O presente trabalho consiste em um breve relato de experiência acerca de uma intervenção educativa desenvolvida por acadêmicas de Pedagogia e bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/FACED/UFAM. A intervenção foi realizada em uma escola-campo participante do programa e planejada a partir de dados presentes na avaliação diagnóstica aplicada. O intuito desta prova foi identificar os níveis de aprendizagem do sistema de escrita alfabética de uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental. Considerando as peculiaridades observadas em 3 (três) crianças diagnosticadas com necessidades educativas especiais, preocupou-se em propor atividades de alfabetização e letramento por meio de uma abordagem lúdica, em que essas crianças pudessem ser atendidas considerando suas habilidades cognitivas pela valorização dos seus modos próprios de aprendizagem e desenvolvimento (GODOI; ROCHA; LEITE, 2023). O lúdico foi a estratégia de interação para a promoção da leitura e escrita, na perspectiva do desenvolvimento e, portanto, da inclusão dos alunos, pois, a gamificação pode ser um meio de aprimoramento e ajuda no processo de ensino-aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais (SILVA,2022). Como caminho metodológico, organizou-se uma sequência didática em que o processo de alfabetização e letramento foi iniciado a partir dos nomes das crianças, visto que estas se encontravam em fase pré-silábica. Entrelaçou-se atividades voltadas para o desenvolvimento da motricidade, da coordenação motora fina, sustentadas por uma proposta de trabalho sensorial e lúdico com jogos, na perspectiva da mediação pedagógica (VIGOTSKY, 1988) e garantia das possibilidades de cada criança. Os resultados alcançados foram positivos pois as crianças demostraram interesse nas atividades realizadas na sala de referência, participação, comunicação e interação, implicando na aprendizagem esperada. Diante dos fatos apresentados, é fundamental a importância da inclusão escolar e educacional, sendo necessário que a escola ofereça o atendimento especializado para assegurar aprendizagens e o desenvolvimento das crianças percebendo as condições e as necessidades apresentadas por elas, promovendo mediações adequadas e flexíveis para trabalhar suas dificuldades e potencializar suas capacidades nas diferentes áreas de conhecimento.
Comissão Organizadora
SEINPE
Comissão Científica