EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS MARCANTES E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO INTERIOR DO AMAZONAS.

  • Autor
  • Romário Neves Coelho -PPGL/UFAM
  • Co-autores
  • Alecio Vaneli Gaigher Marely
  • Resumo
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    O presente artigo apresenta resultados advindos da investigação denominada:  "Autobiografia: memórias afetivas e experiências marcantes na Educação de Jovens e Adultos (EJA)", desenvolvido no âmbito do Programa Ciência na Escola em 2020. O projeto teve financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), e foi realizado na escola Presidente Costa e Silva, em Anori-AM. O objetivo do trabalho consistiu em resgatar reminiscências afetivas pertencentes a episódios e experiências significativas experimentadas pelos estudantes, notadamente, as inter-relações entre sensibilidade emocional e processos de aquisição de conhecimento no contexto da educação não sistematizada, por intermédio da escrita autobiográfica. Para tanto, foram utilizados questionários, aulas dialogadas e pesquisa bibliográfica com base em Brasil (1996), Bruner (1996), Carvalho (2014), Damásio (2004), Grossi e Ferreira (2001) e Moran (1994).  Entre os resultados alcançados, houve a conquista do Prêmio  Ciência Tecnologia e Inovação, na categoria "Língua, Letras e Artes" (2021) e a publicação de um livro intitulado "Narrações autobiográficas na Educação de Jovens e Adultos" (2021). Em suma, este trabalho possibilitou a difusão e reconhecimento das experiências e saberes dos estudantes incentivando sua autonomia, protagonismo, evolução pessoal e construção de vínculos interpessoais, assim como permitiu o exercício da empatia através da escuta e leitura das narrativas.

     

  • Palavras-chave
  • Autonomia, Autobiografia, Narrativas, Educação de Jovens e Adultos.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • GT 1 – Educação, Estado e Sociedade na Amazônia
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