O relato tem por finalidade descrever o projeto de pesquisa realizado no Colégio Nossa Senhora do Carmo no município de Parintins-AM, envolvendo um grupo de crianças com 9 anos, cursando o quarto ano do Ensino Fundamental I que participaram de uma experiência de iniciação científica. A investigação aconteceu no 1° semestre do ano de 2022, numa pesquisa bibliográfica, que teve por base teórica as composições poéticas dos Bumbás de Parintins (Garantido e Caprichoso). Histórias de vida e identidade que se cruzam na sua própria história cotidiana pelas tradições orais e culturais, de lugar enquanto espaço de território delimitado pelas cores dos bumbás e representatividade de sujeitos históricos e sociais. Os encontros aconteceram em forma de oficinas por meio do contato com o gênero poético, musical, melódico, com o objetivo de identificar nos poemas dos Bumbás a formação de identidade do povo parintinense. As composições utilizadas nas oficinas foram as toadas dos Bumbás Garantido e Caprichoso: Etnias (Enéas Dias/Marcos Moura/João Kenned), Ancestralidade (Leonardo Pantoja/ Fábio Ricardo), Miscigenação (Eneas Dias/ Arisson Mendonça), Pátria Indígena-Mãos Vermelhas (Ronaldo Barbosa Junior) e Cabanagem (Gabriel Moraes / Joel Almeida / Naferson Cruz / Rubens Alves). Durante quatro meses as crianças tiveram contato semanal com o gênero poético dos Bumbás Garantido e Caprichoso nas oficinas, e eram convidadas a produzirem seus próprios poemas. O trabalho na oficina aconteceu em três etapas: leitura, conversa sobre as letras das composições poéticas e as relações sobre a formação do povo parintinense, e posteriormente, a composição de suas escritas; denominadas, respectivamente de: Minha História, Minha Vida e Minha Identidade como interpretação lúdica, reflexiva e de análise sobre a construção da identidade e representatividade do povo parintinense.
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