Resumo:
Dada a necessidade de metodologias que estimulem a leitura literária e dialoguem com temas transversais, como recomenda a BNCC, entende-se que o profissional da educação deve proporcionar aos estudantes uma experiência literária inicial de qualidade. Assim, os discentes de Pedagogia do ICET-UFAM desenvolveram, junto aos alunos do 4º ano B da Escola Municipal Dom Paulo McHugh, no município de Itacoatiara-AM, a atividade de extensão POLEN (Programa de Letramento e Ensino da Natureza), cujo objetivo foi expandir os conhecimentos dos participantes acerca das vidas aquáticas presentes na bacia amazônica e refletir sobre o papel dos animais para a manutenção desse ecossistema por meio da leitura de “O livro do rio: Iguaraguá”, de Jan Santos (2021). Como metodologia, a leitura literária foi guiada pela sequência básica de letramento literário de Cosson (2018), em quatro etapas/fases: motivação, introdução, leitura e interpretação. Ao fim da sequência, constatou-se que o programa proporcionou às crianças o que Candido (2004) chama de fruição literária, uma experiência de leitura significativa, pois exercitou junto a esse público habilidades de compreensão e interpretação de textos literários, estimulando a leitura ao passo que incentivou a exploração da imaginação e a sensibilização para a conservação dos rios e preservação da fauna amazônica.
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