Este trabalho tem como objetivo resgatar os jogos tradicionais como melhoria para a coordenação motora grossa nas aulas de Educação Física. A presente pesquisa caracteriza-se por uma abordagem quantitativa e sua materialização compreende o estudo de campo e abordagem bibliográfica tirados de artigos, monografias, e revistas pesquisadas no site Google Acadêmico e Scielo. Foram aplicados jogos tradicionais e no término foi avaliada a coordenação motora grossa, através da bateria de teste Köperkoordination test für Kinder- KTK de KIPHARD; SCHILLING, (1974). A amostra foi obtida com 33 escolares do 3º ano do Ensino Fundamental I, turno matutino. Desses investigados 12 são do sexo masculino e 21 do sexo feminino. A Instituição escolhida foi uma escola da rede Estadual do município de Beruri- AM. Com a presente pesquisa pôde-se analisar que os níveis de desempenho motor encontrados na maioria dos escolares apontam que independente de idade ou sexo, apresentam coordenação motora normal, o que pode ser justificado ao interesse das crianças pela realização dos jogos e brincadeiras tradicionais realizadas durante o projeto de intervenção e também pelas atividades recreativas que os professores de Educação Física proporcionam.
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