O ensino bilíngue tem se expandido, tanto em escolas particulares quanto públicas, embora não nas mesmas proporções. Os resultados apresentados neste trabalho foram obtidos por meio de pesquisa com o objetivo de analisar a política de ensino bilíngue implementada nas escolas de ensino médio da rede estadual do Amazonas. Foi realizada pesquisa de abordagem qualitativa, a partir do levantamento e análise da produção acadêmica recente na área da educação, e de documentos oficiais que normatizam e orientam a política de ensino bilíngue na rede estadual. Os resultados apontam para um avanço na inclusão do espanhol como parte do currículo, buscando sua integração em outras disciplinas. No entanto, acende-se um alerta quanto à formação dos professores, uma vez que, na política estadual, não é exigida proficiência no idioma estrangeiro, levantando dúvidas sobre a qualidade do ensino ofertado. É imprescindível investir em políticas e recursos que fortaleçam e aprimorem a implementação desse modelo de ensino, visando proporcionar uma educação de qualidade capaz de preparar os estudantes para comunicarem e interagirem em um mundo cada vez mais diversificado e interconectado.
Comissão Organizadora
SEINPE
Comissão Científica