APENAS UMA CANOA NAS NOITES DE VERÃO: UMA SEQUÊNCIA DE LETRANENTO LITERÁRIO PARA A EDUCAÇÃP AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL I

  • Autor
  • Ivan Kevin da Silva Barrozo
  • Co-autores
  • Isabelle Macedo da Silva , Jhonny Viana da Silva , Deysiane Farias Gomes , Jandir Silva dos Santos
  • Resumo
  • Comunidades ribeirinhas são muito comuns na região amazônica, de modo que sua vivência, baseada no uso e na conservação de recursos naturais, mostra-nos uma possibilidade de coexistência entre o ser humano e o meio ambiente. A partir disso, a atividade de extensão POLEN (Programa de Letramento e Ensino da Natureza) levou os discentes de Pedagogia do ICET-UFAM desenvolver um método de letramento literário para a obra “Apenas uma canoa nas noites de verão”, de Leila Plácido (2021), a partir da proposta de sequência básica de Cosson (2018), na Escola Municipal Dom Paulo McHugh, em Itacoatiara-AM. Isso se deu ao longo de quatro encontros com uma turma do 4º ano, com o intuito de estimular a fruição literária conforme Candido (2008), de acordo com as etapas propostas por Cosson, a saber, motivação, introdução, leitura e interpretação. Após a realização dessa sequência básica, foi possível notar que os alunos usufruíram de maneira proveitosa da experiência com a leitura literária, ao passo que refletiram acerca de tópicos como a importância da preservação do meio ambiente, a compreensão da cultura ribeirinha e de questões existenciais presentes na obra, o que coincide inclusive com a perspectiva de trabalho transversal proposta pela BNCC para o segmento.

  • Palavras-chave
  • Literatura amazônica, Cultura ribeirinha, Letramento literário.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • GT 2 – Educação, Interculturalidade e Desenvolvimento Humano na Amazônia
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