Levar educação em saúde com tema de nutrição aos pacientes, responsáveis/acompanhantes e a equipe multidisciplinar, acerca dos nutrientes como os antioxidantes naturais presentes em vegetais, que contribuem no tratamento e prevenção de patologias. METODOLOGIA Um estudo descritivo, transversal e qualitativo foi conduzido por acadêmicos, residentes e nutricionistas em um hospital cardiológico em Belém/PA, entre março e junho de 2024. A ação ocorreu na Brinquedoteca da Clínica Pediátrica e na Biblioteca do hospital. Foi ministrada uma palestra interativa, utilizando materiais multimídia e lúdicos como roleta e alimentos em pelúcia. O tema "As cores dos alimentos e sua importância para a saúde" focou nos fitoquímicos e suas propriedades benéficas, especialmente para doenças cardíacas. A palestra incluiu uma dinâmica com a roleta e alimentos em pelúcia, demonstrando onde esses nutrientes podem ser encontrados. Ao final, uma salada de frutas foi ofertada para exemplificar a introdução desses alimentos no dia a dia dos pacientes, sobretudo em casa, após a alta. RESULTADOS A palestra foi apresentada para um público estimado em 60 pessoas, com idades entre 5 a 65 anos, composto por 15% de crianças, 30% de homens e 55% de mulheres. Ao serem questionados entre bom ou ruim sobre a forma como foi apresentada o tema, o entendimento e se aplicariam as informações repassadas no seu dia-a-dia, obteve-se um retorno positivo quase que por unanimidade, principalmente, por parte do público infantil que em tese seria o que mais teria dificuldade de assimilar as informações repassadas. DISCUSSÃO Durante a apresentação, constatou-se uma maior incidência do público feminino, o que evidencia a predominância de mulheres em posições de liderança na saúde global. Além disso, foi observado que o uso de métodos lúdicos para transmitir informações mantém o interesse do público, facilitando a compreensão do tema de forma mais acessível. A utilização de exemplos visuais também se mostrou eficaz para demonstrar a aplicação prática dos conceitos discutidos na rotina diária do paciente, intensificando a compreensão além da apresentação oral. CONCLUSÃO A partir da experiência obtida, foi possível verificar, novamente, o peso das ações educativas no âmbito hospitalar, na qual a transmissão de informações em relação aos alimentos e sua importância ocorreu de maneira lúdica e efetiva, com a interação do público atendido. Dessa forma, além do conhecimento obtido, nota-se o fortalecimento de vínculo entre as famílias e a equipe multiprofissional, necessária em todo o tratamento.

     
     

     

  • Palavras-chave
  • Educação Nutricional, Cardiopatias, Fitoquimicos
  • Área Temática
  • Inovações Tecnológicas em Saúde
Voltar

É com grande satisfação que apresentamos os Anais do XX Congresso Médico Amazônico, um compêndio que reúne os principais trabalhos e pesquisas apresentados durante o evento. Realizado de 16 a 18 de agosto de 2024, este congresso foi um marco na discussão sobre "Sustentabilidade e Saúde na Amazônia: Desafios e Oportunidades para a Cop 30".

Os Anais refletem a diversidade e a profundidade dos temas abordados, incluindo estudos inovadores, experiências práticas e debates teóricos que englobam as áreas de saúde, sustentabilidade e o impacto das mudanças climáticas na região amazônica. Esta coletânea é uma fonte valiosa de conhecimento para profissionais, acadêmicos, estudantes e todos os interessados na interseção entre saúde e meio ambiente.

Esperamos que esta publicação inspire novas pesquisas, promova a troca de conhecimentos e fortaleça o compromisso com a preservação da Amazônia e a saúde de suas populações. Agradecemos a todos os autores e participantes que contribuíram para o sucesso do Congresso e para a construção deste importante registro científico.

Boa leitura!

A Comissão Científica

  • Telemedicina
  • Direito Médico
  • Medicina do Esporte
  • Políticas Públicas em Saúde
  • Gestão e Sustentabilidade em Saúde
  • Epidemias Globais
  • Inovações Tecnológicas em Saúde
  • Evolução dos Fármacos
  • Educação Financeira
  • Cooperativismo

Comissão Organizadora

Dr. José Rufino Costa dos Santos - Presidente

Dr. Habib Fraiha Neto - Predidente de Honra

 

Dr. Pedro Celeste Noleto e Silva

Dr. Francisco Eratóstenes da Silva

Dr. Heryvelton Lima de Freittas

Dra. Brenda Faccio dos Santos

Dr. Otávio Guilhon

Dra. Ana Claudia Santana

Dr. Juciland de Sena Gama

Dr. José Mariano de Melo Cavaleiro de Macedo

Dr. José Roberto

Dra. Valéria Barbosa Pontes

 

Comissão Científica

Tereza Cristina de Brito Azevedo

Lauro José Barata de Lima

Dirceu Cavalcanti Rigoni

Luiz Felipe Santiago Bittencourt

Marianne Rodrigues Fernandes

Vilma Francisca Hutim Gondim de Souza

Eric Homero Albuquerque Paschoal

 

Comissão Avaliadora

David José Oliveira Tozetto 

Diana Albuquerque Sato

Dirceu Cavalcanti Rigoni

Eric Homero Albuquerque Paschoal

Janari da Silva Pedroso

Juliana de Araújo Borges Ferreira

Lauro José Barata de Lima

Luiz Felipe Santiago Bittencourt

Maria de Fátima Guimarães Couceiro

Marianne Rodrigues Fernandes

Tereza Cristina de Brito Azevedo

Vilma Francisca Hutim Gondim de Souza