O relato tem por finalidade descrever o projeto de pesquisa realizado na Escola Estadual Ministro Waldemar Pedrosa no município de Parintins-AM, envolvendo um grupo de crianças com 9 e 10 anos, cursando o quarto e quinto ano do Ensino Fundamental I que participaram de uma experiência de iniciação científica. A investigação aconteceu no 1° semestre do ano de 2022, numa pesquisa bibliográfica com leitura de artigos, estudo da literatura infantil (Gente de cor, Cor de gente de Nelson Negro; A Lenda da Pemba de Márcia Regina da Silva; Rapunzel e o Quibumbo de Cristina Agostinho; As boneca Azuis e No Reino da Pirapora de Janine Rodrigues e Diversidade de Tatiana Belinky), Constituição Federal, Estatuto da Criança e do Adolescente, textos jornalísticos do jornal Gazeta do Povo. Os encontros aconteceram em forma de oficinas por meio do contato entre os pesquisadores e as crianças dos quartos e quintos anos de forma lúdica e interativa durante o primeiro semestre de 2022. Optamos como estratégia metodológica pela pesquisa-intervenção. Essa estratégia metodológica evidenciou a relação das crianças com o mundo da leitura com diferentes gêneros textuais (históricos, jornalísticos, poéticos, imprensa, literatura entre outros). Os encontros aconteciam em forma de oficinas de forma interdisciplinar por meio do contato com os diversos gêneros de pesquisa e estudo, objetivando compreender conceitos relacionados à diversidade, inclusão, representatividade, ética e identidade em nossa escola, principalmente com os colegas das turmas relacionados a pesquisa.
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