OS CURSOS TÉCNICOS DO CENTRO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO AMAZONAS (CETAM) NA PERSPECTIVA PARA O TRABALHO EMANCIPATÓRIO E A PRÁTICA SOCIAL EM MANAUS

  • Autor
  • Alexandre Batista Monteiro
  • Co-autores
  • Jocélia Barbosa Nogueira
  • Resumo
  • Este trabalho visa apresentar resultados parciais obtidos no Programa de Iniciação Científica (PIBIC),  com estudos referentes à modalidade educacional presente na LDB: educação profissional e tecnológica, mas especificamente do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas - Cetam. Tendo como referência pesquisadores como Arminda Mourão(2013); Fernando Fidalgo(2010); Gaudêncio Frigotto(2005); Jocelia Nogueira(2017), entre outras contribuições de estudiosos na área de educação e trabalho, além resultados parciais da pesquisa de campo  (entrevista) realizado com alunos da instituição. Essa pesquisa também traz um pouco da história da EPT no Brasil desde a lei nº 5.692/71 na década de 70 e como ocorreu o processo até chegar nos dias atuais em Manaus. Fomenta a possibilidade dos através dos cursos técnicos do Cetam garantir não apenas trabalho, mas reflexão, luta e prática social no cotidiano inserido. Será finalizado por meio de dados dos depoimentos recolhidos por alunos e ex-alunos do Cetam comprovando ou não que essa parte da parte da educação, pouco explorada, muito criticada, entretanto é um complemento importante para os jovens após terminarem a educação básica assegurando renda, empregabilidade, sendo assim, cidadania. 

  • Palavras-chave
  • Cetam; Educação Profissional; Manaus.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • GT 1 – Educação, Estado e Sociedade na Amazônia
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  • GT 1 – Educação, Estado e Sociedade na Amazônia
  • GT 2 – Educação, Interculturalidade e Desenvolvimento Humano na Amazônia
  • GT 3 – Educação Inclusiva, Educação Especial e Direitos Humanos na Amazônia
  • GT 4 – Salão dos egressos

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