O presente trabalho consiste em um breve relato de experiência acerca de uma intervenção educativa desenvolvida por acadêmicas de Pedagogia e bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência – PIBID/FACED/UFAM. A intervenção foi realizada em uma escola-campo participante do programa e planejada tendo em vista os dados levantados a partir de um diagnóstico aplicado relativamente com o intuito de identificar os níveis de aprendizagem do sistema de escrita alfabética de uma turma do 3º ano do ensino fundamental. Considerando as peculiaridades observadas em 3 (três) crianças diagnosticadas com necessidades educativas especiais, preocupamo-nos em propor atividades de alfabetização e letramento por meio de uma abordagem lúdica, em que essas crianças pudessem ser atendidas considerando suas habilidades cognitivas pela valorização dos seus modos próprios de aprendizagem e desenvolvimento (GODOI; ROCHA; LEITE, 2023). O lúdico foi a estratégia de interação para a promoção da leitura e escrita, na perspectiva do desenvolvimento e, portanto, da inclusão dos alunos, visto que a “ludicidade é um estado interno, que pode advir das mais simples às mais complexas atividades e experiências humanas” (LUCKESI, 2014, p. 18). Como caminho metodológico, organizamos uma sequência didática em que o processo de alfabetização e letramento foi iniciado a partir dos nomes das crianças, visto que estas se encontravam em fase pré-silábica, entrelaçando atividades voltadas para o desenvolvimento da motricidade, da coordenação motora fina, sustentadas por uma proposta de trabalho sensorial e lúdico com jogos, na perspectiva da mediação pedagógica (VIGOTSKY, 1988) e garantia das possibilidades de cada criança. Os resultados alcançados, a nosso ver, foram positivos pois as crianças demostraram interesse nas atividades realizadas na sala de referência, participação, comunicação e interação, implicando na aprendizagem esperada. Diante dos fatos apresentados, é fundamental a importância da inclusão escolar e educacional, sendo necessário que a escola ofereça o atendimento especializado para assegurar aprendizagens e o desenvolvimento das crianças percebendo as condições e as necessidades apresentadas por elas, promovendo mediações adequadas e flexíveis para trabalhar suas dificuldades e potencializar suas capacidades nas diferentes áreas de conhecimento.
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