Resumo: A educação científica não se restringe somente à escola, mas em espaços de popularização da ciência, e nestes espaços podem ser instituições de pesquisa em que divulgam a ciência produzida por ela. Neste sentido, a Amazônia é conhecida nestes ambientes por sua biodiversidade, formas culturais e tecnológicas em exposições científico-culturais as audiências urbanas, turísticas e autóctones. Esses espaços de educação não formal são denominados de espaços de ciência e tecnologia, o objetivo é conhecer a proposta comunicativa da Revista de Divulgação Científica (RDC) de uma instituição de ciência e tecnologia, o Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia – INPA "Ciência para todos", o seu Discurso de Divulgação Científica (DDC) e as características presentes que a identifique com a pesquisa amazônica.
Palavras-chave: Divulgação científica; Revista; Discurso; INPA.
INTRODUÇÃO: A Divulgação Científica (DC) é disseminada por meio da comunicação nas mídias impressas, nas mídias virtuais, nos canais de comunicação de massa, nos espaços de educação não formal de Ciência (museus de Ciências e congêneres - os jardins botânicos, os zoológicos, os aquários, e os parques temáticos (CUNHA, 2019; NRC, 2009). Essa disseminação naturalmente envolve as instituições escolares, pois, para além das aulas de Ciências, os alunos são os principais públicos dos museus de Ciências e seus congêneres (BOURDIEU; DARBEL, 2007, baseada nos campos de atuação educacional, interpretativo e comunicacional. Enfatiza-se a importância das pesquisas sobre o Discurso da Divulgação Científica em diferentes mídias, especialmente em revistas. Isso envolve a distinção entre o discurso científico e o discurso de divulgação. A compreensão dessa comunicação é fundamentada na teoria de Bakhtin.
METODOLOGIA: Pesquisa inspirada em SEIFFERT SANTOS (2020) com a pesquisa do Bosque da Ciência/INPA em discurso expositivo da popularização científica. A pesquisa pode ser definida como uma pesquisa de abordagem qualitativa, exploratória e de documental (MALHEIROS, 2011; FLICK, 2013). Esta investigação está dividida em três partes: 1. Estudo e organização de documentos e material bibliográfico e dos textos de DC na educação não formal; 2. Análise Dialógica do Discurso dos cadernos temáticos dos 12 volumes da RDC (2009-2015); 3. Análise do texto de divulgação científica-ambiental em relação à configuração composicional, conteúdo temático e estilo. a partir da estratégia de GRUZMAN (2012) a construção de nossa análise discursiva da DC se dá em três movimentos: a) a história e a configuração institucional para identificação na esfera de atividade; b) o reconhecimento dos elementos de autoria (autor-criador), o destinatário, a imagem de homem construída, o cronotopo, os signos ideológicos enfatizados, as ideologias e as condições de construção de sentido das exposições a partir da dialogismo com os movimentos (a) e (b) numa construção/proposição de uma interpretação para uma possibilidade de discurso de DC.
RESULTADOS E/OU DISCUSSÃO: Nas revistas analisadas, os temas foram Pesquisa na Educação n=14 entre outros com menor frequência. Isso destaca a prioridade dada à apresentação de pesquisas, tecnologia e educação no contexto do INPA. Focamos no estudo de um caderno específico aos critérios de pesquisas realizadas no Amazonas, na área de Ciência e Tecnologia, com enfoque em educação ambiental na região amazônica.
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