A pesquisa, em andamento, desenvolvida junto ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) durante o período 2022/2023 tem como finalidade identificar produções vinculadas ao ensino de matemática no âmbito da Educação Infantil produzidas em dissertações e teses nos Programas de Pós-Graduação (Stricto Sensu) de Universidades (Públicas e Privadas) situadas na Região Norte, no período de 2012 a 2022. Para tal, o caminho trilhado está sendo em acessar os repositórios dos Programas de Pós-Graduação que tenham vínculo com a Educação, Educação Matemática, Educação em Ciências e Matemática e outros afins, desde que atendam aos pré-requisitos da pesquisa. O estudo apresentado alinha-se com os princípios qualitativos de se fazer pesquisa no campo educacional, buscando efetivar um mapeamento para identificar seus objetivos, opções metodológicas e as temáticas abordadas. Buscando produzir dados para a presente pesquisa, o mapeamento teórico de Biembengut (2008) nos fornece ferramentas e instrumentos importantes para a projeto, uma vez que é muito importante a realização deste tipo de pesquisa, pois além de permitir um avanço nas pesquisas da área em detrimento da reprodução de algo que já foi produzido anteriormente, contribui de forma significativa para a leitura e análise daqueles que buscam estudar os fenômenos da área e novas estratégias para o aprendizado de seus alunos. No campo teórico, a discussão está articulada ao campo da Educação Matemática, que é apenas um campo profissional, mas também uma área de conhecimento (FIORENTINI; LORENZATO, 2012), logo, entendemos que é uma área de pesquisa e prática, podendo ser uma ciência, uma arte e uma prática social ao mesmo tempo. A partir desse diálogo inicial, algumas questões movem a constituição da pesquisa em tela: Como o ensino de matemática no campo da Educação Infantil vem sendo abordado em Programas de Pós-Graduação (Stricto Sensu) de Universidades (Públicas e Privadas) situadas na Região Norte? Como a formação de professores (as) que ensinam matemática vem sendo pensada e efetivada? Qual é o papel da Educação Matemática nesse momento escolar? Até o momento, foram identificados cinco trabalhos a partir da temática de interesse, distribuído da seguinte forma: dois na Universidade Federal do Amazonas; dois na Universidade Federal do Pará e um trabalho na Universidade Federal de Rondônia. Dos cinco trabalhos, quatro são dissertações e uma tese. Inicialmente, já é possível indicar que as universidades selecionadas são compostas integralmente por universidades públicas, tendo em vista que as universidades privadas na região geográfica delimitada não oferecem programas de pós-graduação vinculados à temática abordada. Nesse sentido, as instituições públicas, principalmente na Região Norte, são as grandes difusoras da produção científica, além de oferecer à sociedade de uma forma geral, acesso a cursos de graduação e diversos projetos que se vinculam a esse nível de educação formal.
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