O presente trabalho é um recorte da pesquisa que comporá a monografia a ser defendida no Curso de Pedagogia da UFAM – Campus Manaus/AM. O objetivo centra-se na análise dos relatos de docentes e busca verificar se a temática da diversidade, com enfoque nos povos indígenas, está sendo efetivamente trabalhada numa dada escola da rede privada de Manaus. O público, foco da atenção, pelo trabalho empreendido por esses professores é o 1º Ano do Ensino Fundamental, focalizando compreender se as disciplinas que ministram são suficientes e abordam a temática da diversidade e populações indígenas, sendo indispensável para as construções de relações mais igualitárias no cotidiano, sobretudo, no cenário escolar. Dessa forma, os princípios metodológicos utilizados miram na coleta das falas através de um questionário com perguntas direcionadas aos sujeitos participantes – os docentes. Sendo, uma pesquisa de caráter qualitativo, temos feito uso dos recursos bibliográficos visando o enriquecimento dos escritos por meio do pensamento de alguns autores que são imprescindíveis para o entendimento da presente temática. A escolha do tema, se deu pela percepção de que o mesmo não esteve tão presente em minha vida escolar (exceto na universidade). Diante dessa realidade e da necessidade de compreendê-la é que vamos trilhando caminhos.
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