Introdução: As zoonoses são doenças transmitidas de animais para humanos ou de humanos para animais. Dentre elas, a Toxocaríase ou Síndrome de Larva Migrans Visceral é causada pelo parasita nematelminto Toxocara canis que afeta o trato gastrointestinal de cães, que acidentalmente pode vim a infectar o homem, por meio do contato com as fezes contaminadas. Assim, podendo desenvolver a doença que, geralmente evolui de forma benigna, salvo alguns casos graves. Objetivos: Relatar a experiência de um atendimento com enfoque no quadro clínico e epidemiologia da infectologia por estudantes de medicina. Metodologia: Relato de experiência feito por estudantes do sétimo semestre do Centro Universitário do Pará (CESUPA) que realizaram estágio obrigatório no ambulatório de infectologia no Instituto Evandro Chagas (IEC), onde vivenciaram o atendimento de um paciente com quadro clássico de parasitose, mas até então sem diagnóstico. Após analisar a história clínica, o professor levantou a hipótese de Toxocaríase, uma doença com quadro clínico semelhante a outras parasitoses e desconhecida para os estudantes. Resultados: Após a consulta, os estudantes iniciaram uma união para estudar a nova doença aprendida, o que resultou na obtenção de mais conhecimento em infectologia, focando nas manifestações da Toxocaríase e na diferenciação de outras parasitoses. . Discussão: Pelo cão ser o principal hospedeiro natural do T. canis e sua proximidade com os seres humanos, a Toxocaríase tem grande importância epidemiológica. Sua incidência reflete os problemas de saúde pública e, principalmente, a carência do saneamento básico e da educação sanitária da população. Conclusão: Apesar de a maioria dos casos de Toxocaríase serem assintomáticos, existem evoluções sintomáticas que podem ser confundidas com outras parasitoses. Além disso, por ser uma zoonose, é crucial haver orientação sobre formas de prevenção e controle da doença. Concluiu-se também a necessidade de reforçar o estudo de parasitoses, devido à prevalência dos casos e importância epidemiológica e social.
É com grande satisfação que apresentamos os Anais do XX Congresso Médico Amazônico, um compêndio que reúne os principais trabalhos e pesquisas apresentados durante o evento. Realizado de 16 a 18 de agosto de 2024, este congresso foi um marco na discussão sobre "Sustentabilidade e Saúde na Amazônia: Desafios e Oportunidades para a Cop 30".
Os Anais refletem a diversidade e a profundidade dos temas abordados, incluindo estudos inovadores, experiências práticas e debates teóricos que englobam as áreas de saúde, sustentabilidade e o impacto das mudanças climáticas na região amazônica. Esta coletânea é uma fonte valiosa de conhecimento para profissionais, acadêmicos, estudantes e todos os interessados na interseção entre saúde e meio ambiente.
Esperamos que esta publicação inspire novas pesquisas, promova a troca de conhecimentos e fortaleça o compromisso com a preservação da Amazônia e a saúde de suas populações. Agradecemos a todos os autores e participantes que contribuíram para o sucesso do Congresso e para a construção deste importante registro científico.
Boa leitura!
A Comissão Científica
Comissão Organizadora
Dr. José Rufino Costa dos Santos - Presidente
Dr. Habib Fraiha Neto - Predidente de Honra
Dr. Pedro Celeste Noleto e Silva
Dr. Francisco Eratóstenes da Silva
Dr. Heryvelton Lima de Freittas
Dra. Brenda Faccio dos Santos
Dr. Otávio Guilhon
Dra. Ana Claudia Santana
Dr. Juciland de Sena Gama
Dr. José Mariano de Melo Cavaleiro de Macedo
Dr. José Roberto
Dra. Valéria Barbosa Pontes
Comissão Científica
Tereza Cristina de Brito Azevedo
Lauro José Barata de Lima
Dirceu Cavalcanti Rigoni
Luiz Felipe Santiago Bittencourt
Marianne Rodrigues Fernandes
Vilma Francisca Hutim Gondim de Souza
Eric Homero Albuquerque Paschoal
Comissão Avaliadora
David José Oliveira Tozetto
Diana Albuquerque Sato
Dirceu Cavalcanti Rigoni
Eric Homero Albuquerque Paschoal
Janari da Silva Pedroso
Juliana de Araújo Borges Ferreira
Lauro José Barata de Lima
Luiz Felipe Santiago Bittencourt
Maria de Fátima Guimarães Couceiro
Marianne Rodrigues Fernandes
Tereza Cristina de Brito Azevedo
Vilma Francisca Hutim Gondim de Souza